conecte-se conosco

AnalistasBACampeonatosEstadosEstaduaisJuliana Lisboa

FBF lança Baiano de 2021 sem inclusão do feminino

Estadual feminino 2020 não tem data para acontecer

Em 2019, o Bahia foi o campeão do Baiano Feminino (Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia)

Publicados

em

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) lançou na quinta-feira (17) calendário com as datas do Campeonato Baiano de 2021. A competição será mais enxuta, começando no dia 21 de fevereiro e terminando em 23 de maio.

Mas uma competição estadual ficou de fora: o Baiano Feminino. E mais: nada sobre a edição de 2021 nem do ano vigente. O Baianão de 2020 ainda não ocorreu, já não tem tempo hábil para começar neste ano e sequer tem previsão de quando será realizada.

No dia 5 deste mês a CBF enviou um ofício às federações explicando que os estaduais femininos de 2020 deveriam ser concluídos até março de 2021 e que contava com a colaboração de todos os estados. Diferentemente do masculino, os estaduais no futebol feminino dão vagas para a Série A2 do Campeonato Brasileiro, por isso a importância da realização das edições todos os anos.

O Bahia, atual campeão baiano e semifinalista da Série A2 (única equipe nordestina garantida para a Série A1 em 2021, por enquanto) conseguiu vaga para a competição por conta do estadual.

Ofício enviado pela CBF em 5 de dezembro reforça a necessidade da realização dos estaduais femininos (Imagem: Reprodução)

O presidente da FBF, Ricardo Lima, confirmou recebimento do ofício mas lembrou que a federação realizou apenas duas competições em 2020. Ele explicou que o conselho técnico que se reuniu durante a semana tinha como objetivo estipular o calendário do Campeonato Baiano masculino.

“O conselho técnico de ontem foi para tratar apenas do Baiano série A, uma vez que temos obrigação por lei da publicação da tabela com antecedência de 60 dias antes do seu início. Se tratando do futebol feminino provavelmente não aconteça sua edição em 2020, e para 2021 o Deparamento de Competições da FBF ainda definirá o calendário”, disse em conversa exclusiva.

Procurada, a CBF disse que está em contato com as federações orientando para que os estaduais femininos aconteçam. De acordo com a assessoria de imprensa, por enquanto, “não há punição prevista porque se trata de um cenário novo” criado pela pandemia.

Ricardo Lima, inclusive, apontou a pandemia como principal causadora do problema, já que há a necessidade de testes RT-PCR para detecção do novo coronavírus em jogadoras e comissões técnicas antes das realizações das partidas. “O assunto está sendo tratado e quando definirmos anunciaremos.
Até porque já enviamos um cronograma e ele foi ultrapassado, uma vez que não conseguimos parcerias, principalmente para o modelo de testagem. Somos sabedores que os filiados não suportarão os elevados custos”, explicou.

Desde 2000, quando foi relançado, o Campeonato Baiano Feminino nunca foi interrompido, sendo o estadual feminino mais longevo do Brasil. No Nordeste, as federações de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e do Ceará garantiram a realização dos estaduais femininos. As entidades do Piauí, Sergipe, Maranhão e Alagoas não se pronunciaram.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados