conecte-se conosco
Medalha e Troféu do Campeonato Pernambucano Medalha e Troféu do Campeonato Pernambucano

NáuticoPEPernambucanoSanta CruzSportÚltimas

Pernambucano tem calendário indefinido e chance de final em maio; veja os cenários

Marcelo Bandeira/FPF

Publicados

em

O Campeonato Pernambucano ainda não sabe quando terá seu campeão. Com Náutico e Sport envolvidos na Copa do Nordeste e Santa Cruz, Salgueiro e Retrô no aguardo, o Estadual vê cenários possíveis para terminar entre os dias 9 de abril e 4 de maio.

Esse grande intervalo de datas possíveis, pode diminuir se a FPF conseguir acertar algumas trocas de data com a CBF, mas dificilmente veremos a taça do Pernambucano ser levantada antes do início da Série B, por exemplo.

Ainda mais se considerarmos cenários com Náutico ou Sport chegando à final do Regional, o que pode fazer com que Santa Cruz, Salgueiro e Retrô tenham que esperar ainda mais para voltar a campo. No pior cenário, inclusive, a Fênix poderia ter um espaço de 28 dias sem jogo.

O que diz a FPF?

Em contato com a reportagem, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho foi direto ao afirmar que não há muito o que fazer, uma vez que a prioridade de datas, por lei, é da Copa do Nordeste.

“Nós temos uma ordem judicial que obriga a fazer os jogos da Copa do Nordeste, temos que fazer. Vamos fazer o Estadual quando houver data disponível na Copa do Nordeste. Passa pela CBF, passa pelos clubes, mas não há o que fazer, porque a CBF tem que dar as datas”.

Assim, ele confirmou que o Pernambucano poderá ter que esperar a o Nordestão terminar para voltar à disputa. Quanto aos cruzamentos com o Brasileiro, Evandro levantou a possibilidade de tentar trocar datas dos pernambucanos na Série B, em caso de choque de datas.

“O que nós podemos fazer é tentar adiar estreia no Brasileiro, vamos ver. Mas não tem o que fazer. Náutico e Sport jogam a semifinal, a gente espera que eles passem para a final e aí, depois da final, a gente faz o Estadual. Não tem nada que possa fazer”.

O calendário do Pernambucano

Todas as projeções abaixo foram feitas de acordo com os calendários atuais de Copa do Nordeste, Série B e Série D, considerando jogos para o Pernambucano às quartas-feiras e aos sábados, sempre projetando as partidas para as primeiras datas disponíveis.

A chave de Retrô, Salgueiro e Sport

Hoje, o Campeonato Pernambucano já tem três times classificados às semifinais. De um lado, Náutico e Santa Cruz vão se enfrentar nos Aflitos. Do outro, o Retrô espera o vencedor do jogo das quartas entre Sport e Salgueiro, na Ilha do Retiro.

Como o Leão já está na semifinal da Copa do Nordeste, a ser disputada neste fim de semana, o jogo contra o Carcará não deve acontecer antes da próxima quarta, dia 30. Sendo esse o caso, o Retrô, que já não joga desde o dia 16, provavelmente só voltaria a campo no dia 2 de abril. Um intervalo de 17 dias para a Fênix.

Mas isso só acontece se o Sport não for à final do Regional. Nesse caso, o clube estaria com foco total no Nordestão até 2 de abril. Assim, Sport e Salgueiro poderiam jogar no dia 6, quando o Carcará completaria 21 dias sem entrar em campo.

Nesse cenário, um avanço do Salgueiro facilita o caminho, com o finalista desse lado da chave saindo no dia 9, 24 dias depois do último jogo do Retrô. Mas um avanço do Sport pode complicar tudo, uma vez que o dia 9 também marca a estreia leonina na Série B.

Se o clube e a FPF não conseguirem trocar essa data, essa semifinal pode ser empurrada para o dia 13 de abril. Isso já significaria um intervalo de incríveis 28 dias desde a última partida do Retrô na primeira fase do Pernambucano.

A chave de Náutico e Santa Cruz

Do lado do Santa Cruz, a definição das quartas de final já veio. No último sábado, o Tricolor venceu o Caruaru City e garantiu a vaga na semifinal do Pernambucano. O adversário será o Náutico em jogo ainda sem data definida, nos Aflitos.

O cenário do Náutico não é muito diferente do que tem o Sport. Como há uma fase a menos para o Timbu passar no Pernambucano, o caminho até a final precisa de uma data a menos para ser encaixada.

Parando nas semis do Nordestão, o Timbu pode voltar o foco ao Pernambucano na próxima semana, fazendo o Clássico das Emoções decisivo já no dia 30, em um intervalo de 11 dias sem jogos para o Santa Cruz.

Mas se o Timbu for à final, a FPF terá que esperar para fazer a semifinal do Pernambucano no dia 6, quando o Tricolor já completa 18 dias sem entrar em campo.

As finais

Dificilmente veremos algum cenário no Pernambucano com definição dos finalistas antes do dia 2. Esse melhor cenário virá se Sport e Náutico caírem nas semis do Nordestão. Assim, a ida da decisão poderia ser no dia 6. Mas, como o dia 9, já marca a estreia de Sport e Náutico na Série B, o jogo de volta poderia ser empurrado para o dia 13, se um dos dois estiver na disputa.

Caso o Pernambucano veja apenas o Náutico chegar à final do Nordestão, os finalistas do Estadual devem ser definidos no dia 6, com as finais acontecendo nos dias 9 e 13 de abril, se não envolverem os times da Série B; ou 13 e 20 de abril, se Leão ou Timbu aparecer na decisão.

Se o Sport chegar à decisão da Copa do Nordeste, os cenários são ainda mais complexos para a FPF. Isso porque a data da semifinal do Pernambucano já cruzaria com a Série B.

Nesse cenário, uma semifinal entre Salgueiro e Retrô poderia acontecer no dia 9, com os jogos da final do Pernambucano em 13 e 16 de abril, caso a decisão seja contra o Santa Cruz; e 13 e 20 de abril, se contra o Náutico.

Mas, se o Sport for o adversário do Retrô na semi do Pernambucano, esta fase só viria no dia 13. Assim, uma decisão entre Santa Cruz e Retrô poderia acontecer em 16 e 20 de abril, mas, se Sport ou Náutico aparecessem na final, os jogos só teriam espaço nos dias 20 de abril e 4 de maio, já depois do início da Série D.

Assista à análise do 45 Minutos sobre o calendário do Pernambucano

Projeção das datas disponíveis para o Pernambucano

Se Náutico e Sport caírem nas semis

  • 30/03 – Semifinal – Náutico x Santa Cruz | Quartas – Sport x Salgueiro
  • 02/04 – Outra semifinal
  • 06/04 – 1ª final

Se Náutico cair nas semis e Sport for à final

  • 30/03 – Semifinal – Náutico x Santa Cruz
  • 06/04 – Quartas – Sport x Salgueiro
  • 09/04 – Outra semifinal (se não envolver o Sport)
    13/04 – Outra semifinal (se envolver o Sport)
  • 13, 16 ou 20/04 – 1ª final

Se Sport cair nas semis e Náutico for à final

  • 30/03 – Quartas – Sport x Salgueiro
  • 02/04 – Outra semifinal
  • 06/04 – Semifinal – Náutico x Santa Cruz
  • 09 ou 13/04 – 1ª final

Se Sport e Náutico forem à final

  • 06/04 – Semifinal – Náutico x Santa Cruz | Quartas – Sport x Salgueiro
  • 09/04 – Outra semifinal (se não envolver o Sport)
    13/04 – Outra semifinal (se envolver o Sport)
  • 13, 16 ou 20/04 – 1ª final

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados