Connect with us
Ação do Náutico - Foto: Reprodução Ação do Náutico - Foto: Reprodução

NáuticoPESérie CÚltimas

Time da Barbie: Náutico assume “apelido” em ação contra o preconceito

Reprodução/Náutico

Published

on

Por muito tempo, o termo “time da Barbie” foi visto como algo preconceituoso sempre que associado ao Náutico. Usado pelos rivais como provocação, o Timbu resolveu assumir o “apelido”, antes usado como referência pejorativa à homossexualidade.

Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (20), o clube chamou a atenção pela ação e foi muito parabenizado pelos torcedores pela atitude. Confira abaixo:

Na publicação, o Timbu reforçou que é, sim o time da Barbie, mas também de “muitos mais gente”. Assim, o clube também fez referência a outra luta histórica, contra o racismo, ao afirmar que o “Náutico também é preto”.

Há menos de três anos, inclusive, o Náutico lançou um uniforme preto, em ação estrelada pelo ídolo Nílson Corrêa, que já foi alvo de ataques racistas dentro dos Aflitos. Nem assim, porém, a pauta passou sem enfrentar resistência no Conselho Deliberativo do Alvirrubro.

O clube já fez postagens contra homofobia e LGBTfobia, mas basicamente só em datas comemorativas das lutas dessa população. No vídeo, o Náutico também ressignifica outros temos usados pelos rivais, como “rato” e “kombi”.

Barbie

A provocação dos rivais com o uso do “apelido” referente à boneca sempre foi muito presente em estádios e nas redes sociais. Torcedores citavam a Barbie em uma referência pejorativa à homossexualidade, algo que reforça o ambiente hostil dos estádio aos públicos LGBTQIA+.

Mas a evolução de pautas sociais e de combate ao preconceito colocou essa prática em cheque, recebendo críticas de diversos grupos, tanto de torcedores do Náutico, quando de torcedores de Sport e Santa Cruz. Esta é a primeira vez que o próprio clube ressignifica o termo.

A ênfase no nome “Barbie” nesta quinta (20) também vem pelo lançamento do filme da boneca, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, ainda que o Náutico não tenha citado a obra na postagem. O longa envolve assuntos como feminismo, crise de identidade e autoaceitação.

Texto reproduzido no vídeo

Náutico time da Barbie? Barbie…?
Pode chamar assim que quiser
Somos muito mais que um “apelido”
Somos a Tropa do Rato
Somos o Timba!
E não para por aí, afinal…
O Náutico também é preto!
Juntado nossas Kombis batemos recordes dos estádios por aí
E isso nos dá…orgulho
Orgulho de ser Náutico!
Náutico o time da Barbie?
Sim!
Da Barbie e de muito mais gente

Ação do Náutico - Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

NÁUTICO CAMINHA PARA CLASSIFICAÇÃO SEM SUSTOS E BUSCA REFORÇOS PARA FASE DECISIVA DA SÉRIE C

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados