conecte-se conosco
FPF - Federação Pernambucana de Futebol - Campeonato Pernambucano FPF - Federação Pernambucana de Futebol - Campeonato Pernambucano

NáuticoPEPernambucanoSanta CruzSportÚltimas

Campeonato Pernambucano: FPF justifica mudanças de local e data como ‘flexibilidade’ e ‘autonomia dos clubes’

Foto: Rafael Vieira/FPF

Publicados

em

Alterações de local do jogo, horários e outras demandas são frutos do “diálogo constante” com e entre os clubes, disse a FPF

O Campeonato Pernambucano tem acumulado diversas polêmicas, mesmo com apenas três rodadas disputadas por completo até o momento, principalmente acerca da tabela e suas alterações. Assim, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) emitiu uma nota afirmando que tudo isso acontece pela “flexibilidade” e “autonomia dos clubes” na formatação da tabela do Estadual.

São vários os exemplos que aconteceram. Petrolina e Maguary mandando seus jogos contra o Sport na Arena de Pernambuco e nos Aflitos, respectivamente. Santa Cruz e Retrô tendo seu duelo adiado como “acordo de amigos”, já que o Arruda ainda não estava liberado para receber público por falta de laudos da Polícia Militar.

Enquanto isso, o jogo Central 2 x 2 Náutico não foi alterado, mesmo com pedido dos clubes, por estar na grade da TV detentora dos direitos do Campeonato Pernambucano. E o Afogados, que será mandante contra o Retrô, tirou o jogo do Vianão para o Arruda, com suas despesas bancadas pelo Retrô, com hospedagem no CT do time de Camaragibe.

FPF - Federação Pernambucana de Futebol - Campeonato Pernambucano
Foto: Rafael Vieira/FPF

São muitas questões e desmandos que recebem críticas. A FPF, então, resolveu justificar esses acontecimentos, ao dizer que os clubes possuem autonomia para solicitar essas mudanças. Se há um acordo entre as partes, a entidade homologa a mudança.

Ou seja, de acordo com a nota, os próprios clubes escolheram que o Campeonato Pernambucano tivesse essa flexibilidade, gerando um modelo denominado “gestão dinâmica de resultado”. Essas mudanças só não ocorrem quando vão de encontro ao regulamento ou aos contratos de direito de transmissão do Campeonato Pernambucano.

Por fim, a entidade máxima do futebol do estado disse que, a partir do momento em que os clubes quiserem mudar essa dinâmica e deixar as decisões sobre a tabela nas mãos da FPF, de maneira “estática”, sem maiores margens para mudanças, ela fará. Basta que haja um consenso entre os times.

Campeonato Pernambucano 2024: FPF faz nove alterações na tabela
Foto: Rafael Vieria/FPF

Veja a nota emitida pela FPF sobre mudanças na tabela do Campeonato Pernambucano

A Federação Pernambucana de Futebol, diante dos recentes questionamentos em relação à administração e ajustes na tabela do Campeonato Pernambucano Betnacional 2024, considera imperativo esclarecer de maneira abrangente e formal a abordagem adotada.

A entidade reitera o compromisso com a transparência e a eficiência na condução dos torneios, pautando-se pelos princípios da equidade e do diálogo constante com os clubes filiados. É importante ressaltar que, frente a solicitações de alteração de datas e locais por parte de clubes mandantes, tais requerimentos são prontamente analisados, desde que haja consentimento expresso do clube adversário e que se atendam a todos os requisitos pré-estabelecidos nas leis e regulamentos.

Assim, todo e qualquer pedido de alteração de data e de local de jogos será atendido pela FPF, salvo o que for de encontro aos regulamentos ou aos contratos firmados com as empresas detentoras de transmissão.  

Ademais, a Federação destaca que o atual modelo, denominado “gestão dinâmica de resultado”, é fruto das deliberações e votações dos próprios clubes filiados. A flexibilidade na elaboração das tabelas é um reflexo do consenso estabelecido entre as partes interessadas, sendo a dinâmica de adaptação um instrumento para acomodar as demandas específicas dos clubes participantes.

Cabe ressaltar que, em respeito à autonomia dos clubes, a adoção de um modelo de tabela estática será efetivada caso seja deliberadamente votada e aprovada pelos mesmos.

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados