Depois de cinco jogos de jejum dentro de casa, o Fortaleza fez o dever de casa e bateu o Grêmio por 1 a 0 na última quarta-feira, cujo resultado fez o Tricolor do Pici voltar ao G4 da Série A. Mas mais que isso. A vitória do time cearense o deixou com quase 80% de chance de classificação para a Libertadores. Precisamente, o número é de 78.7%, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), site especializado em estatísticas de futebol.
Possibilidade, para além dos resultados apresentados pelo futebol vistoso da equipe de Vojvoda, muito em parte influenciada pela classificação do Athletico Paranaense à final da Sul-Americana, em decisão brasileira contra o Red Bull Bragantino.
Outro fator determinante para a ampliação da faixa de classificação rumo à próxima edição do torneio continental é a final da própria Libertadores, que também acontece entre dois clubes brasileiros: Flamengo e Palmeiras. O que, portanto, viabilizaria passaporte para a Copa até o nono colocado da Série A.
Agora com 42 pontos conquistados, o Tricolor superou a campanha do ano passado no Brasileiro, quando ao final da competição, obteve 41 somados – pontuação que permitiu a equipe se salvar do rebaixamento a Segunda Divisão.
Na tabela, o Fortaleza ocupa a terceira posição, atrás apenas de Atlético-MG, líder absoluto, e Flamengo.
0 comentários