conecte-se conosco

Copa do NordestePEÚltimas

Após três desistências, Retrô herda vaga e disputará pré-Nordestão

Foto: Divulgação/Retrô

Publicados

em

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) comunicou, na noite desta sexta-feira (27), que a última das três vagas destinadas ao Estado na fase preliminar da Copa do Nordeste será ocupada pelo Retrô. A equipe de Camaragibe herdou o lugar após as desistências Salgueiro, Afogados e Vera Cruz.

A vaga inicialmente era do Carcará. Porém, o clube alegou problemas financeiros e desistiu de disputar a competição. Melhor colocado no Estadual entre os que ainda não tinham se classificado para o Regional, o Afogados ficou com o direito do lugar, mas também justificou as condições financeiras para não participar.

A vaga, assim, caiu no colo do Vera Cruz, que havia demonstrado interesse. O presidente do clube, Fernando Nogueira, inclusive, confirmou a intenção em disputar o Nordestão na última quinta-feira (26).

No entanto, o cenário mudou e a equipe também desistiu. Pelo critério, o Retrô é o próximo da fila e disputará pela primeira vez a Copa do Nordeste, iniciando pela fase preliminar. De acordo com o presidente da FPF, Evandro Carvalho, o Vera Cruz não teria como se organizar para disputar a competição e por isso desistiu da vaga. 

“Não estava no planejamento do clube disputar agora a seletiva. O que significaria incrementar despesas sem receitas e prejudicar o objetivo principal que é o Pernambucano de 2022. Além do mais, agora que se definiram essas mudanças na Copa do Nordeste com a seletiva, os clubes poderão se planejar melhor para o próximo ano. Hoje, para enfrentar clubes que estão no ápice da forma participando das Séries C e D, seria disputar por disputar. Com remotas chances de êxito. Particularmente, acho uma decisão sensata”, explicou Evandro Carvalho.

A última partida oficial do Vera Cruz foi no dia 5 de maio, pela primeira fase do Pernambucano, contra o Salgueiro. Desde então, o clube estava sem atividades. Já o Retrô está disputando na Série D do Campeonato Brasileiro e terá mais dois jogos pela fase inicial, diante de Sergipe e Murici. A equipe está no 4º lugar com 18 pontos e pode garantir a classificação à segunda fase até de forma antecipada. 

A Fênix se junta ao Santa Cruz e ao Central no Pré-Nordestão. Retrô e Patativa disputarão a primeira fase em jogos únicos, nos dias 13 e 14 de outubro. Já a segunda fase contará com o Tricolor e será realizada em 20 e 21 de outubro. 

A terceira e última fase definirá as quatro equipes que se juntarão ao CSA (Alagoas), Bahia e Atlético de Alagoinhas (Bahia), Ceará e Fortaleza (Ceará), Sampaio Corrêa (Maranhão), Campinense (Paraíba), Náutico e Sport (Pernambuco), Altos (Piauí), Globo (Rio Grande do Norte) e Sergipe (Sergipe).

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados