conecte-se conosco
Albertino dos Anjos, ex-diretor de futebol do Santa Cruz Albertino dos Anjos, ex-diretor de futebol do Santa Cruz

PESanta CruzÚltimas

Ex-diretor do Santa Cruz, Albertino dos Anjos confirma candidatura, mas questiona prazos do edital

Reprodução

Publicados

em

Com um pleito eleitoral marcado para o próximo dia 14, o Santa Cruz deve ter um bate-chapa triplo pelo mandato tampão para assumir a presidência do clube até o fim do próximo ano. Isso porque, além do ex-presidente Antônio Luiz Neto e do suplente de senador Waldemar Oliveira, o ex-diretor de futebol do clube, Albertino dos Anjos é mais um a definir sua candidatura. Ele, porém, questionou o calendário eleitoral que foi divulgado nesta segunda-feira

A definição pelo lançamento da candidatura de Albertino só foi definida nesta noite, em uma reunião com apoiadores do dirigente, que se prepara para a sua segunda disputa eleitoral dentro do Santa Cruz, após perder o pleito de 2017. Sua participação no pleito foi confirmada por ele mesmo, ao NE45.

“Vou (concorrer). Até então, está decidido. Estamos organizando para definir tudo até amanhã. Vamos precisar conversar dentro do conselho, porque temos vários votos lá, então temos que ver como vai se comportar o conselho”, afirmou Albertino.

Mas, mesmo dentro da disputa, o grupo de Albertino dos Anjos ainda trabalha para definir quem será o candidato a vice na chapa. “Tem dois nomes que a gente está decidindo quem vai ser o vice”.

Além da formação da chapa, Albertino também falou sobre a gestão do Santa Cruz, da qual ele já participou em três oportunidades, entre 1999 e 2021. “Eu não participei do futebol nessa gestão que Joaquim estava encabeçando, mas eu tenho experiência com o futebol em três passagens no clube e sei onde estão os erros que a gente tem que corrigir. Temos, na verdade, que fazer uma folha dentro do que se arrecada, não se pode fugir disso”.

O calendário eleitoral

Dentro do processo eleitoral do Santa Cruz, Albertino dos Anjos já confirmou que irá finalizar todos os procedimentos para poder inscrever sua chapa até a tarde desta terça-feira, no prazo que foi anunciado nesta segunda, por Marino Abreu, presidente do Conselho Deliberativo, que está à frente do clube de forma interina. Mas, ainda assim, ele questionou esse prazo

“Eu vou conversar ainda com o presidente do conselho para poder entender exatamente, porque eu acho que o calendário está errado (…) Na minha leitura, ele teria que chamar o conselho para ele decretar o formato da eleição e, só aí, estabelecer o prazo de oito dias para a eleição. Mas já se soltou hoje o edital com pouco mais de 24h para o registro de uma chapa e, com oito dias, abrir uma eleição sem mostrar ainda qual o formato da eleição, é um prazo muito curto. O estatuto é muito omisso para caso de eleição indireta”.

Albertino dos Anjos e o Santa Cruz

Albertino dos Anjos é uma figura conhecida da política do Santa Cruz. Ele foi diretor de futebol do clube em duas oportunidades: entre 1999 e 2000 e entre 2011 e 2012. Ele também participou da diretoria coral no ano passado, sendo diretor de relações institucionais até setembro.

Em 2017, ele foi candidato a presidente do Santa Cruz, mas acabou derrotado por Constantino Júnior, que era, inclusive, apoiado por Antônio Luiz Neto, provável adversário de Albertino nesta eleição. Em 2020, ele foi especulado como um dos possíveis candidatos pela chapa do ProSanta, mas acabou ficando apenas na gestão do futebol, sem cargo efetivo na chapa – ainda que participando da gestão.

A vacância da presidência do Santa Cruz

O presidente Joaquim Bezerra renunciou à presidência do clube no sábado. Na carta de renúncia, direcionada ao Conselho Deliberativo, o ex-mandatário alegou dois motivos principais.

Primeiro, os ataques pessoais sofridos por ele durante a sua gestão, e segundo os rumores de que o grupo Ser Educacional, do qual ele é funcionário, estaria interessado numa futura compra do Santa Cruz, em caso do clube se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Assim, como o vice-presidente e o presidente do conselho que haviam sido eleitos junto a Joaquim, André Frutuoso e Mário Godoy, também já haviam renunciado, a gestão do Santa Cruz passa, agora, às mãos de Marino Abreu, que assumiu o Conselho Deliberativo durante o ano passado.

Ele será o responsável por conduzir o novo pleito do clube. Assim, nesta segunda-feira, primeiro dia útil no cargo temporário, ele já convocou a nova eleição, que será realizada de forma indireta no início da próxima semana, no dia 14.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados