Connect with us

PESérie ASportÚltimas

Com Jair, Sport fecha ano sonhando com manutenção na Série A

Leão colecionou momentos complicados em 2020, mas segue com esperança para o principal objetivo da temporada

Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife

Published

on

O ano de 2020, encerrado com a derrota para o Goiás, no último sábado, foi bem difícil para o Sport. Dentro de campo, o clube acumulou fracassos, inclusive vexames, sem destaque em nenhuma competição disputada. Fora dele, conviveu com diversos problemas financeiros, acentuados ainda mais pela pandemia do coronavírus, e até punições na esfera esportiva.

LEIA MAIS: Confira aqui outras notícias do Sport

Para o Sport, porém, ainda há uma chance de conter minimamente os prejuízos deste ano… em 2021. Como a Série A vai até o fim de fevereiro, o clube ainda pode permanecer na elite nacional, maior objetivo da temporada, graças à sobrevida dada por Jair Ventura, que assumiu o time em baixa após a queda mais precoce das últimas edições do Regional, disputa do quadrangular da queda no Estadual e péssimo início de Série A. 

O técnico encontrou uma forma de o time ser competitivo no Brasileirão, reconhecendo as limitações e atuando, sobretudo, de maneira reativa – ainda que em alguns momentos flerte com um estilo mais propositivo. Jair Ventura foi rapidamente abraço pelos jogadores, alguns recuperados por ele, como Marcão, Ronaldo, Mugni e Luan Polli – no total, o comandante tem sete vitórias, quatro empates e 11 derrotas (37% de aproveitamento).

LEIA: Desarmes, versatilidade, entrega e mais: o impacto da saída de Mugni no Sport

Atualmente, o Rubro-negro encontra-se fora da degola (são 21 rodadas assim, desde o segundo jogo de Jair). Em 15º lugar, tem 29 pontos, um acima do primeiro time da zona de rebaixamento, o Vasco. De acordo com a UFMG, o Sport tem 26.2% de chance de cair de divisão. Entretanto, o momento da equipe deixa a torcida leonina mais preocupada do que o percentual sugere. 

LEIA: Mugni é o quarto titular a deixar o Sport durante a Série A; relembre

Isso porque, nas últimas 14 partidas, o Leão venceu apenas duas partidas (contra Athletico Paranaense e Coritiba), em um ritmo baixo de pontuação para se livrar da queda – a projeção atual indica que 41 pontos são suficientes. Ou seja, quatro vitórias (ou três triunfos e três empates) bastariam ao Rubro-negro para ficar na elite.

LEIA: Sem Mugni, veja opções para substituir o argentino no Sport

Em campo, depois de algumas variações de esquema, uns mais e outros menos defensivos, Jair Ventura parece ter reencontrado o Sport no 4-4-2, com Dalberto no ataque após lesão de Barcia, contudo, sem Lucas Mugni, que não acertou ampliação contratual e está deixando a Ilha do Retiro nesta quinta, o que pode fazer com que o treinador mude novamente de formação.

LEIA: Salário, valores… entenda os bastidores que levaram à saída de Mugni do Sport

Ao menos, pode-se dizer que Jair Ventura terá um mínimo de tempo para isso, já que o Sport, quando entrar em campo diante do Fortaleza, na próxima quarta, terá tido dez dias de preparação. O duelo diante do Tricolor, inclusive, é um confronto direto na luda para não cair, já que o time cearense está dois pontos acima do Rubro-negro.

LEIA: Ex-Sport e Ceará, atacante Juninho é acusado de agressão no Piauí

A partida, aliás, ocorre na Ilha do Retiro, o que, em condições normais, poderia ser um bom indicativo. Não nesta Série A. Em 13 jogos como mandante na competição, são seis vitórias, um empate e seis derrotas, totalizando um aproveitamento de 48.7%, que é o 15º do Brasileirão. Aliado histórico do clube, nem o Adelmar da Costa Carvalho tem feito a diferença neste ano – o que pode ser explicado pela ausência de público nos estádios.

LEIA: Raio X: 27ª rodada congela área de risco e projeção final reduz mais um ponto

De qualquer forma, apesar das dificuldades já enumeradas, restando 11 rodadas, o Sport está vivo na classificação. Resta saber se assim permanecerá no dia 24 de fevereiro, ao fim da derradeira rodada do Brasileiro. 

LEIA: O raio X da tabela dos clubes diretamente envolvidos na luta contra o rebaixamento
Jair Ventura comanda treino no CT do Sport. Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife

Resultados esportivos

No Campeonato Pernambucano, o Sport registrou a pior posição da história em 105 edições, o 7º lugar, inclusive, disputando o quadrangular contra a queda no Estadual. No Regional, o Leão caiu nas quartas de final, registrando a pior participação nas últimas cinco edições, onde havia chegado ao menos nas semifinais. Na Copa do Brasil, outra queda precoce ainda na primeira fase, como havia sido em 2019. Vexames dados a nível local e nacional.

Problemas financeiros

Durante todo o 2020, o Sport conviveu com salários atrasados. Mas não apenas. Foi constância neste ano também o clube ser alvo da Justiça, sofrendo ações, condenações e alvo de penhora. Além disso, por dois momentos o Leão ficou sofreu punição na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) por débitos junto ao chileno Mark González. Ainda, por fim, corre na Fifa um processo movido pelo Sporting-POR dívida de 907 mil euros referentes à venda de André, em 2017.

Planejamento nas quatro linhas

Além dos maus resultados, o planejamento não vingou. Foram três treinadores durante a temporada – além de Jair Ventura, comandaram o clube Guto Ferreira e Daniel Paulista. Em relação aos reforços, diferentemente do alto aproveitamento de 2019, as contratações para este ano, em sua maioria, não vingaram.

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados