publicidade

Santa Cruz: Albertino e Mirinda retiram candidatura e Antônio Luiz Neto será aclamado presidente

Santa Cruz, PE, Últimas

Por Vítor Aguiar

Por Vítor Aguiar

Postado dia 14 de março de 2022

O Santa Cruz já sabe quem será o seu novo presidente para completar a atual gestão. Após a renúncia de Joaquim Bezerra, Antônio Luiz Neto está de volta ao comando máximo do clube que já presidiu entre 2011 e 2014. Ele assume o clube por aclamação, após as retiradas das candidaturas de Albertino dos Anjos e Alexandre Mirinda.

O novo (e terceiro) mandato de Antônio Luiz Neto no comando Santa Cruz terá validade até o fim de 2023. Ele assume em mandato tampão, completando a gestão que foi iniciada por Joaquim Bezerra, que havia sido opositor derrotado por ALN no pleito de 2012 e fez campanha em 2020 em grande discurso de oposição ao novo mandatário.

A priori, o clube seguiria tendo uma eleição indireta na noite desta segunda-feira, com votação a partir das 20h, apenas para os conselheiros deliberativos do clube. Mas, como a chapa composta por Antônio Luiz Neto, com Jairo Rocha na vice, já seria seria a única, o clube adiantou e já realizará a cerimônia de posse neste horário.


União no Santa Cruz

A movimentação foi confirmada ao NE45 pelo próprio ex-presidente Alexandre Mirinda. Em rápido contato com a reportagem, ele disse que as desistências das duas candidaturas foram um movimento de união em prol do Santa.

O fator união, inclusive, vem sendo um elemento muito constante nessa disputa eleitoral do Tricolor. Um dos primeiros nomes especulados à presidência, o empresário Bruno Rêgo descartou a chance de se candidatar justamente para não intensificar as cisões que já existiam. Depois, Waldemar Oliveira retirou sua candidatura pelo mesmo motivo.

Curiosamente, dois dias após a saída de Waldemar dessa disputa, Mirinda assumiu a chapa em seu lugar, com o próprio ex-candidato ocupando o posto de vice. Agora, mais um dia à frente, a chapa se retira novamente da disputa presidencial.

Antônio Luiz Neto no Santa Cruz

Nome muito conhecido pelo torcedor do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, o ALN, foi presidente por dois mandatos entre 2011 e 2014. Na oportunidade, inclusive, ele assumiu o Santa Cruz na Série D e conseguiu dois acessos durante sua gestão, entregando o clube na Série B. Agora, ele terá outra vez a missão de tirar o time da Quarta Divisão.

Ele chegou ao Conselho Deliberativo do Tricolor quase 50 anos atrás, quando ainda tinha 18 anos. Ele é sobrinho do falecido Aristófanes de Andrade, histórico presidente do Tricolor que teve mandatos entre 1953 e 1985.

Mas, falando em cargos de poder dentro do clube, ele ocupa postos na política do clube desde 1999, quando foi escolhido como presidente do Conselho Deliberativo. Desde então, ele já passou por uma série de posições dentro do organograma coral, presidindo a Comissão Patrimonial e o Conselho de Administração – seu último cargo, durante a gestão de Constantino Júnior.

Neste ano, ele vinha trabalhando ao lado do departamento de futebol, para tentar auxiliar na condução do clube, mas sem um cargo oficial. Além disso, ele costuma ser uma figura de muita força nos bastidores do clube, com participação ativa em diversos processos eleitorais, ainda que só tenha saído candidato à presidência em quatro momentos (2004, 2010, 2012 e 2022).

Fora dos portões do Santa Cruz, ALN também tem vida pública. Ele foi vereador do Recife por sete mandatos, entre 1993 e 2020. Ele também ocupou cargos de Secretário de Educação e Secretário de Habitação, ambos no âmbito da Prefeitura do Recife. Professor de formação, ele também ocupa um cargo na Defensoria Pública de Pernambuco.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING