Caso o Timbu ganhe do Sport por dois gols de diferença, o Pernambucano será decidido nos pênaltis pela sétima vez
Se o Náutico ganhar do Sport por dois gols de diferença neste sábado, na Arena de Pernambuco, o Campeonato Pernambucano será decidido nos pênaltis pela sétima vez em toda a sua história, já que as equipes empatariam no placar agregado – o Rubro-negro venceu a ida por 2 x 0.
O Campeonato Pernambucano já foi decidido nos pênaltis em 1983, 2006, 2019, 2020, 2021, e 2022. Vale destacar que houve anos em que os clubes empataram no agregado, como na final de 1992 entre Sport e Náutico, mas os regulamentos específicos de cada ano impediram penalidades.
Se olharmos para a atual fórmula, vigente desde 2018, o Pernambucano foi decidido nos pênaltis em quatro oportunidades nesse recorte. Inclusive com duas entre Sport e Náutico, que fazem a final deste sábado. Relembre, ano a ano, as finais do Estadual que foram decididas nos pênaltis.
Final do Campeonato Pernambucano de 1983: Santa Cruz (tri-super) campeão
Santa Cruz e Náutico chegaram para a grande decisão do Campeonato Pernambucano de 1983, edição que para muitos é uma das maiores da história do torneio. E deu Tricolor nos pênaltis. Após 1 x 1 no tempo normal, a Cobra Coral ganhou por 6 x 5 nas penalidades, com o goleiro Luís Neto defendendo a cobrança do atacante Porto.
Assim, o Tricolor ficou com a taça e o tri supercampeonato pernambucano de 1983, em um Arruda com mais de 76 mil torcedores.
Final do Campeonato Pernambucano de 2006: Sport campeão
O Estadual voltou a ser decidido nos pênaltis em 2006, após um hiato de 23 anos. O Sport ganhou do Santa Cruz por 2 x 1 na ida, no Arruda, e já ensaiava o grito de ‘é campeão’ na volta, mas o Tricolor marcou aos 44 e fez a alegria coral na Ilha do Retiro, levando a decisão para os pênaltis após vitória por 1 x 0.
Nas penalidades, com erros de ambos os lados, o Santa Cruz teve o pênalti do título, mas o volante Lecheva parou no goleiro Gustavo. O Sport seguiu vivo na disputa e, após o arqueiro rubro-negro defender o pênalti de Neto, coube a Hamilton converter o derradeiro pênalti e dar o título ao Leão. A série terminou 5 x 4 a favor do time da Ilha do Retiro.
Final do Campeonato Pernambucano 2019: Sport campeão
13 anos depois, em 2019, o título voltaria a ser disputado nos pênaltis. E novamente com o Sport campeão. O Leão bateu o Náutico por 1 x 0 nos Aflitos, mas o Timbu ganhou por 2 x 1 na volta, na Ilha do Retiro, e forçou penalidades.
Nos pênaltis, porém, brilhou a estrela do goleiro Mailson, que pegou dois pênaltis e foi peça fundamental para o Sport ganhar a disputa por 4 x 3 nas penalidades e ficar com a taça.
Final do Campeonato Pernambucano 2020: Salgueiro campeão
Em 2020, após empates por 1 x 1 no Cornélio de Barros e 0 x 0 no Arruda, Santa Cruz e Salgueiro decidiram o campeonato nos pênaltis. E deu Carcará. O time do interior venceu o Tricolor por 4 x 3 e conquistou o seu primeiro título pernambucano, numa conquista histórica até hoje, já que é o único clube fora da capital a ser campeão.
Final do Campeonato Pernambucano 2021: Náutico campeão
Náutico e Sport voltaram a decidir um campeonato nos pênaltis em 2021. E deu Timbu. Após dois empates por 1 x 1, o Alvirrubro ganhou nas penalidades por 5 x 3 e foi campeão, quebrando um jejum de 53 anos sem vencer o rival em decisões.
Assim como em 2020, a final também foi sem público por conta da pandemia da covid-19. Os alvirrubros, portanto, não puderam comemorar o título conquistado nos Aflitos.
Final do Campeonato Pernambucano de 2022: Náutico campeão
O Retrô ganhou do Náutico por 1 x 0 nos Aflitos, na ida, mas o Timbu devolveu o placar na Arena de Pernambuco. Assim, a decisão foi para os pênaltis. E o Alvirrubro levou a melhor. Com o brilho do goleiro Lucas Perri, o Timbu ganhou por 4 x 2 e levou o bicampeonato após 20 anos.
0 comentários