conecte-se conosco
Santa Cruz: ALN diz que queda na Série D não atrapalha negociações da SAF e se esquiva sobre ser candidato em eleição Santa Cruz: ALN diz que queda na Série D não atrapalha negociações da SAF e se esquiva sobre ser candidato em eleição

PESanta CruzÚltimas

ALN se dispõe a concorrer à presidência do Santa Cruz e grupo se reúne nesta segunda para fechar chapa

Divulgação/CMR

Publicados

em

Depois da renúncia do agora ex-presidente do Santa Cruz, Joaquim Bezerra, os bastidores do clube já começam a se movimentar para definir as chapas que vão concorrer no novo pleito coral. E um dos nomes que deve aparecer é o do ex-presidente Antônio Luiz Neto, que comandou o clube entre 2011 e 2014. O grupo de aliados de ALN terá uma reunião decisiva nesta segunda-feira, na qual deve fechar a chapa, com o ex-vereador bem cotado a encabeçar.

Essa não é a primeira vez que o nome do ex-vereador do Recife por sete mandatos entra na pauta para um retorno ao posto máximo do Arruda. Já durante os últimos meses, quando cresceram as especulações sobre uma possível saída de Joaquim Bezerra, Antônio Luiz Neto era apontado como favorito à candidatura.

A situação foi detalhada por Paulo Borba, aliado histórico do ALN dentro do Santa Cruz e presidente do Conselho Deliberativo do clube ao longo da última gestão.

“Participamos ontem de uma reunião, no escritório de Antônio, e depois nós fomos a um almoço com o presidente Marino Abreu, que está no clube agora, assumiu todas as funções. E, lá, a gente teve um encontro sadio, onde o Antônio se propôs a ser o candidato à presidente do clube, pelo conselho (eleição indireta), porque o estatuto novo prevê essa eleição pelo conselho quando há renúncia de presidente e vice do executivo”.

Mas, para além da escolha do presidenciável, o grupo ainda precisa definir outros nomes para poder fechar a candidatura. “Há essa candidatura de Antônio. Ele vai ter que fechar uma chapa, com vice-presidente, e com outras funções que foram definidas por votação, como é o caso do conselho fiscal, que não está atuando no clube”.

Assim, Paulo Borba afirmou que a expectativa é de já fechar esses nomes nesta segunda-feira, com uma nova reunião marcada para esta noite.

“Deverá haver uma reunião hoje para fechar a chapa com os nomes para que o presidente do Conselho Deliberativo faça a chamada para a reunião que precisa ter com antecedência para que os trâmites sejam preenchidos legalmente e não haja nenhuma interpelação judicial. Tudo tem que ser de acordo com o estatuto. Fecha a chapa, registra a chapa e o presidente do conselho faz o chamamento para a reunião do conselho via edital”.

Eleição indireta

Além disso, Paulo Borba também se disse a favor da eleição indireta, uma vez que o clube precisa de rapidez para definir o seu futuro.

“Uma eleição direta precisa de uma assembleia para os sócios acatarem a proposta de eleição e, depois, se aprovado, seguir os trâmites legais do estatuto, que levam, a partir da primeira convocação, mais 45 dias para frente (…) E uma eleição pelo conselho seria feita em oito dias, enquanto, por assembleia, seriam mais de 60, podendo causar uma instabilidade absurda com o plantel, comissão técnica, funcionários”.

Paulo ainda foi além, garantindo que o objetivo do grupo é de resolver esse processo o mais rápido possível, para que o Santa Cruz possa voltar a ter uma presidência efetiva. Ainda mais porque o clube tem a previsão de debater a SAF nos próximos dias.

“Primeiro é a eleição, a gente tem que escolher o presidente. Depois, pensamos em SAF mais para frente. Não dá para fazer um processo importante desses (…) no meio de uma confusão dessas, sem presidente. Tem que reestabelecer as lideranças para depois pensar em SAF”.

A vacância da presidência do Santa Cruz

O presidente Joaquim Bezerra renunciou à presidência do clube no sábado, pouco depois da vitória sobre o Vera Cruz, pelo Campeonato Pernambucano. Na carta de renúncia, direcionada ao Conselho Deliberativo, o ex-mandatário alegou dois motivos principais. Primeiro, os ataques pessoais sofridos por ele durante a sua gestão, e segundo os rumores de que o grupo Ser Educacional, do qual ele é funcionário, estaria interessado numa futura compra do Santa Cruz, em caso do clube se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Assim, como o vice-presidente e o presidente do conselho que haviam sido eleitos junto a Joaquim, André Frutuoso e Mário Godoy, também já haviam renunciado, a gestão do Santa Cruz passa, agora, às mãos de Marino Abreu, que assumiu o Conselho Deliberativo durante o ano passado.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados