conecte-se conosco

NáuticoPESérie BÚltimas

Com 100%, Náutico repete marca que rendeu seis acessos e três títulos

Foto: Tiago Caldas/CNC

Publicados

em

Ao bater o Vila Nova por 2 a 0 nos Aflitos, o Náutico não só se manteve na liderança da Série B, com 12 pontos, como igualou uma marca alcançada há 20 anos. Isso porque, a última vez que o Timbu iniciou a Segundona do Brasileiro com quatro vitórias nos primeiros quatro jogos foi em 2001, quando a competição ainda não era disputada no atual formato de pontos corridos (naquele ano, o Alvirrubro acabou em quinto lugar e não subiu, com os acessos ficando com Paysandu e Figueirense).

Leia mais: Náutico libera Ronaldo Alves, que deve acertar com Guarani

Já na era dos pontos corridos, iniciada na Série B em 2006, essa é a nona vez que um time começa a campanha com quatro vitórias nas quatro primeiras rodadas. E dentro desse recorte, o retrospecto histórico aponta um dado favorável aos alvirrubros, já que dos oito times que alcançaram a marca, apenas dois não conseguiram o acesso ao término do Brasileiro. E dos seis que ascenderam à elite, três foram campeões.

O primeiro time a ter uma largada tão fulminante na era dos pontos corridos foi o Sport, logo na primeira edição do formato, em 2006. Ao final da competição, o Rubro-negro conseguiu o acesso como vice-campeão, atrás apenas do Atlético-MG (o Náutico subiu em terceiro lugar). Já em 2008, o Corinthians repetiu a façanha e terminou com o título ao somar 85 pontos. No ano seguinte, o Guarani também teve 100% de aproveitamento nas quatro rodadas iniciais e subiu como vice-campeão (atrás do Vasco).

Outro time campeão da Série B e que teve quatro vitórias nos primeiros quatro jogos foram o Joinville, em 2014, e o Atlético-GO, em 2016. Com uma curiosidade, nesse ano o Vasco também iniciou o caminho de volta à elite com quatro triunfos (subiu na 3ª posição).

As duas exceções à regra ocorreram em 2012 e em 2018. No primeiro ano, após somar 12 pontos nos quatro jogos iniciais, o América-MG perdeu força ao longo da competição e terminou apenas em oitavo. Já na segunda ocasião, o Vila Nova fecharia a campanha em sétimo.

Vale destacar que o Brusque é outro time na atual edição que também pode chegar a quatro vitórias nos quatro primeiros jogos. No entanto, como teve o jogo contra o Coritiba pela quarta rodada adiado, a equipe catarinense só volta a campo no sábado para encarar o Vitória, no Barradão. 

O Náutico volta a campo na Série B no próximo domingo para encarar o Botafogo, novamente nos Aflitos.

Equipes que venceram os 4 primeiros jogos numa edição de pontos corridos:

2006- Sport  (subiu como vice campeão)
2008
– Corinthians (subiu como campeão)
2009– Guarani (subiu como vice campeão)
2012– América MG (não subiu, terminou em 8º)
2014– Joinville (subiu como campeão)
2016– Atlético GO (subiu como campeão) e Vasco (subiu em 3º)
2018– Vila Nova (não subiu, terminou em 7º)
2021– Náutico

Ouça a partir do minuto 04′:

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending