conecte-se conosco

PESérie ASportÚltimas

Sport: Florentín tem bom aproveitamento em estreias; confira retrospecto

Leão será o oitavo trabalho da carreira do paraguaio; veja os números

Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife

Publicados

em

Regularizado e apto a comandar pela primeira vez o Sport, diante do Athletico, neste domingo, o técnico Gustavo Florentín tem um bom desempenho em estreias na carreira. Em sete passagens anteriores por clubes, o treinador paraguaio venceu cinco vezes e perdeu duas nos respectivos ”debutes” – o que totaliza um aproveitamento de 71%.

LEIA: Treinos, ”atitude”, estrutura e adaptação: Florentín elogia primeira semana no Sport

Todas as vezes em que estreou por um clube do Paraguai, Florentín obteve êxito: foi assim com o Cerro Porteño, Deportivo Capiatá, Sportivo Luqueño, Guaraní e Sol de América.

Os reveses, por sua vez, ocorreram fora da terra natal: pelo chileno Huachipato e pelo boliviano The Strongest – este na única vez que o primeiro jogo ocorreu por uma competição internacional, no caso a Copa Libertadores da América. Nesta sexta, o treinador falou sobre a expectativa pela estreia no Sport.

“Confiamos bastante nos jogadores, em poder melhorar, em poder ajudar, em buscar o resultado que o clube necessita e preciso dos compromissos dos jogadores para que isso possa ser alcançado, para que a torcida fique contente com as vitórias de forma contínua. Temos que trabalhar para isso. Quanto ao campeonato, é muito difícil, muito competitivo e temos que estar à altura”, disse. Confira abaixo as estreias do treinador.

Cerro Porteño 1 a 0 Nacional – Campeonato Paraguaio 

Depois de passar pela base do Cerro, Florentín foi alçado ao time principal e estreou com vitória pelo placar mínimo, em casa, no fim de novembro de 2015. O treinador ainda viria a comandar o time paraguaio em outras 38 oportunidades, obtendo 19 vitórias, 11 empates e nove derrotas no total. 

Deportivo Capiatá 1 a 0 Libertad – Campeonato Paraguaio 

Em seguida, assumiu o Deportivo Capiatá e iniciou a caminhada no clube com o pé direito, com triunfo em casa sobre o Libertad, novamente pela diferença mínima, em setembro de 2017. No total, ficou à frente da equipe por 34 jogos, tendo dez vitórias, dez empates e 14 derrotas.

Sportivo Luqueno 3 a 2 Libertad – Campeonato Paraguaio

Em julho do ano seguinte, rumou ao comando do Sportivo Luqueno. Onde novamente estreou bem, com triunfo fora sobre o Libertad. O sucesso da estreia, entretanto, não se repetiu e Florentín deixou o clube após nove partidas, com três vitórias, dois empates e quatro derrotas.

Guaraní 1 a 0 Deportivo Santaní – Campeonato Paraguaio

Dois meses depois, assumiu o Guaraní e bateu na estreia o Deportivo Santaní, por 1 a 0. No clube, disputou 40 partidas, com 16 vitórias, 13 empates e 11 derrotas – foi o trabalho onde obteve os melhores números da carreira. 

Huachipato 0 a 1 Universidad Católica – Campeonato Chileno

O bom desempenho no Guaraní-PAR rendeu a Florentín o primeiro trabalho fora do Paraguai. Em julho de 2019, foi contratado pelo Huachipato-CHI. Mas, pela primeira vez, não estreou bem e perdeu em casa para a Universidad Católica. 

No Chile, foram 41 partidas – clube em que mais jogos disputou -, com 15 vitórias, 11 empates e 15 derrotas. No Huachipato, inclusive, chegou à semifinal da Copa Sul-Americana.

Sol de América 1 a 0 12 de Octobre – Campeonato Paraguai 

De retorno ao Paraguai, voltou também a estrear com vitória, por 1 a 0 sobre o 12 de Octobre. Mas foi a única pelo Sol de América, onde durou somente seis partidas – ou dois meses -, com dois empates e três derrotas.

Barcelona-EQU 4 a 0 The Strongest-BOL – Taça Libertadores 

Saindo do Paraguai mais uma vez, Florentín fechou com o The Strongest-BOL e, de cara, fez o primeiro jogo pela Libertadores. Fora de casa, foi goleado pelo Barcelona de Guayaquil, em abril deste ano. Fora da competição continental, fez bom trabalho na liga boliviano, deixando a equipe na liderança e sendo demitido por ‘’questões externas’’. Lá, acumulou dez vitórias e seis derrotas em 16 partidas.

Estreias de Gustavo Florentín 

– Cerro Porteño-PAR 1 a 0 Nacional-PAR
– Deportivo Capiatá-PAR 1 a 0 Libertad-PAR
Libertad-PAR 2 a 3 Sportivo Luqueño-PAR
– Guaraní-PAR 1 a 0 Deportivo Santaní-PAR
– Huachipato-CHI 0 a 1 Universidad Católica-CHI
– Sol de América-PAR 1 a 0 12 de Octobre-PAR
Barcelona-EQU 4 a 0 The Strongest-BOL

Estreias: 7
Vitórias: 5
Derrotas: 0
Empates: 2
Aproveitamento: 71%

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Trending