conecte-se conosco
Com Bahia, Ceará e Sport, NE garante 3 acessos no Brasileirão Feminino e terá dois clubes na A1 Com Bahia, Ceará e Sport, NE garante 3 acessos no Brasileirão Feminino e terá dois clubes na A1

BABahiaCECearáPESportÚltimas

Com Bahia, Ceará e Sport, NE garante 3 acessos no Brasileirão Feminino e terá dois clubes na A1

Foto: Felipe Oliveira /EC Bahia

Publicados

em

Região volta a ter clubes na elite, enquanto Leão volta à A2

Depois de um ano de hiato, o Nordeste voltará a ter representação na elite do futebol feminino em 2023. Os clubes da região terminam a temporada com três acessos e seguem com Bahia e Ceará vivos na luta pelo título da Série A2.

Além da dupla, que vai disputar a Série A1 na próxima temporada, outro clube que garantiu o seu acesso foi o Sport, que alcançou a semifinal da Série A3 e estará na 2ª Divisão na próxima temporada. O clube foi eliminado do torneio neste domingo.

Os caminhos para os acessos de Bahia e Ceará

Ceará e Bahia largaram bem na disputa da Série A2. Na 1ª fase, disputada em quatro grupos de quatro times, o Ceará fechou com a 2ª melhor campanha, enquanto o Bahia foi o 3º melhor time do torneio.

As alvinegras somaram 14 pontos no grupo que também tinha Fortaleza, UDA-AL e Botafogo-PB. As tricolores, por sua vez, alcançaram os 13 pontos na disputa direta com Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama.

Depois, vieram os cruzamentos das quartas de final, já valendo o acesso. O Bahia enfrentou o Minas Brasília e venceu por 1×0 na Capital Federal, além de manter o 1×1 na Fonte Nova. O Ceará, por sua vez, venceu o JC-AM por 4×2 no Norte e 4×1 na Cidade Vozão.

Com Bahia, Ceará e Sport, NE garante 3 acessos no Brasileirão Feminino e terá dois clubes na A1
Foto: Felipe Oliveira /EC Bahia

Agora, os dois times seguem na disputa do título. As Mulheres de Aço enfrentam o Athletico-PR, com o jogo da volta em Salvador. Para as Meninas do Vozão, o rival será o Real Ariquemes-RO, que eliminou o Fortaleza no sábado. O 1º jogo terá mando alvinegro.

Esta é a 2ª edição com dois nordestinos nas semis da Série A2 do Brasileirão Feminino. Antes, Tiradentes-PI e Caucaia-CE tinham caído nesta fase, ainda na 1ª edição, em 2017. Mas naquele momento, só os finalistas garantiam o acesso à A1.

Assim, o Bahia volta para sua 3ª participação na elite. O Tricolor de Aço já tinha disputado a Série A1 em 2014 e em 2021. Para o Ceará, a A1 de 2023 será inédita na história do clube, enquanto o estado do Ceará encerra uma lacuna de seis anos sem time na elite.

E o Sport?

As leoas vinham de uma campanha muito ruim na Série A2 de 2021, decretando o 2º rebaixamento do futebol feminino do Sport em apenas três anos. Mas a reação foi rápida na edição inaugural da Série A3.

Com o torneio acontecendo inteiramente no mata-mata, as rubro-negras passaram por Náutico (1×1 e 3×0), Doce Mel-BA (1×0 e 1×1) e VF4-PB (2×0 e 2×2) para garantir o acesso de volta à 2ª Divisão.

Na disputa da semifinal, o Sport largou com uma derrota por 2×0 para o 3B, da Amazônia, e foi eliminado neste domingo, após um empate em 2×2. Os nortistas farão a final contra o Taubaté-SP, que eliminou o Vila Nova nas semis.

Nordestinas no Brasileirão 2023

  • A1: Bahia e Ceará
  • A2: Fortaleza, União Desportiva-AL, Botafogo-PB e Sport
  • A3: CEFA-MA + 9 campeões estaduais

História do Nordeste no Brasileirão A1

  • 2013 (6 clubes): Botafogo-PB, Caucaia-CE, São Francisco-BA, Tiradentes-PI, Viana-MA e Vitória-PE.
  • 2014 (7 clubes): Bahia, Caucaia, Náutico, São Francisco, Sport, Viana e Vitória-PE.
  • 2015 (6 clubes): Botafogo-PB, Caucaia, São Francisco, Tiradentes, Viana e Vitória-PE.
  • 2016 (6 clubes): Caucaia, São Francisco, Tiradentes, Viana, Vitória-BA e Vitória-PE.
  • 2017 (4 clubes): São Francisco, Sport, Vitória-BA e Vitória-PE.
  • 2018 (3 clubes): São Francisco, Sport e Vitória-PE.
  • 2019 (4 clubes): São Francisco, Sport, Vitória-BA e Vitória-PE.
  • 2020 (1 clube): Vitória-BA.
  • 2021 (1 clube): Bahia.
  • 2022 (0 clube).
  • 2023 (2 clubes): Bahia e Ceará.
Análises, informações, números e mais: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados