Ainda não foi neste ano que o Vitória voltou a disputar a semifinal do Campeonato Baiano. Nesta quarta, o time saiu atrás, mas buscou uma virada para um triunfo por 2 a 1 sobre o Bahia de Feira. Mas, como não dependia só de si, o Leão viu o Barcelona de Ilhéus vencer seu jogo e garantir a quarta vaga na fase decisiva do torneio – o Bahia, inclusive, também ficou fora.
Em campo, o jogo foi equilibrado, apesar do grande domínio do Leão no meio de campo. Os gols do jogo foram de Eduardo Rosado, para o Bahia de Feira, e Alisson Santiago e Eduardo para o Vitória.
- Vitória tenta a contratação do meia Miller, do Atlético-BA
- Pesquisa de torcida em “tempo real” aponta 5 clubes do NE acima de 1 milhão; Sport em 11º
Assim, o Vitória sofre mais uma vez com uma eliminação na primeira fase do Baianão. Isso já havia acontecido nas últimas três temporadas, coincidentemente, também com campanhas de quinta colocação, como acontece neste ano.
A equipe não vence o Estadual desde 2017. Assim, esses cinco anos sem levantar a taça já são a maior seca de títulos do Vitória desde 1980, quando o Leão finalizou uma sequência de sete títulos para o Bahia.
Como fica?
Com o triunfo, o Vitória terminou o Baianão na quinta colocação, com 13 pontos em nove jogos. A campanha teve três triunfos, quatro empates e dois tropeços. O Bahia de Feira, por sua vez, foi o terceiro colocado da primeira fase e, agora, vai enfrentar o atual campeão, Atlético de Alagoinhas, na semifinal. A partida será uma reedição da final da edição passada do Estadual.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO BAIANÃO
As partidas entre Bahia e Atlético ainda terão data confirmada pela FBF, mas há três cenários previstos pela Federação, com o primeiro jogo acontecendo em 26 de março, 30 de março ou 6 de abril.
O Vitória, por sua vez, só volta a campo quando começar a Série C. Serão pouco mais de três semanas de descanso para o clube, que, agora, só joga no dia 10 de abril, visitando o Clube do Remo na primeira rodada da Terceira Divisão.
Primeiro tempo
Desde o início do jogo, o Vitória tomou o controle da posse de bola no jogo, mas isso também não significa um grande domínio dentro das quatro linhas. Pressionando bem a saída de bola do Bahia de Feira, o Leão sofreu para levar perigo real ao ataque e viu o time interiorano bem postado na linha de defesa para forçar o Rubro-Negro a chutes de fora da área.
Conseguindo construir o seu jogo no contra-ataque, o Tricolor saiu na frente do placar, com o zagueiro Eduardo Rosado, aos 33. Após cobrança de escanteio, Eduardo subiu no meio da defesa para cabecear para o fundo das redes. Aos 39, o time quase ampliou, com um chute de Cazumba, de dentro da área.
Mas, depois, o Vitória conseguiu buscar a sua reação no jogo. Aos 42, o time levou perigo com Eduardo e, logo na sequência, chegou ao empate com mais um gol de zagueiro no jogo, dessa vez com Alisson Cassiano. O defensor aproveitou desvio de Dinei após cruzamento de Jadson para mandar uma bomba para o gol do Bahia de Feira.
Segundo tempo
Mas o enredo do jogo mudaria logo no início do segundo tempo. Isso porque, logo aos cinco minutos, Dinei ajeitou e Eduardo chegou batendo de fora para acertar um foguete para a virada do Leão. Depois do gol, o ataque seguiu sendo Rubro-Negro, mas sem conseguir criar perigo real.
Com o passar do tempo, a proposta de jogo leonina passou a um jogo de administração do placar. O Bahia de Feira pressionava na faixa central, mas via um Vitória organizado na retaguarda, impedindo que o Tricolor transformasse a sua busca pelo empate em oportunidade efetiva de gol.
Ficha do jogo
Vitória (2)
Lucas Arcanjo; Alemão Teixeira, Alisson Cassiano, Mateus Moraes e Vicente; João Pedro, Eduardo (Alan Santos) e Jadson (Ruan Nascimento); Gabriel Santiago (Alisson Santos), Luidy (Roberto) e Dinei (Guilherme Queiróz). Técnico: Dado Cavalcanti.
Bahia de Feira (1)
Adilson; Welisson, Eduardo Rosado, Paulo Paraíba, Alberte e Alex Cazumba; Victor Salvador e Cassio Santos (Bruninho); Marcone Pelé (Gustavo Henrique), Caíque (Valdo Chaveirinho) e Deon (Rhuann). Técnico: Flávio Araújo.
Local do jogo: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador-BA
Árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista
Assistentes: Edevan de Oliveira Pereira e José Carlos Oliveira dos Santos
Gol: Eduardo Rosado (33’/1ºT | BAH), Alisson Cassiano (42’/1ºT | VIT), Eduardo (5’/2ºT | VIT)
Cartões amarelos: Jadson, João Pedro (VIT), Deon, Marcone Pelé e Caíque (BAH)
-
Copa do Nordeste3 anos atrás
Presidente do Salgueiro desabafa e revela negociação com o Náutico por desistência das vagas
-
Últimas2 anos atrás
Copa do NE é ampliada para 36 clubes e beneficia Santa Cruz, América-RN e Treze entre outros
-
Últimas3 anos atrás
Empresário diz que Rithely desistiu de acertar com Náutico e detona jogador: “Moleque”
-
Copa do Nordeste3 anos atrás
Salgueiro desiste de Copa do Nordeste e do Brasil e Náutico pode herdar vagas
-
Últimas2 anos atrás
Com salário pago por colaboradores, Náutico acerta contratação de Caio Dantas
-
Náutico2 anos atrás
Náutico acerta contratação de Felipe Cabeleira, ex-promessa do Santa Cruz
-
Campeonatos2 anos atrás
CLASSIFICAÇÃO – Série B
-
Santa Cruz3 anos atrás
Santa Cruz chega a acerto com Wallace PE, e atacante desembarca no Arruda após o fim do Potiguar