Times nunca se enfrentaram até então, mas isso vai mudar neste fim de semana
Após não enfrentar o Ypiranga-RS no último sábado, em razão das fortes enchentes no Rio Grande do Sul, o Náutico volta a campo neste domingo (12), fora de casa, diante da Ferroviária-SP. E o duelo traz uma importante curiosidade: será a primeira vez que o Timbu encara o time de Araraquara.
No recorte de todas as competições nacionais do futebol brasileiro, levando em conta as que já foram extintas ou as que continuaram, nunca houve um confronto entre Náutico e Ferroviária.
E a explicação mais óbvia para isso é que os clubes, na maioria dos anos, estiveram em divisões distintas. E quando disputaram a mesma divisão, como por exemplo na Série A de 1983, não se enfrentaram – não havia formato de pontos corridos na época.
Clube do interior de São Paulo, a Ferroviária tem somente uma participação na Série B – justamente a de 1983. Já na Segunda Divisão, por sua vez, esteve em 1980, 1981 e 1995.
Já na Série C, por sua vez, está apenas na quarta participação, retornando após um hiato. O clube foi vice-campeão da Série D, torneio que disputou em seis oportunidades. Por fim, a Ferroviária disputou a Copa do Brasil em cinco vezes.
Se olharmos para o histórico em competições nacionais, o Náutico, naturalmente, tem ampla vantagem. Só na Série A, por exemplo, são 34 participações, sendo o quarto clube do Nordeste que mais jogou o torneio, embora tenha disputado a última em 2013.
Então o que aconteceu para que este confronto inédito entre os clubes fosse realizado neste fim de semana?
Enquanto o Náutico foi rebaixado para a Série C em 2022 e não subiu em 2023, a Ferroviária conquistou o acesso no ano passado e retornou à Terceira Divisão após 22 anos longe – a última participação havia sido em 2002.
Com quatro pontos em dois jogos, o Timbu encara a Ferroviária às 16h30 deste domingo, na Fonte Luminosa, pela quarta rodada da Série C.
0 comentários