conecte-se conosco
Vitória campeão da Série B 2023. Foto: Lucas Figueiredo/CBF Vitória campeão da Série B 2023. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

ALCECearáCRBPESérie BSportÚltimas

Guia da Série B para nordestinos: O raio-x dos clubes da Região com análise da temporada e equipes bases

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Publicados

em

NE45 preparou um balanço dos três times que representarão a região

A Série B do Brasileirão 2024 vai começar nesta sexta-feira (19) com três partidas. Durante os próximos oito meses, 20 equipes irão disputar a Segundona em busca do título nacional. Em 2024, três times nordestinos estão nesta briga: CRB, Ceará e Sport.

Nesse cenário, o NE45 traça um raio-x do que se esperar de cada uma das equipes da região, analisando quem são os principais destaques dos times e quais os principais pontos das temporadas do Galo da Pajuçara, do Vozão e do Leão da Ilha até aqui. Confira abaixo:

Como chega o Sport na Série B?

Sport comemora o título do Pernambucano 2024 contra o Náutico na Arena de Pernambuco
Leão bateu na traves nas últimas duas Série B. Foto: Paulo Paiva/Sport

Depois de bater na trave nas edições de 2022 e 2023 da Série B, o Sport começou a temporada atual com um único objetivo: conseguir o acesso. E para isso, a diretoria Rubro-negra foi em busca de um nome diferente no mercado. Trata-se do argentino Mariano Soso, que terá a responsabilidade de guiar o Leão da Ilha nos próximos meses.

Até o momento, o treinador vem conseguindo entregar o que lhe foi proposto. No Campeonato Pernambucano, conquistou o título em cima do Náutico, sendo bicampeão. Fato que não acontecia há 17 anos. O troféu solidificou ainda mais o bom trabalho inicial.

Além do Estadual, o Sport avançou na Copa do Nordeste, e segue aguardando seu adversário na semifinal para buscar de mais um título na temporada. Outro ponto foi a Copa do Brasil, competição que vinha sendo traumática nos últimos anos. Depois de eliminar Trem-AM e Murici-AL, o Leão da Ilha encara o Atlético-MG, na terceira fase da competição.

Até o momento, o Sport acertou a chegada de 16 atletas. São eles: Caíque França, Thiago Couto, Luciano Castán, Riquelme, Dalbert, Pedro Vilhena, Fabricio Domínguez, Lucas Lima, Gustavo Coutinho, Zé Roberto, Romarinho, Arthur Caíke, Christian Ortíz, Chrystian Barletta e Pablo Dyego, além de Lucas Ramon, que pediu para deixar o clube recentemente.

O Leão da Ilha também acertou o retorno do zagueiro Chico, que estava emprestado ao Novorizontino, e foi um dos destaques da equipe no Campeonato Paulista. Outro ponto foi a permanência de nomes conhecidos, como o zagueiro Rafael Thyere, o lateral-esquerdo Felipinho, o volante Felipe, e o meia Alan Ruiz.

Juntando Estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, o Rubro-negro pernambucano soma 24 partidas, com 15 vitórias, seis empates e apenas três derrotas até o momento. Tendo marcado 42 gols, e sofrido 13.

Time base: Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Fabricio Domínguez e Alan Ruiz; Lucas Lima, Romarinho e Gustavo Coutinho.

Palpites do NE45 e Podcast45
Candidato ao acesso.

Como chega o Ceará?

Jogadores do Ceará comemoram gol de David Ricardo contra o Treze, em jogo pela Copa do Nordeste
Vozão é um dos favoritos ao acesso na Série B. Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Após a frustrante campanha na Série B do ano passado, que terminou em 11º lugar e bem longe do G-4, o Ceará chega nesta temporada com a diretoria reformulada e com uma mentalidade diferente. Mas o objetivo continua o mesmo da temporada anterior: conquistar o acesso para a Série A.

Apesar das instabilidades internas no clube, como o imbróglio judicial com Barletta, as dívidas com os outros jogadores e clubes e até o transfer ban da FIFA, a diretoria conseguiu contornar a situação para que não atingisse o elenco.

O início de temporada foi muito positivo e gerou ainda mais a expectativa dos torcedores com o desempenho do time a partir de agora, com o Brasileiro. Sob o comando do técnico Vagner Mancini, que teve tempo de trabalhar mais com o grupo, o Vozão conseguiu conquistar o Campeonato Cearense, após seis anos, e de forma invicta. A eliminação na Copa do Nordeste foi inesperada, mas nada que abalasse completamente o bom trabalho do treinador. 

Por conta da punição do transfer ban, o clube não conseguiu ainda registrar jogadores nesta janela de abril. O elenco é enxuto, mas tem peças de suma importância para o esquema tático de Mancini. O grande destaque vai para Erick Pulga, que é disparado o artilheiro da equipe com 9 gols. O atacante teve mais oportunidade e está fazendo um excelente início de temporada. Ao lado dele, destaca-se também os atacantes Aylon e Facundo Castro, além do goleiro Richard, que está substituindo bem Fernando Miguel, lesionado.

Nesse início de temporada, o Ceará conquistou bons números considerando as duas competições que disputou, Cearense e Nordestão. Ao total, foram 18 jogos, 8 vitórias, 8 empates e 2 derrotas, com 31 gols marcados e 6 levados.

Time-base: Richard; Raí Ramos, David Ricardo, Ramon Menezes e Matheus Bahia; Richardson, Castilho e Lourenço; Facundo Castro, Erick Pulga, Aylon.

Palpites do NE45 e Podcast45
Candidato ao acesso.

Como chega o CRB?

Elenco do CRB Alagoano - 2024
Galo de Campina chega com reforços na Série B. Foto: Francisco Cedrim/CRB

O CRB vai para o 9º ano consecutivo na Série B. No ano passado, o time vislumbrou a entrada no G-4, mas perdeu pontos importantes nos jogos mais decisivos e terminou em 9º lugar. E por mais um ano, o clube está com foco total na busca do acesso para a Série A.

O ambiente do time é tranquilo, todos estão fechados no projeto da diretoria. A exemplo do técnico Daniel Paulista e do centroavante Anselmo Ramon, que receberam boas propostas, mas optaram por permanecer no Galo de Campina.

A temporada teve início em janeiro e o time conseguiu se manter muito bem em todas as competições que disputou, mesclando entre titulares e reservas em algumas partidas. O Galo de Campina garantiu o tricampeonato do Alagoano, está nas semifinais do Nordestão e avançou para a terceira fase da Copa do Brasil.

O clube conseguiu manter os principais jogadores da temporada passada e contratou bons nomes no início da temporada. Na janela de abril, chegaram o experiente lateral Jorge (ex-Palmeiras), o atacante Getúlio (ex-Goiás) e o meia Raí (ex-Botafogo). O artilheiro Anselmo Ramon é a grande referência da equipe, com bons jogos e sendo decisivo quando o time precisa. Além dele, destacam-se: o goleiro Matheus Albino, o lateral Hereda e o atacante Léo Pereira.

Neste início de temporada, o CRB disputou bem três campeonatos e disputou 22 jogos, teve 14 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. Foram 31 gols marcados e 11 levados.

Time-base: Matheus Albino, Hereda, Fábio Alemão, Saimon e Willian Formiga; Falcão, Caio César, Gegê e Jorginho; Léo Pereira e Anselmo Ramon.

Palpites do NE45 e Podcast45
Pode brigar pelo acesso.

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Veja o Blog de Cassio Zirpoli

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados