conecte-se conosco

RNSérie DÚltimas

Futebol potiguar será único do Nordeste sem representantes nas Séries A, B e C em 2021

Foto: Canindé Pereira/América FC

Publicados

em

Com a eliminação do América-RN, o futebol do Rio Grande do Norte chegará a uma triste marca em 2021. Novamente, o estado não terá representantes nas três principais divisões nacionais. Porém, com o acesso do Altos-PI para a Série C, será a primeira vez que o estado estará isolado no fundo do poço, entre as federações do Nordeste.

E talvez o maior símbolo desse momento seja justamente o América-RN, que ao perder a classificação para o Floresta-CE, vai amargar o quinto ano seguido na Série D em 2021. Rebaixado em 2016, o alvirrubro havia sido eliminado antes pela Juazeirense, nas quartas de final, em seu primeiro ano na Quarta Divisão, pelo Imperatriz, na segunda fase em 2018 e pela Jacuipense, nas oitavas de 2019.

Principal rival do América, o ABC fez ainda pior em seu primeiro ano na Série D. Rebaixado em 2019, o alvinegro caiu ainda na segunda fase, em um confronto doméstico contra o Globo-RN, que também havia sido despromovido para o último estágio do futebol nacional junto com o ABC. Porém, após eliminar o rival, a Águia parou nas oitavas de final ao perder para o Fast-AM, nos pênaltis. América e ABC serão novamente os representantes potiguares na Série D de 2021.

Por sinal, o vexame do futebol do Rio Grande do Norte também ocorre a nível regional. Isso porque com a eliminação do Globo para o Altos na fase classificatória, o estado terá apenas o ABC, atual campeão estadual, na Copa do Nordeste 2021. 

Neste caso, porém, o estado não será o único nessa situação, uma vez que Maranhão e Alagoas também contam no momento com apenas um representante na fase de grupos (Sampaio Corrêa e CRB) e Moto Club e CSA se enfrentam na fase classificatória (no jogo de ida, em São Luís, houve empate por 0 a 0). Além disso, Sergipe também corre o risco de ter apenas um time no Nordestão (o Confiança), uma vez que o Itabaiana também disputa o mata mata classificatória contra o Santa Cruz. 

Porém, mesmo com o péssimo momento do futebol local, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo da Silva, foi eleito por aclamação para novo mandato, ficando no cargo até o fim de 2026. O dirigente está no comando da entidade desde 2007.

O futebol do Rio Grande do Norte em 2021

Copa do Brasil
América-RN e ABC

Copa do Nordeste
ABC

Série D
América-RN e ABC

Trending