publicidade

Guia da Série B para nordestinos: O raio-x dos clubes da Região com análise da temporada e equipes bases

Série B, AL, CE, Ceará, CRB, PE, Sport, Últimas

Por Rayane Domingos

Por Rayane Domingos

Postado dia 19 de abril de 2024

NE45 preparou um balanço dos três times que representarão a região

A Série B do Brasileirão 2024 vai começar nesta sexta-feira (19) com três partidas. Durante os próximos oito meses, 20 equipes irão disputar a Segundona em busca do título nacional. Em 2024, três times nordestinos estão nesta briga: CRB, Ceará e Sport.

Nesse cenário, o NE45 traça um raio-x do que se esperar de cada uma das equipes da região, analisando quem são os principais destaques dos times e quais os principais pontos das temporadas do Galo da Pajuçara, do Vozão e do Leão da Ilha até aqui. Confira abaixo:

Como chega o Sport na Série B?

Sport comemora o título do Pernambucano 2024 contra o Náutico na Arena de Pernambuco
Leão bateu na traves nas últimas duas Série B. Foto: Paulo Paiva/Sport

Depois de bater na trave nas edições de 2022 e 2023 da Série B, o Sport começou a temporada atual com um único objetivo: conseguir o acesso. E para isso, a diretoria Rubro-negra foi em busca de um nome diferente no mercado. Trata-se do argentino Mariano Soso, que terá a responsabilidade de guiar o Leão da Ilha nos próximos meses.


Até o momento, o treinador vem conseguindo entregar o que lhe foi proposto. No Campeonato Pernambucano, conquistou o título em cima do Náutico, sendo bicampeão. Fato que não acontecia há 17 anos. O troféu solidificou ainda mais o bom trabalho inicial.

Além do Estadual, o Sport avançou na Copa do Nordeste, e segue aguardando seu adversário na semifinal para buscar de mais um título na temporada. Outro ponto foi a Copa do Brasil, competição que vinha sendo traumática nos últimos anos. Depois de eliminar Trem-AM e Murici-AL, o Leão da Ilha encara o Atlético-MG, na terceira fase da competição.

Até o momento, o Sport acertou a chegada de 16 atletas. São eles: Caíque França, Thiago Couto, Luciano Castán, Riquelme, Dalbert, Pedro Vilhena, Fabricio Domínguez, Lucas Lima, Gustavo Coutinho, Zé Roberto, Romarinho, Arthur Caíke, Christian Ortíz, Chrystian Barletta e Pablo Dyego, além de Lucas Ramon, que pediu para deixar o clube recentemente.

O Leão da Ilha também acertou o retorno do zagueiro Chico, que estava emprestado ao Novorizontino, e foi um dos destaques da equipe no Campeonato Paulista. Outro ponto foi a permanência de nomes conhecidos, como o zagueiro Rafael Thyere, o lateral-esquerdo Felipinho, o volante Felipe, e o meia Alan Ruiz.

Juntando Estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, o Rubro-negro pernambucano soma 24 partidas, com 15 vitórias, seis empates e apenas três derrotas até o momento. Tendo marcado 42 gols, e sofrido 13.

Time base: Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Fabricio Domínguez e Alan Ruiz; Lucas Lima, Romarinho e Gustavo Coutinho.

Palpites do NE45 e Podcast45
Candidato ao acesso.

Como chega o Ceará?

Jogadores do Ceará comemoram gol de David Ricardo contra o Treze, em jogo pela Copa do Nordeste
Vozão é um dos favoritos ao acesso na Série B. Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Após a frustrante campanha na Série B do ano passado, que terminou em 11º lugar e bem longe do G-4, o Ceará chega nesta temporada com a diretoria reformulada e com uma mentalidade diferente. Mas o objetivo continua o mesmo da temporada anterior: conquistar o acesso para a Série A.

Apesar das instabilidades internas no clube, como o imbróglio judicial com Barletta, as dívidas com os outros jogadores e clubes e até o transfer ban da FIFA, a diretoria conseguiu contornar a situação para que não atingisse o elenco.

O início de temporada foi muito positivo e gerou ainda mais a expectativa dos torcedores com o desempenho do time a partir de agora, com o Brasileiro. Sob o comando do técnico Vagner Mancini, que teve tempo de trabalhar mais com o grupo, o Vozão conseguiu conquistar o Campeonato Cearense, após seis anos, e de forma invicta. A eliminação na Copa do Nordeste foi inesperada, mas nada que abalasse completamente o bom trabalho do treinador. 

Por conta da punição do transfer ban, o clube não conseguiu ainda registrar jogadores nesta janela de abril. O elenco é enxuto, mas tem peças de suma importância para o esquema tático de Mancini. O grande destaque vai para Erick Pulga, que é disparado o artilheiro da equipe com 9 gols. O atacante teve mais oportunidade e está fazendo um excelente início de temporada. Ao lado dele, destaca-se também os atacantes Aylon e Facundo Castro, além do goleiro Richard, que está substituindo bem Fernando Miguel, lesionado.

Nesse início de temporada, o Ceará conquistou bons números considerando as duas competições que disputou, Cearense e Nordestão. Ao total, foram 18 jogos, 8 vitórias, 8 empates e 2 derrotas, com 31 gols marcados e 6 levados.

Time-base: Richard; Raí Ramos, David Ricardo, Ramon Menezes e Matheus Bahia; Richardson, Castilho e Lourenço; Facundo Castro, Erick Pulga, Aylon.

Palpites do NE45 e Podcast45
Candidato ao acesso.

Como chega o CRB?

Elenco do CRB Alagoano - 2024
Galo de Campina chega com reforços na Série B. Foto: Francisco Cedrim/CRB

O CRB vai para o 9º ano consecutivo na Série B. No ano passado, o time vislumbrou a entrada no G-4, mas perdeu pontos importantes nos jogos mais decisivos e terminou em 9º lugar. E por mais um ano, o clube está com foco total na busca do acesso para a Série A.

O ambiente do time é tranquilo, todos estão fechados no projeto da diretoria. A exemplo do técnico Daniel Paulista e do centroavante Anselmo Ramon, que receberam boas propostas, mas optaram por permanecer no Galo de Campina.

A temporada teve início em janeiro e o time conseguiu se manter muito bem em todas as competições que disputou, mesclando entre titulares e reservas em algumas partidas. O Galo de Campina garantiu o tricampeonato do Alagoano, está nas semifinais do Nordestão e avançou para a terceira fase da Copa do Brasil.

O clube conseguiu manter os principais jogadores da temporada passada e contratou bons nomes no início da temporada. Na janela de abril, chegaram o experiente lateral Jorge (ex-Palmeiras), o atacante Getúlio (ex-Goiás) e o meia Raí (ex-Botafogo). O artilheiro Anselmo Ramon é a grande referência da equipe, com bons jogos e sendo decisivo quando o time precisa. Além dele, destacam-se: o goleiro Matheus Albino, o lateral Hereda e o atacante Léo Pereira.

Neste início de temporada, o CRB disputou bem três campeonatos e disputou 22 jogos, teve 14 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. Foram 31 gols marcados e 11 levados.

Time-base: Matheus Albino, Hereda, Fábio Alemão, Saimon e Willian Formiga; Falcão, Caio César, Gegê e Jorginho; Léo Pereira e Anselmo Ramon.

Palpites do NE45 e Podcast45
Pode brigar pelo acesso.

Posts

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Veja o Blog de Cassio Zirpoli

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING