conecte-se conosco
Elicarlos Santa Cruz Elicarlos Santa Cruz

PESanta CruzSérie CÚltimas

Muita coisa mudou no Santa Cruz, no Brasil e no mundo desde o último triunfo coral

Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

Publicados

em

Atualmente, o Santa Cruz vive um período de 11 jogos sem vitória na temporada. É algo que pode ficar ainda pior caso tropece novamente na próxima rodada da Série C, diante do Botafogo-PB, no sábado (24), às 17h, no estádio Almeidão, em João Pessoa-PB. E se esse insucesso vier novamente, o Tricolor completará três meses sem vencer em 2021.

O último triunfo aconteceu contra o Retrô, no dia 28 de abril, no Campeonato Pernambucano. Esse longo período de jejum deixa o Tricolor com um risco cada vez maior de rebaixamento para a Série D, já que, dentro deste recorte, oito partidas foram na Terceirona. Outro ponto negativo é que o jejum do Santa Cruz é o maior entre os clubes que disputam as três principais divisões do país. Desde a última vitória coral, muita coisa mudou no clube, no país e no mundo.

No Santa Cruz

No Santa Cruz, naquele triunfo contra o Retrô, 11 atletas dos 23 que estiveram relacionados para a partida já não estão mais no Tricolor. Do time titular, são quatro. O zagueiro Ítalo Melo, emprestado ao Flamengo-SP, os volantes Derley e Elicarlos (o primeiro foi dispensado e o segundo não renovou), e o meia Chiquinho, que se despediu do Mais Querido no fim de junho para jogar no futebol árabe.

Após aquela partida, o Santa Cruz apresentou o técnico Bolívar, que saiu após seis jogos e nenhuma vitória, e contratou Roberto Fernandes, que já vai com cinco duelos disputados até o momento, e também sem vencer. Contratou mais 18 jogadores – esse número pode ainda aumentar. Uma rotatividade imensa no elenco. Ainda trouxe Givanildo Oliveira para assumir o cargo de coordenador técnico do clube, contratou um coach para tentar melhorar o ânimo da equipe, mas o calvário ainda persiste.

No Brasil e no mundo

No país, muita coisa mudou também de abril para cá. O Brasil vem enfrentando uma inflação alta, atingindo 8,35% nos últimos 12 meses, o maior valor desde setembro de 2016 (que atingiu 8,48%), segundo o IBGE. O poder de compra do brasileiro com o salário mínimo vem reduzindo cada vez mais e a preocupação sobre isso também aumenta.

No combate à pandemia, o Brasil tinha, até o dia da vitória do Santa Cruz contra o Retrô, 30,7 milhões de vacinados contra a covid-19, ao menos com uma única dose. Hoje são pouco mais de 88 milhões de brasileiros imunizados com a primeira dose, no mínimo. No mundo, atualmente, 3,61 bilhões de doses da vacina já foram aplicadas, resultando num total de 26,1% da população mundial a receber a vacina.

No Brasil, a CPI da Covid foi instalada no dia 27 de abril, um dia antes da última vitória do Santa Cruz. Mas, de lá para cá, diversos tópicos do combate à pandemia foram descobertos, como o Governo Federal ter ignorado dezenas de e-mails da Pfizer sobre a venda de vacinas no país, além de outros escândalos de corrupção, envolvendo uma tentativa de superfaturamento na compra de imunizantes de outras farmacêuticas.

O Brasil também sediou a Copa América, que inicialmente teria como sedes a Argentina e a Colômbia. Porém, por conta do alto número de casos de covid e tensão política, respectivamente, desistiram de receber a competição. Os ‘Hermanos’ acabaram campeões e encerraram um jejum de 28 anos sem títulos. Neste período, também aconteceu a Eurocopa, que terminou com a Itália campeã em cima da Inglaterra, marcando o fim de um jejum de 15 anos sem troféus e a Azzurra conquistou seu bicampeonato do torneio.

Ouça a partir do minuto 60′:

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados