O 101º Campeonato Maranhense tem início neste domingo. Serão oito times disputando o Estadual, que, neste ano, estreia um novo formato, com disputas de finais a cada turno. O campeonato que se estende até abril, terá, inclusive, a presença do clube mais jovem entre os mais de 250 que disputam elites estaduais no país, o Tuntum, que será apenas um dos seis que chega para a disputa sem ter conhecido o sabor de levantar o título maranhense.
A grande novidade nesta temporada é o Tuntum. Fundado a apenas sete meses, o clube é o mais jovem entre todos os times de primeira divisão estadual no Brasil. Mas, ainda assim, ele estreia na elite com duas conquistas na prateleira, após ter sido vice na Série B do Maranhense e ganho a Copa FMF no ano passado. Com esse segundo título, inclusive, o Tuntum também garantiu vaga na Copa do Brasil deste ano.
A primeira rodada do Maranhense vai durar uma semana. Neste domingo, às 15h30, o estreante Tuntum recebe o Cordino. No mesmo horário, o São José recebe o Moto Club. Depois, às 15h30 da quarta-feira, o Juventude recebe o Sampaio Corrêa. Por fim, às 17h do sábado, dia 29, o Pinheiro vai receber o Iape, fechando a rodada de estreia.
Dos oito times que vão disputar o Campeonato Maranhense, apenas dois times já conseguiram o título estadual. E foram justamente os dois maiores campeões da história do torneio: Sampaio Corrêa (35) e Moto Club (26). Além deles, o Cordino também chegou a uma final, sendo vice-campeão para o Sampaio em 2017. O time, aliás, venceu a Série B do Estadual em 2021 e, com isso, retorna à elite após apenas um ano.
O que está em jogo
O título desta edição do Maranhense representaria uma conquista inédita para seis dos times, o fim de um jejum de três anos para o Moto ou um tricampeonato para o Sampaio. Mas, além da taça, o torneio garante vagas a nível nacional e regional.
Hoje, só o Sampaio Corrêa tem garantias de vaga nacional na temporada 2023 e, com isso, as duas melhores entre as demais sete equipes vão ganhar o direito de disputar a Série D no próximo ano, algo que pode ser alterado caso Moto Club ou Juventude Samas consigam um acesso à Série C nesta temporada.
Além disso, o Maranhense garante os dois finalistas na disputa da Copa do Brasil de 2023. O torneio ainda vai ter a presença do campeão da Copa FMF, disputada no segundo semestre. No Nordestão, o campeão estadual vai à fase de grupos, enquanto o vice estará ao lado do time de melhor Ranking da CBF na fase preliminar do torneio.
Regulamento do Maranhense
O Campeonato Maranhense de 2022 vai ter um novo modelo de disputa. Neste ano, os oito times do Estadual será dividido em dois grupos, com finais a cada turno. O grupo A terá Sampaio Corrêa, Pinheiro, Iape e Juventude Samas. No B, aparecem Moto Club, Cordino, São José e Tuntum.
No primeiro turno do Maranhense, os times farão jogos contra os clubes da mesma chave, em apenas três rodadas. No segundo, serão quatro jogos, contra os times do grupo oposto. Ao fim das sete rodadas da fase de grupos, os dois times de pior campanha serão rebaixados à Série B.
Ao fim de cada turno, o líder de cada grupo vai enfrentar o vice-líder da outra chave, em jogo único. Depois, os vencedores vão à final do turno, também em jogo único. A decisão do título pode acontecer antes mesmo da final. Isso porque, caso o mesmo time ganhe o primeiro e o segundo turno, ele já será declarado campeão maranhense. Se não for o caso, o os vencedores de cada turno fazem final em jogos de ida e volta.
0 comentários