conecte-se conosco

PESérie ASportÚltimas

Após denúncia no STJD, Sport emite nota: ‘Não há nada que implique penalidade’

Clube reiterou cumprimento ao regulamento da Série A; entenda o caso

Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife

Publicados

em

Depois da denúncia coletiva sofrida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da escalação do zagueiro Pedro Henrique, o departamento jurídico do Sport se pronunciou. Em breve nota divulgada na tarde deste sábado, o clube adotou um tom serene e reiterou obediência ao regulamento específico da Série A do Campeonato Brasileiro.

LEIA: Sport sofre denúncia no STJD por conta escalação do zagueiro Pedro Henrique
LEIA: Atlético-GO pede posição da CBF sobre Pedro Henrique, do Sport: ‘Todo mundo caladinho’
LEIA: Por escalação irregular de Pedro Henrique, Sport corre risco de perder até 17 pontos na Série A
LEIA: Presidente da FPF afirma que CBF não denunciará Sport no STJD por caso Pedro Henrique
LEIA: Departamento de futebol do Sport foi alertado pela CBF sobre inaptidão de Pedro Henrique

No fim da noite da última sexta-feira, nove clubes da competição (América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Grêmio, Juventude e Santos) apontaram irregularidade na condição de jogo de Pedro Henrique e pediram investigação ao STJD do caso.

Agora, o pedido de investigação será encaminhado à Procuradoria Geral, responsável por analisar e dar possível andamento do processo – se abre ou não o caso para avaliação do STJD.

O caso 

A denúncia dos clubes se baseia em Pedro Henrique ter chegado ao Sport depois de ter atuado em cinco jogos pelo Internacional e ter levado cartão amarelo em outras duas ocasiões (onde não saiu do banco de reservas) pelo clube gaúcho, o que configuraria sete presenças na súmula e o tornaria inapto a transferir-se para outro time (no caso, o Leão), já que o limite da Série A é seis, segundo o regulamento geral de competições da CBF.

Entretanto, há uma divergência em relação ao regulamento específico da Série A, que diz que presença na súmula leva em conta apenas as vezes em que o jogador, efetivamente, entrou em campo. Ou seja, desta forma, o zagueiro teria atuado, de fato, apenas em cinco oportunidades e poderia se transferir para o Sport, como ocorreu. 

Caso o STJD dê andamento à investigação e entenda o regulamente geral como o que prevalece, acusando a inaptidão de Pedro Henrique, o Sport perderia 17 pontos: três por partida em que o atleta foi utilizado (cinco vezes) e dois pontos pelos resultados conseguidos com ele em campo (dois empates, contra Athletico e Chapecoense).

Atualmente, o Rubro-negro é 18º colocado, com 23 pontos, dois abaixo do Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Na tarde deste sábado, recebe o Corinthians, na Arena de Pernambuco.

STJD se pronuncia de maneira oficial

Em comunicado na tarde deste sábado, o Tribunal se pronunciou sobre a denúncia recebida no site oficial do órgão. Confira, abaixo, a breve nota do STJD.

América, Atlético/GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Grêmio, Juventude e Santos se juntaram e ingressara no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol com Notícia de Infração contra o Sport por suposta escalação irregular do atleta Pedro Henrique, na Série A do Brasileiro. Os clubes pedem a denúncia e punição do clube de Recife por cinco infrações ao artigo 214 do CBJD, número de partida em que o atleta teria atuado em situação irregular. O pedido foi encaminhado por e-mail na noite desta sexta, dia 8, e encaminhado neste sábado para análise da Procuradoria da Justiça Desportiva.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados