conecte-se conosco
Elenco do Santa Cruz Elenco do Santa Cruz

PESanta CruzSérie DÚltimas

Santa Cruz completa 50 jogos na disputa da Série D; confira retrospecto histórico

Publicados

em

Em sua quinta participação na Série D, Santa Cruz conquistou apenas um acesso à Terceira Divisão; aproveitamento coral é inferior a 50% dos pontos

O confronto do último domingo pela segunda rodada da Série D, contra o Potiguar de Mossoró, marcou um número negativo para a trajetória do Santa Cruz. Para além da derrota por 2 a 1, de virada, contra o Alvirrubro, o Tricolor do Arruda alcançou a vexatória marca de 50 jogos disputados na Quarta Divisão em sua história.

A temporada 2023 é a quinta em que a Cobra Coral está afundado na última divisão nacional. A história do Santa Cruz na Série D começa no ano de 2009, em que foi criada a Quarta Divisão. Neste ano, o Tricolor foi desclassificado ainda na primeira fase, registrando a sua pior campanha até hoje, quando venceu apenas uma partida, diante do CSA, na estreia do certame, jogando no Rei Pelé.

No ano seguinte, a Cobra Coral conseguiu avançar para o mata-mata. Contudo, acabou eliminado pelo Guarany de Sobral, com uma vitória por 4 a 3 no Arruda e uma derrota por 2 a 0 no interior cearense. Em 2011, finalmente chegou o alívio. Na sua terceira temporada na Série D, o Santa Cruz fez a sua melhor campanha e garantiu o acesso e terminou o ano como vice-campeão, perdendo o título para o Tupi-MG.

Porém, 10 anos após a conquista do acesso e a retomada que o levou para a Série A, em 2016, o Santa Cruz voltou à Série D após mais um ciclo de queda livre, com rebaixamentos em cinco anos, sendo dois seguidos (para a B, em 2017, e para a Série C, em 2018).

Em 2022, com outro modelo de disputa, que garante ao menos 14 jogos para cada participante na primeira fase, a equipe começou muito mal com apenas um ponto em três jogos. Entretanto, com uma arrancada na reta final, conseguiu se recuperar e se classificar para a segunda fase, quando eliminou o Retrô, que figurava entre os favoritos ao acesso. Porém, na fase seguinte, caiu para o Tocantinópolis, que também perdeu a chance de conquistar a promoção nas quartas de final.

Com mais de 40 mil no Arruda, Santa Cruz desperdiça chances e empata com o Tocantinópolis
Foto: Evelyn Victoria/Santa Cruz Futebol Clube

Na atual temporada, o Santa Cruz fez apenas dois jogos e ocupa a quarta posição do Grupo A3, com três pontos ganhos. Dessa forma, o Tricolor do Arruda seguirá novamente em busca do acesso à Série C. Caso consiga figurar ao menos entre os quatro classificados da Terceira Divisão, a Cobra Coral fará ao menos mais 18 jogos em 2023, chegando ao emblemático número de 70 jogos na Quarta Divisão.

Ao todo, o retrospecto geral do Santa Cruz aponta um aproveitamento de 48,67% dos pontos na disputa da Série D. Em 50 jogos, o Tricolor do Arruda venceu apenas 19 vezes, empatou em 16 oportunidades e somou 15 derrotas.

A Cobra Coral volta a campo pela Série D neste domingo, às 16h, quando enfrentará o Campinense, no Arruda. A Raposa é a vice-líder da chave com quatro pontos. O time paraibano está dois pontos atrás do Sousa, que lidera com 100% de aproveitamento.

Blog de Cassio: Santa Cruz leva gol aos 51 minutos e perde do Potiguar em Mossoró pela Série D

Retrospecto do Santa Cruz na Série D

2023
2 jogos
1 vitória
1 derrota

2022
18 jogos
6 vitórias
6 empates
6 derrotas

2011
16 jogos
7 vitórias
6 empates
3 derrotas

2010
8 jogos
4 vitórias
2 empates
2 derrotas

2009
6 jogos
1 vitórias
2 empates
3 derrotas

Retrospecto geral

50 jogos
19 vitórias
16 empates
15 derrotas
48,67% de aproveitamento

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados