conecte-se conosco
Arena Castelão - Setembro 2023 - Fortaleza-CE Arena Castelão - Setembro 2023 - Fortaleza-CE

CECearáCearenseFortalezaSérie ASérie BÚltimas

Arena Castelão e Estádio Romeirão terão reconhecimento facial para entrada de torcedores até 2025

Foto: DIvulgação/SOP

Publicados

em

O secretário de Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro, confirmou a implementação do projeto de reconhecimento facial em até junho de 2025

A Secretaria de Esporte do Estado do Ceará confirmou que está com um projeto de implementar reconhecimento facial na Arena Castelão, em Fortaleza, e no Estádio Romeirão, em Juazeiro, até em junho de 2025. A medida visa identificar as pessoas que cometeram qualquer crime ou infração, além de garantir a segurança do torcedor.

Rogério Pinheiro, secretário do Esporte, informou sobre o assunto durante uma reunião na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza. O Ministério Público do Ceará (MP-CE) já tinha recomendado a utilização da biometria facial desde o ano passado.

Conforme a diretriz da Lei Geral do Esporte, sancionada em 2023, todos os estádios e arenas no Brasil, com capacidade acima de 20 mil, precisam implementar o reconhecimento facial em até dois anos.

“Estado e município têm responsabilidade em acelerar os trâmites burocráticos e técnicos para entregar a população tão grande benefício, já que, após o prazo final (25 de junho de 2025), as praças esportivas poderão não ser utilizadas se não tiver sido implantada a biometria facial”, explicou Rogério.

Arena Castelão - Setembro 2023 - Fortaleza-CE
Foto: DIvulgação/SOP

A ação da Secretaria faz parte do projeto “Estádio Seguro”, idealizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP), que visa trazer mais segurança aos torcedores dentro do estádio, além de tentar identificar e afastar as pessoas que cometeram alguma ilegalidade contra os clubes. Rogério explicou como será o processo de compra dos ingressos com a novidade.

“Com o projeto “Estádio Seguro”, o torcedor, ao comprar seu ingresso, estará habilitado a entrar no estádio somente por meio do reconhecimento facial. Com isso, esperamos que a prática de cambismo acabe, já que cada ingresso será vinculado ao CPF e a uma fotografia de rosto do torcedor. Assim, aquele que estiver afastado do estádio por mal comportamento sequer conseguirá comprar o ingresso. Dessa forma, a expectativa é que finalmente tenhamos o controle absoluto do acesso e identificação pessoal dos criminosos”, disse o Secretário.

O assunto volta à tona após a tentativa de homicídio sofrida pela delegação do Fortaleza em um ônibus após um jogo contra o Sport, na Arena Pernambuco. As cenas fortes mostraram mais de cinco jogadores feridos, dentre eles o lateral Gonzalo Escobar, que tomou 14 pontos no supercílio e sofreu um traumatismo cranio-encefálico.

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados