conecte-se conosco

PESérie ASportÚltimas

Com pontas em baixa, técnico aposta em dobra entre laterais no Sport

No decorrer dos últimos dois jogos, Patric e Raul Prata atuaram juntos pelo lado direito

Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife

Publicados

em

Lucas Venuto, Bruninho, Maxwell, Philip, Rogério (estes dois dois últimos já saíram) foram alguns dos pontas do Sport que não corresponderam na Série A. E como forma de tentar solucionar esta lacuna no setor, agora, o técnico Jair Ventura vem apostando em dobras entre laterais na direita, ao menos no decorrer dos jogos, algo que fez pela primeira vez há duas rodadas e repetiu no jogo passado.

VEJA MAIS: Confira aqui outras notícias do Sport

Contra Coritiba e Grêmio, o técnico Jair Ventura acionou no segundo tempo o lateral-direito Raul Prata, adiantando Patric para a segunda linha, algo que o treinador afirmou que vem treinando.

LEIA: Raio X: 26ª rodada espreme seis clubes numa faixa de risco de três pontos contra o Z4

E, ao menos neste recorte, a aposta mostrou-se válida. Isso porque, com mais liberdade, Patric chega bem na frente – é o líder de assistências do time na Série A (5). Diante do Coxa, deu, nesta função, dois bons cruzamentos no segundo tempo para Dalberto, que não aproveitou. 

LEIA: Presidente da FPF garante Pernambucano 2021 com 13 datas

Já contra o Tricolor, foi a principal válvula do Leão a fim de desempatar o jogo na reta final da etapa complementar. No sistema defensivo, por sua vez, o Leão também sofreu pouco em ambos os cenários, com maior sustentação a partir de dois laterais no setor. 

Ouça a mais recente edição Raiz do Podcast 45 Minutos, que analisa as Séries A, B e C.

“Quando dobram dois da mesma posição jogando assim acho que ajuda porque só o lateral sabe o quanto é bom passar e o outro tocar a bola. Então essa dobradinha tem funcionado bem e conforme vamos entrosando vai saindo jogadas melhores. E na parte defensiva o time fica mais tático porque o lateral na linha da frente ajuda bastante quem está na linha de trás”, avaliou Raul Prata.  

Além dos cinco jogadores já citados e que não deram certo, o técnico Jair Ventura perdeu recentemente Leandro Barcia, que desempenhava a função e está fora da temporada, contundido. Por cinco jogos, aliás, da 6ª até a 11ª rodada, o volante Ricardinho chegou a jogar aberto no setor, mas logo depois voltou à posição de origem (pelo centro).

Atualmente, tem sido titulares Marquinhos, peça mais utilizada desde o início da Série A, e Mugni, versátil no meio que também joga bem quando acionado mais aberto. – mas a primeira opção quando precisa mexer é dobrar os laterais na função.

Veja desempenho dos pontas utilizados pelo Sport na Série A

Marquinhos

Jogos: 22 (19 como titular)
Gols: 3
Assistências: 0
– Status: titular

Barcia 

Jogos: 16 (10 como titular)
Gols: 3
Assistências: 0
– Status: era titular, mas está fora da temporada por lesão

Lucas Venuto

Jogos: 7 (2 como titular)
Gols: 0
Assistências: 0
– Status: reserva pouco utilizado

Maxwell 

Jogos:  4 (0 como titular)
Gols: 0 
Assistências: 0
– Status: não vem sendo relacionado

Bruninho

Jogos: 12 (1 como titular)
Gols: 0
Assistências: 0
– Status: não vem sendo relacionado

Rogério

Jogos: 7 (como titular)
Gols: 0
Assistências: 0
– Status: deixou a equipe

Philip

Jogos: 1 (0 como titular)
Gols: 0
Assistências: 0 
– Deixou a equipe

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados