conecte-se conosco
Vojvoda Vojvoda

CECearenseCopa do NordesteFortalezaLibertadoresSérie AÚltimas

Vojvoda completa um ano no comando do Fortaleza; relembre momentos importantes

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

Publicados

em

Contratado sob bastante desconfiança, o técnico Juan Pablo Vojvoda conseguiu virar o jogo no seu primeiro ano no comando do Fortaleza. Em 365 dias à frente do Leão do Pici, o argentino conseguiu conquistar três títulos de maneira invicta, a melhor campanha de uma equipe nordestina na Série A dos pontos corridos e a inédita classificação do Tricolor à Libertadores.

Assim, o NE45 relembra abaixo alguns dos momentos das “bodas de papel” entre o treinador argentino e a torcida do Fortaleza.

Uma aposta de risco

A chegada do técnico argentino ao Fortaleza foi considerada uma aposta de risco. Aos 46 anos, Vojvoda chegou ao Leão com passagens por times de melhor tradição na Argentina como o Talleres, Defensa y Justicia, além do Huracán.

Seu último clube antes de desembarcar no Nordeste havia sido o Unión La Calera, onde ganhou destaque com a boa campanha da equipe chilena em 2020.

Contudo, apesar dos quase cinco anos de carreira, o treinador chegaria ao Leão sem ter conquistado nem um título à frente de um time profissional. Dessa forma, além de inaugurar um novo mercado no cenário sul-americano, o Fortaleza poderia ser a chance de elevar a sua carreira de patamar.

Assim, com cinco jogos comandando o Tricolor do Pici, o treinador já conquistou sua primeira taça, diante do Ceará, no Campeonato Cearense. Na ocasião, o time venceu o campeonato de maneira invicta, marcando 20 gols e sofrendo apenas um sob o comando de Vojvoda.

Fazendo história

O começo na Série A foi tão impressionante quanto o início da sua passagem com o título estadual. Pregando intensidade total e jogando com um esquema de três zagueiros e com dois alas muito agudos, Vojvoda conduziu o Fortaleza a uma sequência de 12 jogos de invencibilidade, sendo cinco deles na disputa do Brasileirão.

Assim, a equipe logo se colocou entre os postulantes para disputar a vaga na Libertadores da América, permanecendo entre os quatro melhores da competição ao longo de todo o certame.

A campanha, inclusive, teve muitos pontos altos, como a vitória diante do futuro campeão Atlético-MG, na estreia, jogando em Minas Gerais, ou a goleada sobre o Internacional, atuando na Arena Castelão.

Porém, sem dúvidas, a apoteose da campanha acontece na 37ª rodada, quando o Fortaleza venceu o Juventude por 1 a 0, na Arena Castelão, e comemorou, junto ao seu torcedor, a classificação para a fase de grupos da Libertadores de maneira inédita.

Começo de ano absoluto

Como o esperado, o Fortaleza confirmou seu favoritismo nas competições do primeiro semestre de 2022. Entrando nas quartas de final do Cearense, o Tricolor passou por Pacajus, Ferroviário e Caucaia para conquistar o tetracampeonato estadual.

Já na Copa do Nordeste, o Fortaleza liderou seu grupo de maneira tranquila na primeira fase. Nas fase final, o Tricolor passou por Atlético de Alagoinhas (quartas), Náutico (semifinais) e Sport (na finalíssima). Dessa forma, Vojvoda se consagrou como o primeiro estrangeiro a vencer o regional.

Assim, os cearenses conquistaram dois títulos de maneira invicta nos primeiros campeonatos de 2022 e partiram para vôos na maiores, na disputa da Libertadores e da Série A.

Uma nova realidade

Se o início de ano mostrou um Fortaleza absoluto na região Nordeste, a chegada da Libertadores e da Série A deram um choque de realidade na torcida e no elenco tricolor. Nos dois primeiros jogos do torneio internacional, somando-se aos primeiros compromissos do Brasileirão, Vojvoda conheceu uma sequência de quatro derrotas seguidas no comando o Leão.

A recuperação parcial aconteceu diante do Alianza Lima, quando venceu o primeiro jogo na Libertadores e conquistou os primeiros pontos do Tricolor na história do torneio. Contudo, na Série A, o Leão segue sem conquistar sequer um ponto.

Os números

2021
51 jogos
25 vitórias
10 empates
16 derrotas

2022
25 jogos
14 vitórias
6 empates
5 derrotas

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Trending