conecte-se conosco
Quais os maiores artilheiros da Copa do Nordeste na história? Confira o ranking - Sérgio Alves, do Bahia, e Cristiano Alagoano, do Confiança, figuram na lista Quais os maiores artilheiros da Copa do Nordeste na história? Confira o ranking - Sérgio Alves, do Bahia, e Cristiano Alagoano, do Confiança, figuram na lista

ABCALAmérica-RNBABahiaCampinenseCECearáConfiançaCopa do NordesteCRBCSAFortalezaMANáuticoPBPEPIRNSampaio CorrêaSanta CruzSESportÚltimasVitória

Quais os maiores artilheiros da Copa do Nordeste na história? Confira o ranking

Foto: Divulgação/EC Bahia e Reprodução/Facebook

Publicados

em

Saiba quem são os jogadores com mais gols na história do Nordestão

O ranking dos maiores artilheiros da Copa do Nordeste, a maior competição regional do futebol brasileiro, é repleta de ídolos históricos na região. Vários grandes nomes desfilaram pelos gramados, fazendo a alegria de diversos torcedores na conquista de títulos e campanhas memoráveis no Nordestão.

Além disso, a Copa do Nordeste, que surgiu em 1994, já teve 20 edições realizadas, conta com um histórico emocionante de jogos e títulos que marcam gerações. Mas, além disso, os gols que simbolizam essas conquistas eternizam jogadores em cada clube.

Com isso, após levantamento feito pelo jornalista Luca Laprovitera, do Podcast 45 Minutos, trazemos aqui a lista com os maiores artilheiros da Copa do Nordeste na história. Saiba quais são os jogadores que mais balançaram as redes no Nordestão, além de outras curiosidades, como o maior artilheiro em uma única edição e quem mais marcou por um único clube.

Quem são os maiores artilheiros da Copa do Nordeste na história?

No levantamento realizado pelo jornalista Luca Laprovitera, estão listados 42 jogadores, abrangendo até atletas que marcaram nove gols na história da Copa do Nordeste.

Gilberto está entre os maiores artilheiros da Copa do Nordeste e segue em atividade, diferentemente da maioria do top-10. Foto: Divulgação/CBF

Há nomes que passaram por apenas um clube na disputa do torneio e, assim, conseguiram marcar gols o suficiente para estar entre os maiores artilheiros da Copa do Nordeste na história. Por outro lado, há goleadores que marcaram por até três equipes diferentes.

No top-10, apenas um jogador está em atividade: o atacante Gilberto, de 34 anos, ídolo do Bahia e do Santa Cruz. Porém, o jogador atua hoje no Juventude e sua última Copa do Nordeste foi a de 2021, onde o Tricolor de Aço foi campeão com artilharia dele.

Sérgio Alves e Cristiano Alagoano no topo dos maiores artilheiros da Copa do Nordeste

Um é Ídolo do Bahia, do Ceará e do ABC. O outro é ídolo do Confiança. Sérgio Alves e Cristiano Alagoano são os maiores artilheiros da Copa do Nordeste. Ao todo, são 25 gols marcados por cada um.

Os gols de Sérgio Alves foram marcados defendendo Bahia, ABC e Santa Cruz. Pelo Esquadrão foram 13 gols, pelo Elefante cinco gols, e pelo Tricolor do Arruda sete gols. Enquanto que os tentos de Cristiano Alagoano foram marcados com a camisa de CSA e Confiança. Foram 15 gols pelo Azulão e 10 gols pelo Dragão.

Time do Bahia, campeão da Copa do Nordeste de 2002
Sérgio Alves (agachado, o 3º da esquerda para a direita), fez história pelo Bahia e figura no topo dos maiores artilheiros da Copa do Nordeste. Foto: Divulgação/EC Bahia

Além disso, Sérgio Alves é considerado um dos maiores ídolos da história do Ceará, mas ele não chegou a disputar a Copa do Nordeste pelo Vozão. O que acabou não fazendo tanta falta, pois a história dele de artilharia e gols importantes pelo Alvinegro foi escrita e é consolidada.

Enquanto isso, Cristiano Alagoano passou por diversos clubes da região, como o CRB, América-RN, Treze, Botafogo-PB e outros, mas foi no Confiança onde conquistou grande idolatria até hoje, sendo lembrado pelo clube pela boa passagem entre 2009 e 2010.

Cristiano Alagoano (esquerda) ídolo do Confiança e o maior artilheiro da Copa do Nordeste
Cristiano Alagoano (esquerda) é ídolo do Confiança e tem uma grande história pelo clube, estando também entre os maiores artilheiros da Copa do Nordeste. Foto: Divulgação/Confiança

Vindo com 22 gols, sendo 20 pelo Bahia e dois pelo Santa Cruz, Gilberto é o 3º colocado no ranking de maiores artilheiros da Copa do Nordeste. Ele empatou em 2021 com Nonato, que também tem 22 gols na história do Nordestão, mas todos jogando somente pelo Bahia.

Na 5ª posição vem Uéslei, com 21 gols. Desse total, foram 20 pelo Bahia e apenas um pelo Vitória. Em 6º, Neto Baiano, com 18 tentos marcados por Vitória (três gols), Sport (seis gols) e CRB (oito gols).

Na 7ª posição estão Robgol (ABC, Bahia e Náutico) e Leonardo (Sport), ambos com 17 gols marcados. No 9º lugar, Magno Alves (Ceará) com 16 bolas na rede. Na 10ª posição, vêm Allan Dellon (Vitória), Éderson (ABC, Botafogo-PB e Fortaleza) e Rincón (Fluminense-BA, Santa Cruz e Treze), todos com 14 gols.

Quais os maiores artilheiros da Copa do Nordeste na história? Confira o ranking - Sérgio Alves, do Bahia, e Cristiano Alagoano, do Confiança, figuram na lista
Sérgio Alves e Cristiano Alagoano são os maiores artilheiros da Copa do Nordeste na história. Foto: Divulgação/EC Bahia e Reprodução/Facebook

Veja, abaixo, o ranking dos maiores artilheiros da Copa do Nordeste na história.

Foto: Luca Laprovitera/Podcast 45 Minutos
Foto: Luca Laprovitera/Podcast 45 Minutos
Foto: Luca Laprovitera/Podcast 45 Minutos
Foto: Luca Laprovitera/Podcast 45 Minutos
Foto: Luca Laprovitera/Podcast 45 Minutos
Foto: Luca Laprovitera/Podcast 45 Minutos
Foto: Luca Laprovitera/Podcast 45 Minutos

Quem é o maior artilheiro em uma edição de Copa do Nordeste?

Entre os maiores artilheiros da Copa do Nordeste, o atacante Sérgio Alves chama ainda mais a atenção por liderar outro ranking. Além de ser o maior goleador geral do Nordestão, ele é o jogador que mais balançou as redes em uma única edição do torneio.

Isso porque, em 2002, defendendo o Bahia, Sérgio Alves conquistou a marca impressionante de 13 gols em uma edição de Copa do Nordeste. Recorde que perdura até agora e, aparentemente, não há sinal de que alguém irá superá-lo tão facilmente.

Até porque, a última vez em que um jogador atingiu a casa dos 10 ou mais gols em uma única edição de Copa do Nordeste, foi lá em 2010, com Cristiano Alagoano, pelo Confiança. O atacante marcou exatos 10 gols naquela edição.

Além disso, só oito jogadores marcaram 10 ou mais gols em uma única edição de Copa do Nordeste. Além de Sérgio Alves (13 gols em 2022) e Cristiano Alagoano (10 gols em 2002 e 2010), quem também alcançou esse feito foram Uéslei (10 gols pelo Bahia em 1999), Kuki (12 gols pelo Náutico em 2001), Zezinho (10 gols pelo Ceará em 2001), Nonato (10 gols em 2001 e 12 gols em 2002, ambos pelo Bahia), Fabrício (11 gols pelo CRB em 2002), Aristizábal (11 gols pelo Vitória em 2002).

Vale destacar também que Cristiano Alagoano (2002 e 2010) e Nonato (2001 e 2002) são os únicos jogadores que marcaram mais de 10 gols em duas edições diferentes de Copa do Nordeste.

Preto Casagrande (E) e Nonato (D), ídolos do Bahia
Nonato (direita) ao lado de Preto Casagrande, campeões da Copa do Nordeste com o Bahia em 2001 e 2002. Foto: Divulgação/EC Bahia

Quem é o maior artilheiro por um único clube em Copa do Nordeste?

Esse registro vai mais uma vez para um ídolo do Bahia. Dessa vez é Nonato, o 3º maior artilheiro da história da competição, com 22 gols marcados, todos pelo Tricolor de Aço. O ídolo do Esquadrão marcou 10 gols na edição de 2001 da Copa do Nordeste e 12 gols na edição de 2002.

Todavia, acabou não sendo artilheiro em nenhuma delas. Na primeira, foi o 3º colocado na artilharia, enquanto que na segunda, foi o vice-artilheiro da competição. Apesar de não ter o título simbólico de goleador do torneio, há um ranking onde ele pode dizer que está no topo, além de estar entre os maiores artilheiros da Copa do Nordeste.

O ranking de pontos da Copa do Nordeste, com 66 clubes e 1,4 mil jogos de 1994 a 2023

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados