conecte-se conosco
Taça do Campeonato Paraibano Taça do Campeonato Paraibano

ParaibanoPBÚltimas

Paraibano começa com hexacampeão de volta e times já tendo trocas de técnico

Publicados

em

O Campeonato Paraibano de 2022 começa com ares de novidade nesta quinta-feira. Com mais times na briga pelo título e nem todos os times se enfrentando, o torneio se estende até maio, quando conheceremos o 112º campeão do estado.

Nesta temporada, algumas novidades importantes aparecem também entre as equipes. Um exemplo é o retorno do Auto Esporte, tradicional esquadra hexacampeã estadual, o Volante passou três anos na Segundona e voltou com o terceiro lugar do ano passado.

Mas também há mudanças no lado de fora do campo. Isso porque, a menos de uma semana do início do campeonato, o Treze perdeu seu treinador, Flávio Barros, e o Nacional de Patos foi além, perdendo o treinador, o diretor de futebol e, até mesmo, o presidente. A princípio, Suélio Lacerda comandará o Treze e Mirandinha, o Nacional.

No primeiro dia de jogos, o Campinense, atual campeão, abre o Estadual recebendo o Nacional de Patos às 19h. Depois, às 20h15, o Atlético de Cajazeiras recebe o Botafogo. Às 16h do sábado, serão mais dois jogos, com os recém-promovidos Sport Lagoa Seca e Auto Esporte recebendo Treze e Sousa. CSP e São Paulo Crystal folgam na primeira rodada e só têm jogos marcados a partir da segunda.

Os times na disputa do Paraibanos entendem bem do campeonato. Afinal, das 10 esquadras, sete já tiveram a felicidade de levantar a taça pelo menos uma vez. O maior campeão é o Botafogo (30), seguido por Campinense (21), Treze (16), Auto Esporte (6), Sousa (2), Nacional (1) e Atlético (1), concentrando 76 dos 111 títulos. O maior jejum é do Auto, que não vence desde 1992.

O que está em jogo

Além da taça do Paraibano, o campeão do torneio vai levar uma vaga direta na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2023. O torneio regional ainda vai ter, na fase preliminar, o vice-campeão do Estadual e o time de melhor Ranking da CBF da Paraíba. Assim, inclusive, o estado conseguiu bater o seu recorde de clubes na fase principal nesta temporada.

Para a Série D de 2023, o Paraibano desta temporada garante duas vagas. Elas serão destinadas aos times de melhor campanha no Estadual, descontando aqueles que já tenham vagas garantidas no Campeonato Brasileiro do próximo ano. Essas equipes fora da lista são Botafogo-PB e Campinense, hoje na Série C, e, possivelmente, São Paulo Crystal ou Sousa, caso consigam o acesso à Terceira Divisão nesta temporada.

A Copa do Brasil é outro torneio com vagas distribuídas pelo Paraibano, com a presença dos dois finalistas do Estadual deste ano.

Essas vagas são críticas, por exemplo, para o Treze – clube com grande presença histórica nas divisões inferiores do Campeonato Brasileiro, com direito a um vice-campeonato da Série D e uma presença na Série C há apenas dois anos. Em 2022, o Galo não está na disputa de nenhum outro torneio além do Campeonato Paraibano, não tendo conseguido a vaga na Série D, o acesso para a C ou um avanço no pré-Nordestão.

Regulamento do Paraibano

Nesta edição, a Federação Paraibana adotou um modelo inédito de disputa. Com 10 times, contra apenas oito no ano passado, o Estadual terá dois grupos de cinco clubes em cada. No primeiro, Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte, Botafogo, São Paulo Crystal e Sousa. No outro, Campinense, CSP, Nacional de Patos, Sport Lagoa Seca e Treze.

Em dois turnos, os times jogam em seus grupos, somando oito jogos. O lanterna de cada grupo será rebaixado. Depois, os líderes dos grupos vão à semifinal. Segundos e terceiros vão a um playoff de quartas de final, em jogo único, com o 2º de um grupo recebendo o 3º do outro. Depois, o campeonato segue com semis e final, todos em jogos de ida e volta, com definição nos pênaltis, em caso de empate.

Além disso, também vai existir uma disputa de terceiro colocado entre os dois times derrotados nas semifinais. O modelo de jogo, assim como nas quartas, terá jogo único, com prorrogação e pênaltis.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Trending