conecte-se conosco

CEFortalezaSérie AÚltimas

Estreando o 3º técnico ‘do ano’, Fortaleza recebe o desfalcado Grêmio

Enderson estreará como terceiro técnico do Fortaleza na temporada 2020. (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza)

Publicados

em

O ano é 2021, mas a temporada 2020 ainda não foi decidida para o Fortaleza. Restam dez jogos para o Leão selar o seu futuro na Série A do Campeonato Brasileiro, onde briga para se manter pelo terceiro ano seguido. E nesse contexto de luta contra o rebaixamento, o time terá neste sábado contra o Grêmio a estreia do seus terceiro técnico da temporada, no Castelão às 21h. Enderson Moreira chega com a missão de evitar a queda e manter o patamar financeiro do clube para o início da nova década.

Jejuns a quebrar

Porém, como toda luta contra o rebaixamento, não será uma tarefa fácil para o Fortaleza, que junto com o novo técnico, somam jejuns a serem quebrados. Por si só, o time acumula seis jogos sem vitórias na Série A, e se ampliar o escopo, tem apenas uma única vitória nas últimas 13 partidas, somando ao todo oito pontos no intervalo, um aproveitamento de apenas 20,5% ou 1/4 dos pontos disputados.

Também o técnico Enderson Moreira, não vem de uma boa sequência na carreira nos clubes que comandou anteriormente. Somando todos os dez últimos jogos em que comandou o Goiás, e os seis últimos à frente do Cruzeiro, Enderson sequer conseguiu uma vitória. O último triunfo do técnico aconteceu em 16 de agosto, sobre o Figueirense, pela Série B com o time mineiro. De lá para cá, nas 16 partidas, foram seis empates e dez derrotas, num aproveitamento de apenas 12,5%. Confira a sequência completa.

Risco de voltar ao Z4

Para aumentar a pressão sobre a necessidade de vencer o Grêmio, o Fortaleza corre o risco de retornar ao Z4 ao fim desta rodada, o que não acontecia desde a terceira do campeonato, quando o time largou mal com duas derrotas e um empate. Se for derrotado pelo Grêmio, e Vasco e Bahia vencerem seus jogos, o Fortaleza herdará o posto da 17ª colocação na tabela.

Grêmio desfalcado

Imerso no último mês na briga pela Libertadores, pela Copa do Brasil e pelo topo do Brasileirão, o Grêmio do técnico Renato Gaúcho optou por poupar atletas cruciais par o elenco nesta rodada. O goleiro Vanderlei, o zagueiro Kannemann, e os atacantes Jean Pyerre e Diego Souza não viajaram com a delegação para Fortaleza. Além deles, outros jogadores foram poupados para o jogo, como Pedro Geromel e Maicon.

Poucas mudanças

Com um tempo curto para imprimir alguma mudança significativa, Enderson teve apenas um único treino à frente da equipe tricolor. Com isso, há a tendência de que haja uma manutenção da estrutura do time que foi derrotada pelo Sport, uma vez que os atletas que testaram positivo para covid-19 ao longo da semana ainda cumprem o período de isolamento. Exceto pelo goleiro Max Walef, que se recupera de lesão no joelho, Tinga, Jackson, Quintero, Juninho, Luiz Henrique, Mariano Vázquez, David e Bergson testaram positivo para o coronavírus.

Trending