publicidade

“Nós somos a representação da torcida”: Presidente do Santa Cruz rebate críticas e defende gestão

Santa Cruz, PE, Série D, Últimas

Por Vítor Aguiar

Por Vítor Aguiar

Postado dia 16 de julho de 2022

Antônio Luiz Neto afirmou não ter ouvido desabafo de Edson Ratinho

Parece que o fim de semana será agitado nos bastidores do Santa Cruz, depois de garantir a classificação ao mata-mata da Série D e ver o lateral Edson Ratinho desabafar sobre as condições do clube, foi a vez do presidente Antônio Luiz Neto se pronunciar.

Afirmando não ter ouvido a fala de Edson Ratinho, ALN comentou sobre pontos questionados pelo ala, enaltecendo o trabalho da diretoria. Ele pôs a direção como representação da torcida e garantiu que o Santa Cruz dá as melhores condições de trabalho.

Além disso, o presidente descreveu o antigo desabafo de Leston Júnior como “não condizente com a realidade”, fez um aceno aos funcionários e cobrou compromisso do elenco coral.


O papel da direção do Santa Cruz

Comemorando a classificação, ALN resolver se pronunciar “por conta da visão macro que o presidente tem a obrigação de ter”. Assim, ele reafirmou que o clube estava em situação de dificuldade e vem trabalhando para voltar aos eixos, elogiando o trabalho da diretoria e relembrando sucessos antigos da gestão.

“O Santa Cruz, hoje, é um clube que tem direção (…) e tem uma direção que não tem medo de perder. A diretoria do Santa Cruz quer organizar o clube”. Ele tratou nominalmente de algumas pessoas, como o diretor de futebol Rogério Guedes, o coordenador Zé Teodoro, o coordenador de base Ataíde Macedo e o consultor Sandro Barbosa.

Assim, ALN afirmou que exerce um papel de bastidores e que foi duas vezes aos treinos nesta semana. Essa tinha sido uma das críticas de Edson Ratinho, afirmando que a diretoria não vinha se aproximando do elenco.

Antônio Luiz Neto, ALN, ex-presidente do Santa Cruz
Divulgação/CMR

“Eu só não preciso aparecer. Quem precisa aparecer é o atleta, dentro de campo, com resultados. Quem precisa dar entrevista é o treinador. Por isso que o presidente não vive dando entrevistas. Eu vim, nesta semana, para os treinos, duas vezes. Estive presente. É importante que a gente diga isso ao nosso torcedor. A gente sabe o que está fazendo”.

Ainda neste tópico, Antônio Luiz Neto afirmou que a diretoria é a representação da torcida do Santa Cruz e cobrou compromisso ao elenco.

“A gente está buscando reorganizar o grupo de atletas que estão atuando no Santa Cruz. Porque para jogar aqui tem que ter compromisso com essa torcida. Para jogar no Santa Cruz, tem que ter respeito à torcida. E nós somos a representação da torcida”.

Funcionários e torcida

Ainda na seara dos temas abordados por Ratinho, Antônio Luiz Neto fez um aceno aos funcionários do clube. O lateral havia relatado ter feito um pix para um trabalhador do clube comprar gás de cozinha.

“Tenho que agradecer a outras pessoas também. Aos funcionários do Santa Cruz. Os funcionários do administrativo. Os funcionários da comissão técnica. Nós compomos e eles compõem o dia a dia do clube”, afirmou o presidente, estendendo o agradecimento à torcida.

“A gente tem tido públicos extraordinários que batem a maioria dos clubes da Série A e da Série B e, portanto, mostram a grandeza dessa torcida extraordinária. E eu quero dizer que ela está mais uma vez de parabéns por ter vindo ao Arruda, participado do jogo, empurrado nosso esquadrão em campo e permitir que o Santa Cruz seja mais uma vez o clube da multidão”.

Torcida do Santa Cruz em jogo no Arruda
Divulgação/SCFC

Salários e cobranças antigas

No time do Santa Cruz, outra cobrança antiga está relacionada aos salários. Com atrasos contínuos na quitação da folha, ALN afirmou que o clube vem trabalhando para regularizar as contas.

“Nós estamos buscando rigorosamente encontrar a forma de chegar a estar em dia. A gente tem a limitação do nosso estádio. Talvez, se ele estivesse entregue à nossa torcida, porque ele foi feito para a multidão, a gente estivesse arrecadando melhor”.

Ele ainda completou dizendo que o clube vem tendo uma boa resposta à nova campanha de sócios e já teve valores antecipados de patrocínio, prejudicando as contas. Mas, quando comentou sobre as críticas feitas há pouco mais de dois meses pelo ex-treinador Leston Júnior e o ex-executivo de futebol Marcelo Segurado, o presidente coral foi duro.

“Foi virada uma chave em razão de algumas dificuldades que tivemos que enfrentar, em razão de pronunciamentos que, depois, quando chegou a nova comissão técnica, ficou muito claro que não condiziam com a realidade da nossa gestão na presidência do clube”.

Ao que ele amarrou. “O Santa Cruz está dando as melhores condições aos seu atletas para entrar em campo. O Santa Cruz está buscando as melhores condições para este grupo que aqui está representá-lo no gramado”.

Marcelo Segurado, Atnônio Luiz Neto e Leston Júnior
Henrique Barros/SCFC

Leia a íntegra da fala de ALN

Pronunciamento

“Eu resolvi, mais uma vez, participar dessa entrevista coletiva pós-jogo por conta da visão macro que o presidente tem a obrigação de ter dirigindo um clube do tamanho do Santa Cruz”.

“Hoje, neste momento, dirigir o Santa Cruz exige coragem, competência, muito discernimento. Todo mundo sabe como a gente encontrou o Santa Cruz, cheio de dificuldades que eu prefiro não analisar porque não dá para estar olhando para trás”.

“Eu já fui presidente deste clube, já encontrei ele com muitas dificuldades e a gente conseguiu, dentro daquelas dificuldades, de um sem série para atingir a Série D, da D para a C, da C para a B. Deixamos preparado para chegar na A. Fomos tricampeões pernambucanos, campeões brasileiros da Série C, com Martelotte”.

Torcida

“Portanto, a gente tem um currículo e uma história vitoriosa do clube que a gente deve à torcida. Essa, sim, a grande protagonista do Santa Cruz. O Santa Cruz é a sua torcida, seu escudo, sua camisa tricolor”.

“E hoje nós estamos muito felizes porque atingimos uma das nossas metas, que era a da classificação. E para atingir essa classificação, foi feito um trabalho muito sério. Foi feita uma nova composição de comissão técnica”.

“Foi virada uma chave em razão de algumas dificuldades que tivemos que enfrentar, em razão de pronunciamentos que, depois, quando chegou a nova comissão técnica, ficou muito claro que não condiziam com a realidade da nossa gestão na presidência do clube”.

‘Tudo dentro de uma normalidade de busca de competência para fazer futebol, que é aquilo que a gente busca sempre”.

“Eu queria deixar bem claro a vocês que, neste momento, eu preciso fazer um gesto de gratidão e aplauso a essa torcida extraordinária, mesmo com essa limitação que a gente está tentando superar para recuperar o nosso anel superior e obter autorização para utilizá-lo”.

“A gente tem tido públicos extraordinários que batem a maioria dos clubes da Série A e da Série B e, portanto, mostram a grandeza dessa torcida extraordinária. E eu quero dizer que ela está mais uma vez de parabéns por ter vindo ao Arruda, participado do jogo, empurrado nosso esquadrão em campo e permitir que o Santa Cruz seja mais uma vez o clube da multidão”.

Funcionários e comissão

“Mas tenho que agradecer a outras pessoas também. Aos funcionários do Santa Cruz. Os funcionários do administrativo. Os funcionários da comissão técnica. Nós compomos e eles compõem o dia a dia do clube, através de Zé Teodoro, de Ataíde Macedo que está de volta para cuidar das categorias de base, mas está assessorando o profissional, fazendo o link”.

“Sandro Barbosa, que, na verdade, é o nosso consultor oficial, participou em todos os momentos das decisões que nós tomamos. Vocês sabem que Sandro é um abnegado homem dos esportes, um grande profissional e vem sendo muito importante nas decisões que a gente tem tomado aqui no Santa Cruz”.

“Inclusive, nos indicando e conversando com o nosso treinador, com cada um dos que fazer a composição desse grupo sem o qual o Santa Cruz não existiria e o grupo de jogadores não teria a condição necessária para ter o equilíbrio e chegar a este momento de classificação que nós chegamos”.

Salários

“Com relação aos salários, eu quero dizer que nós estamos buscando rigorosamente encontrar a forma de chegar a estar em dia. A gente tem a limitação do nosso estádio. Talvez, se ele estivesse entregue à nossa torcida, porque ele foi feito para a multidão, a gente estivesse arrecadando melhor”.

“A gente tem os nossos sócios, que estão respondendo à nossa nova campanha ‘Santa Paixão’. E com esses esforços, já que os patrocínios foram todos antecipados, a gente tem buscado pagar. Inclusive, nessa semana, nós pagamos o direito de imagem dos nossos atletas”.

“Fizemos um esforço enorme em outras áreas do clube para que nós chegássemos a essa classificação no dia de hoje. Porque vocês sabem que o futebol se faz de diversas maneiras e é preciso ter uma diretoria competente para atingir os resultados e obter a classificação”.

Presença da diretoria

“De maneira que eu quero dizer que o Santa Cruz, hoje, é um clube que tem direção, tem um grupo coeso e que confia nesse grupo de comissão, de trabalho. E tem uma direção que não tem medo de perder. A diretoria do Santa Cruz quer organizar o clube”.

“A gente quer permitir que o clube esteja bem organizado, bem preparado para poder fazer boas temporadas e ter um calendário, como nós já temos no ano que vem. É fundamental que se diga que é uma diretoria que acompanha todos os trabalhos do clube”.

“Eu converso com o treinador, com Zé Teodoro, com Ataíde, com Sandro. Eu só não preciso aparecer. Quem precisa aparecer é o atleta, dentro de campo, com resultados. Quem precisa dar entrevista é o treinador. Por isso que o presidente não vive dando entrevistas”.

“Eu vim, nesta semana, para os treinos, duas vezes. Estive presente. É importante que a gente diga isso ao nosso torcedor. A gente sabe o que está fazendo”.

“A gente está muito feliz por ter atingido a classificação. A gente está satisfeito porque a gente está buscando reorganizar o grupo de atletas que estão atuando no Santa Cruz. Porque para jogar aqui tem que ter compromisso com essa torcida. Para jogar no Santa Cruz, tem que ter respeito à torcida. E nós somos a representação da torcida”.

“A diretoria do Santa Cruz de hoje tem história, tem passado, tem compromisso com o futuro. São todos honestos, homens sérios que entendem de futebol. De maneira que esse meu pronunciamento não vem para trazer qualquer tipo de nebulosidade à gestão do Santa Cruz”.

“Pelo contrário, todo mundo sabe que eu sou muito transparente, que eu não gosto de trabalhar com a mentira. Eu gosto de trabalhar com a verdade e essa é a verdade. Rogério Guedes tem sido um abnegado diretor de futebol, diariamente neste clube, de manhã, de tarde, de noite, ao lado de Ataíde, Zé Teodoro”.

“Sandro Barbosa, incansável na sua luta para nos assessorar. E o presidente buscando caminhos de gestão moderna, de governança moderna para o Santa Cruz. Buscando caminhos para que o Santa Cruz possa sobreviver e ultrapassar esses obstáculos”.

O Santa Cruz

“O Santa Cruz é para hoje e para amanhã. O Santa Cruz é para 2022, 2024 e para o Século XXI. E não será alguma pessoa que queira, de alguma forma, colocar pedras neste caminho que vai conseguir frear a multidão tricolor. Essa multidão é vitoriosa e nós estamos aqui para defender ela, estar ao lado dela e permitir que o grupo que representa a nossa torcida faça o melhor”.

“De forma que eu registro, ao final, minhas congratulações a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para que a gente chegasse a este momento”.

“Deixando clara a verdade dos fatos. Porque foi uma semana de muito trabalho para o presidente, para o treinador, para a comissão técnica, os atletas, os nossos funcionários. Uma semana de muita dificuldade, de muita luta em relação à estrutura do nosso estádio também. E muita luta há de vir ainda”.

“Portanto, acho fundamental que, no final do pronunciamento de um presidente, a uma hora dessa, a gente tem que dar aplausos para cada torcedor que se sacrificou para vir para cá. Torcedor que veio de Gravatá, de Lagoa de Itaenga, Caruaru, Água Fria, Alto do Pascoal, Abreu e Lima, Ipojuca, da Bahia. Gente que veio empurrar o seu time e merece congratulações”.

“No Santa Cruz, a pessoa basta ser mais um. E tem que ter muita humildade e falar a verdade. Porque se não falar a verdade no Santa Cruz, está no lugar errado. O Santa Cruz que eu conheço, construído pela sua torcida”.

Pergunta da imprensa sobre a declaração de Edson Ratinho

“Eu não ouvi a declaração do jogador. Ouvi comentários sobre a declaração do jogador. E a realidade é que eu que disse durante todo o meu pronunciamento é a realidade dos fatos”.

“O Santa Cruz está dando as melhores condições aos seu atletas para entrar em campo. O Santa Cruz está buscando as melhores condições para este grupo que aqui está representá-lo no gramado. Todos conhecem a realidade do clube, como nós encontramos o clube”.

“Eu não vou estar aqui dando entrevista para trazer o negativo do Santa Cruz. Isso é muito ruim. A gente tem que trazer o positivo, reconhecer a grandeza da nossa torcida”.

“E quem joga no Santa Cruz tem que fazer esse reconhecimento, respeitar a nossa história, nossa tradição e o trabalho que nós estamos realizando ao lado da comissão técnica, que veio para virar a chave”.

“De maneira que o Santa Cruz está buscando honrar os seus compromissos. O Santa Cruz tem feito muito para honrar os seus compromissos. Essa foi mais uma semana de luta para honrar os seus compromissos e para dar condições a todos para trabalhar da melhor forma possível”.

“Agora, nós estamos classificados, nós vamos adiante. Com aqueles que querem fazer o Santa Cruz chegar ao seu verdadeiro lugar de grandeza. Por isso, a gente vai continuar trabalhando”.

Liberação do anel superior

“O anel superior nós operamos já diversas reformas, continuamos operando reformas, apresentamos um recurso ao Corpo de Bombeiros que está sendo analisado por eles. Nesse recurso, foram atendidas as exigências solicitadas pelo Corpo de Bombeiros em relação a alegações técnicas”.

“Foi um trabalho muito bem elaborado pelos funcionários que compõem a comissão patrimonial do Santa Cruz e pelo profissional contratado pelo Santa Cruz que é expert no assunto”.

“E nós continuamos operando neste momento, com uma obra que está sendo feita nesse instante e é invisível aos olhos de vocês”.

“Mas nós temos uma obra sendo realizada neste instante e que, dentro dos próximos dias vai ser instalada no anel superior e dar mais condições ainda de ser permitido que nós finalmente tenhamos o anel superior para entregar à torcida. Porque ele foi feito para a torcida mais carente, para os menos favorecidos, em razão da grandeza dessa torcida”.

“De maneira que nós temos a convicção que estamos no caminho certo. Foi essa diretoria de agora que saiu do zero para 7.300 fazendo obras. Esta diretoria que saiu de 7.300 para 20 mil. E certamente, em muito pouco tempo, vamos ter a notícia agradável de permitir que o clube atinja 35 mil, 40 mil, 50 mil, até os 60 mil espectadores que é a capacidade máxima”

Dívida do Cruzeiro com o Santa

“Nós temos um escritório de advocacia especializado na matéria. Essa escritório é aqui no Recife. Nós temos também profissionais do direito que operam junto à CBF, junto à Fifa. Então, o trabalho de busca desses recursos, não só do Raniel, que aliás surgiu na minha gestão, foi trazido das divisões de base para os profissionais na nossa gestão anterior”.

“Mas não só dele, mas de outros atletas que pertenceram ao Santa Cruz, foram feitas negociações e terminaram não sendo pagas pelos clubes para os quais os atletas foram transferidos”.

‘De forma que essa expectativa, a gente não pode ter ela para o imediato. Porque às vezes isso traz uma expectativa falsa e a gente não gosta de trabalhar assim”.

“Posso adiantar que recentemente nós recebemos um valor que diz respeito a relações trabalhistas nesse nível e foi um dos recursos que foi utilizado para fazer pagamento aos nossos atletas, administrativo e comissão”.

COMENTE

1 Comentário

  1. Severino P Muniz

    Nenhum trabalhador trabalha satisfeito, com garra, se não está tendo o seu contrato respeitado, principalmente, com o pagamento dos salários, por quem lhe contratou. Simples assim.
    Como torcedor, estou do lado dos jogadores.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING