conecte-se conosco

PESportÚltimas

Jair Ventura sofre reviravolta em um mês e vive maior jejum no Sport

Técnico vive o maior jejum de vitórias, além queda na Copa do Brasil; Nordestão está em risco

Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife

Publicados

em

Há cerca de um mês, o técnico Jair Ventura conquistava a improvável permanência do Sport na Série A com uma rodada de antecedência, contra o Atlético-MG. Exaltado, ali vivia o céu no clube, recebendo com justiça praticamente todos os méritos pelo objetivo alcançado. Logo em seguida, teve o contrato renovado e celebrado como uma unanimidade.

VEJA MAIS: Confira aqui outras notícias do Sport
VÍDEO: veja gol, pênalti defendido e melhores momentos da vitória do Confiança sobre o Sport

Quatro semanas depois, entretanto, o cenário é outro. Oposto. Ou, melhor, o mais adverso em termos de resultado desde que desembarcou na Ilha do Retiro, no fim de agosto do ano passado.

Isso porque, na atual temporada, contando apenas os jogos em que Jair Ventura esteve no banco de reservas (ou seja, excetuando Vera Cruz, Salgueiro e CRB), são seis jogos sem vitórias, o maior jejum do treinador, superando a sequência de cinco partidas de Flamengo a Atlético-MG no primeiro turno da última Série A, e de Ceará a São Paulo naquele returno.

Além disso, na Copa do Brasil, o Sport deu novo vexame ao cair na primeira fase para a Juazeirense. Já na Copa do Nordeste, está virtualmente eliminado, aparecendo com dois pontos em cinco partidas, na lanterna do grupo B, restando três partidas para o fim da primeira fase.

No total, aliás, a equipe tem apenas uma vitória (contra o Vera Cruz, em 25 de fevereiro) em nove jogos em 2021 – além de três empates, o que representa 22% de aproveitamento até aqui.

O cenário para Jair Ventura, porém, em grande parte desse recorte, foi de dificuldade. Punido na esfera nacional e internacional, o Sport só conseguiu regularizar a maioria das renovações (quatro) e dos reforços (três) na última sexta-feira.

Assim, na grande parte dos jogos o treinador foi obrigado a improvisar alguns jogadores e lançar outros jovens atletas, sem o entrosamento e a adaptação necessária, até pela falta de temporada para treinar. Algo alertado pelo técnico que, no entanto, assume a culpa pelo mau momento.

“Há menos de um mês estávamos comemorando uma permanência na Série A, que, com o rebaixamento do Sport, o prejuízo seria de R$ 68 milhões. E em menos de um mês a gente vem falar de pressão no treinador. Essa pressão vai existir sempre, existiu desde que fiz meu primeiro jogo, em 2010. E tem que ser dessa maneira, não interessa o que fizemos no passado. Hoje a gente já tem que ser cobrado, sim, pelos resultados e assumo isso com a maior naturalidade porque sou treinador e gosto de assumir a responsabilidade”, iniciou, antes de ponderar.

“Mas uma coisa eu tenho que falar. Se me perguntar se estamos com o mesmo time, não. Muitos jogadores ficaram sem jogar. Tem jogadores chegando? Teve a estreia de Maxwell, (teve) Toró que começou a primeira partida como titular. Então tem mais jogadores, Thiago Lopes que está aqui e vai estrear. Estamos numa situação de remontagem de elenco”, acrescentou Jair Ventura.

Apesar disso, entretanto, o treinador reconheceu que os resultados e o desempenho estão aquém do mínimo necessário. “Lógico que estão abaixo. A gente que trabalha no Sport, temos que vencer todos os jogos, quanto mais com esse início. Estão abaixo sim. Temos que melhorar e todos sabemos disso”, concluiu.

Atual sequência de jogos do Sport sem vencer na temporada com Jair

Sport 0 x 1 Confiança
Bahia 4 x 0 Sport
Sport 1 x 1 4 de Julho
Santa Cruz 1 x 1 Sport
Juazeirense 3 x 2 Sport
Sport 1 x 1 Sampaio Corrêa

Antigas maiores sequência de jogos do Sport sem vitórias com Jair

São Paulo 1 x 0 Sport
Santos 4 x 2 Sport
Sport 0 x 1 Atlético-GO
Sport 0 x 2 Vasco
Ceará 0 x 0 Sport

e

Atlético-MG 0 x 0 Sport
Red Bull Bragantino 2 x 0 Sport
Sport 3 x 5 Internacional
Sport 1 x 1 Botafogo
Flamengo 3 x 0 Sport

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados