publicidade

Santa Cruz completa 50 jogos na disputa da Série D; confira retrospecto histórico

Série D, PE, Santa Cruz, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 15 de maio de 2023

Em sua quinta participação na Série D, Santa Cruz conquistou apenas um acesso à Terceira Divisão; aproveitamento coral é inferior a 50% dos pontos

O confronto do último domingo pela segunda rodada da Série D, contra o Potiguar de Mossoró, marcou um número negativo para a trajetória do Santa Cruz. Para além da derrota por 2 a 1, de virada, contra o Alvirrubro, o Tricolor do Arruda alcançou a vexatória marca de 50 jogos disputados na Quarta Divisão em sua história.

A temporada 2023 é a quinta em que a Cobra Coral está afundado na última divisão nacional. A história do Santa Cruz na Série D começa no ano de 2009, em que foi criada a Quarta Divisão. Neste ano, o Tricolor foi desclassificado ainda na primeira fase, registrando a sua pior campanha até hoje, quando venceu apenas uma partida, diante do CSA, na estreia do certame, jogando no Rei Pelé.

No ano seguinte, a Cobra Coral conseguiu avançar para o mata-mata. Contudo, acabou eliminado pelo Guarany de Sobral, com uma vitória por 4 a 3 no Arruda e uma derrota por 2 a 0 no interior cearense. Em 2011, finalmente chegou o alívio. Na sua terceira temporada na Série D, o Santa Cruz fez a sua melhor campanha e garantiu o acesso e terminou o ano como vice-campeão, perdendo o título para o Tupi-MG.


Porém, 10 anos após a conquista do acesso e a retomada que o levou para a Série A, em 2016, o Santa Cruz voltou à Série D após mais um ciclo de queda livre, com rebaixamentos em cinco anos, sendo dois seguidos (para a B, em 2017, e para a Série C, em 2018).

Em 2022, com outro modelo de disputa, que garante ao menos 14 jogos para cada participante na primeira fase, a equipe começou muito mal com apenas um ponto em três jogos. Entretanto, com uma arrancada na reta final, conseguiu se recuperar e se classificar para a segunda fase, quando eliminou o Retrô, que figurava entre os favoritos ao acesso. Porém, na fase seguinte, caiu para o Tocantinópolis, que também perdeu a chance de conquistar a promoção nas quartas de final.

Com mais de 40 mil no Arruda, Santa Cruz desperdiça chances e empata com o Tocantinópolis
Foto: Evelyn Victoria/Santa Cruz Futebol Clube

Na atual temporada, o Santa Cruz fez apenas dois jogos e ocupa a quarta posição do Grupo A3, com três pontos ganhos. Dessa forma, o Tricolor do Arruda seguirá novamente em busca do acesso à Série C. Caso consiga figurar ao menos entre os quatro classificados da Terceira Divisão, a Cobra Coral fará ao menos mais 18 jogos em 2023, chegando ao emblemático número de 70 jogos na Quarta Divisão.

Ao todo, o retrospecto geral do Santa Cruz aponta um aproveitamento de 48,67% dos pontos na disputa da Série D. Em 50 jogos, o Tricolor do Arruda venceu apenas 19 vezes, empatou em 16 oportunidades e somou 15 derrotas.

A Cobra Coral volta a campo pela Série D neste domingo, às 16h, quando enfrentará o Campinense, no Arruda. A Raposa é a vice-líder da chave com quatro pontos. O time paraibano está dois pontos atrás do Sousa, que lidera com 100% de aproveitamento.

Posts

Blog de Cassio: Santa Cruz leva gol aos 51 minutos e perde do Potiguar em Mossoró pela Série D

Retrospecto do Santa Cruz na Série D

2023
2 jogos
1 vitória
1 derrota

2022
18 jogos
6 vitórias
6 empates
6 derrotas

2011
16 jogos
7 vitórias
6 empates
3 derrotas

2010
8 jogos
4 vitórias
2 empates
2 derrotas

2009
6 jogos
1 vitórias
2 empates
3 derrotas

Retrospecto geral

50 jogos
19 vitórias
16 empates
15 derrotas
48,67% de aproveitamento

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING