conecte-se conosco
Leston Júnior, técnico do Santa Cruz Leston Júnior, técnico do Santa Cruz

BAPESanta CruzSérie DÚltimas

Santa Cruz: Leston rechaça pressão sobre fase e confirma que Gilberto segue fora

Rafael Melo/SCFC

Publicados

em

O Santa Cruz se prepara para mais um jogo importante na Série D. Nesta quarta-feira, o Tricolor visita a Juazeirense, com os dois times precisando buscar sua 1ª vitória no campeonato. Apesar disso, o técnico Leston Júnior negou que haja um cenário de pressão no clube.

O treinador ainda falou sobre a semana de preparação para essa partida e confirmou que o volante Gilberto, capitão do Santa Cruz, não estará à disposição para o jogo.

A pressão no Santa Cruz

Apesar de estar há três jogos sem vitória e de só ter somado um ponto nas duas primeiras rodadas da Série D, o treinador Leston Júnior negou que haja um cenário de pressão no momento coral. Para ele, a 4ª Divisão não é um torneio de tiro curto.

“Eu não vejo cenário de pressionado. Afinal de contas, nós tivemos duas de 14 rodadas. Eu tenho escutado muitas pessoas falarem que a Série D é tiro curto, mas ela era tiro curto até 2019, quando era um grupo de quatro equipes e você fazia seis jogos, aí é tiro curto”.

Com isso, ele reforçou que a maior cobrança no elenco do Santa Cruz é interna.

“Pressão, no futebol, é algo corriqueiro. A gente está sempre trabalhando sob pressão, na necessidade do resultado. Não pode existir pressão maior do que a que nós exercemos em nós mesmos, em busca do objetivo, das metas que estipulamos quando nos propomos a vim para um projeto da magnitude que é reconduzir um clube desse tamanho à divisão acima”.

O time do Santa Cruz para o jogo

Sem confirmar a escalação ou as mudanças que fará para a partida, Leston Júnior confirmou que o Santa Cruz não conta com o volante Gilberto para o jogo. Mateus Anderson, por sua vez, está à disposição, mas também não deve aguentar o jogo todo.

“O Gilberto não está à disposição. Ele ainda se encontra em transição, não está mais no departamento médico, mas está em processo de transição. O Mateus Anderson é um atleta que voltou agora de uma reincidência de lesão. Não no sentido da mesma lesão, mas ele voltou a ficar um período sem jogar”.

Além do atacante, Leston também lembrou que Elyeser e Daniel Pereira estão à disposição do Santa Cruz. “Nós temos três atletas que não tivemos no último jogo. Nós tivemos à disposição o Daniel (Pereira), o Elyeser e o Matheus Anderson”.

As expectativas do Santa Cruz

Olhando para o jogo do Santa Cruz contra a Juazeirense, Leston ressaltou uma necessidade de evolução ofensiva, em relação ao time que foi derrotado para o ASA, há 10 dias.

“A principal mudança tem que ser traduzir volume em gol, porque se a gente for analisar o jogo do ASA, tivemos domínio do jogo, jogamos no campo do adversário, empurramos o ASA para trás, mas faltou efetividade para que a gente traduzisse isso em gol. Fazer outro jogo forte, como fizemos contra o ASA aqui, mas traduzindo em mais oportunidade de gol e em gol”.

Com isso, Leston Júnior passou expectativas otimistas para o jogo contra o time baiano.

“O que a gente espera é que, dentro do que a gente estudou do adversário, do que tem de entendimento do adversário, fazer um jogo forte para neutralizar o que eles têm de bom. E, também, aproveitar alguma deficiência que por ventura a gente tenha notado e mostrado aos atletas, para que a gente faça um jogo forte e consiga voltar com um grande resultado”.

Leia mais da coletiva do treinador do Santa Cruz

Pressão no Santa Cruz e expectativa para o jogo

“Eu vejo de uma forma natural e tenho sentido o grupo reagindo positivamente em relação a isso. O grupo reagiu na reapresentação após o jogo do ASA de uma forma muito forte, sabedor que poderia ter conquistado o resultado positivo naquele momento, mas em momento algum deixou abalar a confiança naquilo que a gente pode fazer para a sequência da competição”.

“A gente espera que consiga traduzir em 90 minutos aquilo que a gente preparou ao longo desses dias. Mas, fundamentalmente, com espírito, o sentimento forte da necessidade de buscar essa 1ª vitória para estar sempre figurando entre os quatro primeiros colocados, que são as equipes que vão se classificar”.

“Eu tenho dito muito isso para os atletas. Em uma competição de 14 jogos, é importante você estar sempre entre os primeiros colocados, porque isso acaba tendo um peso positivo para os jogos”.

“Tomara que a gente tenha felicidade de fazer um jogo forte naquilo que vai ser exigido. Porque, às vezes, o jogar bem está mais relacionado com a exigência, a necessidade do jogo, que com uma questão plástica, algo do tipo. Então tomara que a gente consiga responder bem nos 90 minutos e consigamos essa 1ª vitória na competição”.

Mateus Anderson

“É um atleta que está à disposição para parte do jogo, mas é um jogador importante que vai nos ajudar muito. Obviamente que vai ser relacionado para o jogo. Mas, quando for solicitado, vai nos ajudar muito, porque é um jogador com uma característica talvez única no elenco”.

“É um jogador muito agressivo, no sentido ofensivo, de estar sempre buscando, tendo ímpeto de gol. A gente vai procurar utilizá-lo na maior parte do tempo possível, dentro daquilo que a gente tem programado para ele”.

“A gente precisa entender que um atleta que tem duas lesões, mesmo que de ordens diferente, uma traumática, em função daquele episódio no início do Campeonato Pernambucano, e uma muscular na sequência, a gente precisa ter os devidos cuidados para ter o atleta não só pra o jogo de amanhã, mas para toda a sequência da competição”.

O que esperar da Juazeirense?

“O que a gente precisa fazer diferente, em relação ao jogo do ASA, por exemplo, é ser mais efetivo, ter um ímpeto de gol maior ou, nas oportunidades que tivermos, ser mais assertivo”.

“Em relação à Juazeirense, eu espero algo muito parecido com o padrão dela, quando joga lá. O uso de muita agressividade, muita bola longa em profundidade nas costas da defesa. Tendo no Clébson um jogador de muita mobilidade, no Deysinho, um atacante que infiltra muito, ataca muito, principalmente nas bolas do lado contrário. A gente espera dificuldades que são pertinentes de um enfrentamento de Série D”.

O que foi trabalhado nesses 10 dias?

“O que a gente mais trabalhou nesses 10 dias foi exatamente a questão da efetividade ofensiva. A gente procurou fortalecer muito, não só a ideia, que já está difundida, mas as ações. A gente estimulou muito, não só a construção, mas aspecto de finalização, do acabamento ofensivo, na proximidade da área do adversário”.

“Espero que isso tenha surtido efeito para que a equipe consiga ser mais eficaz, ofensivamente falando”.

“A postura da Juazeirense, obviamente que não tem nada a ver com a postura que teve contra o Palmeiras, porque é um jogo com uma conotação completamente diferente. Ali era um jogo eliminatório, onde o 1º jogo era fora de casa e eles vão definir a classificação deles em casa, que não será em Juazeiro, será em Londrina”.

“Então, é uma conotação diferente. Amanhã é um enfrentamento por uma competição de grupo, onde o adversário precisa vencer também. Eu espero uma Juazeirense agressiva e a gente procurou se preparar ao longo da semana para ter um time tão agressivo quanto, mas, ao mesmo tempo, ser uma equipe que consiga conter esse ímpeto ofensivo da Juazeirense em seus domínios”.

Mensagem para o torcedor do Santa Cruz

“Pelo carinho que eu tenho pelo clube e pelo torcedor, a mensagem que eu posso passar é a mensagem do campo. O torcedor do Santa Cruz está muito machucado, principalmente com a temporada de 2021, e a gente acaba sofrendo reflexos disso”.

“Quando a gente perde o jogo do ASA e parte da torcida fica revoltada, um sentimento que nós também tivemos interno, mas o da torcida acaba sendo maior, muito pela sequência, pelo que já vem de 2021′.

“Quando nós viemos para cá, viemos conscientes disso. Precisamos ter frieza, afinal de contas, nós somos os profissionais, precisamos ter esse equilíbrio. Mas o torcedor não, ele está no direito de se revoltar, principalmente quando perde, porque ele está muito machucado com a sequência do clube”.

“A mensagem que eu quero passar para o torcedor é a do campo. É responder bem amanhã, fazendo um grande jogo, conseguindo uma vitória, para que o torcedor se sinta representado. E, na sequência, o torcedor vai seguir fazendo a parte dele, sempre, pela paixão que ele tem por esse clube”.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados