conecte-se conosco

BABahiaCopa do NordesteÚltimas

Bahia tem histórico ruim em mata-mata do NE quando perde a ida

Publicados

em

O Bahia fez um jogo bastante parelho com o Ceará pela partida de ida da final da Copa do Nordeste de 2021. Contudo, um gol de falta nos acréscimos, com desvio na barreira, foi decisivo para que o Tricolor fosse derrotado por 1 a 0 pelos cearenses. Agora, precisará vencer por um gol de diferença para levar a partida aos pênaltis. Caso vença por dois gols de diferença, será campeão no tempo normal. Para conquistar essa “remontada”, o Esquadrão necessita quebrar um retrospecto ruim no Nordestão quando sai em desvantagem no jogo da ida.

O Bahia só conseguiu sair de um revés e conquistar o resultado positivo em duas oportunidades na Copa do Nordeste. A primeira delas aconteceu em 1999, pelas quartas de final. Diante do América-RN, o Tricolor de Aço havia perdido o jogo de ida por 2 a 1, fora de casa. Na volta, em Salvador, venceu por 6 a 3 e avançou às semifinais. Ao fim da competição, a equipe acabou sendo vice-campeã, perdendo para o rival Vitória.

A segunda vez que isso aconteceu foi no ano de 2017, quando o Bahia conquistou seu terceiro e último título, até então, do Regional. Pelas semifinais, em duelo contra o Vitória, o Tricolor foi derrotado na ida por 2 a 1. Mas na volta foi valente e derrubou o rival por 2 a 0. Na final daquele ano, bateu o Sport para levantar o troféu do Nordestão.

Ao todo, o Bahia foi eliminado da Copa do Nordeste em fases de mata-mata por sete vezes, sendo seis delas com jogos de ida e volta. E para tornar isso mais dolorido, cinco vezes foram em finais, deixando o Esquadrão com o vice-campeonato. Situação que o faz ser o time que mais vezes ficou em segundo lugar na competição, da mesma forma que também é a equipe que mais vezes chegou à final do Nordestão. São nove, ao todo, contando com a desta temporada.

Além do peso do próprio retrospecto, o Bahia precisa quebrar mais uma estatística desfavorável. Em apenas uma final das 14 disputadas no modelo com jogos de ida e volta, a equipe que venceu o primeiro jogo não se sagrou campeã.

Bahia em mata-mata da Copa do Nordeste

Campeão: 3 vezes (2001, 2002 e 2017);

Vice-campeão: 5 vezes (1997, 1999, 2015, 2018 e 2020);

Eliminações antes da final: 1994 (semifinal com jogo único) e 2016 (semifinal com dois jogos);

Vezes em que reverteu o placar: 1999 (semifinal contra o América-RN) e 2017 (semifinal contra o Vitória.

Trending