Em jogo truncado, Fortaleza domina primeiro tempo, mas sofre com pressão do Ceará na segunda etapa e vê classificação garantida apenas no último lance
Um Clássico-Rei eletrizante. Em vantagem por vencer o primeiro jogo por 2 a 0, o Fortaleza conseguiu segurar a pressão do Ceará, especialmente no segundo tempo, para garantir a passagem às quartas de final da Copa do Brasil pela segunda temporada seguida.
O gol do jogo foi marcado pelo meia-atacante Vina, que ainda teve a última chance da partida, quando acertou o travessão do arqueiro Fernando Miguel, aos 52 minutos da segunda etapa.
Como fica?
Mesmo com a derrota por 1 a 0, o Fortaleza conseguiu garantir a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil e ameniza um pouco a pressão sob o técnico Juan Pablo Vojvoda. O sorteio para definir o adversário tricolor acontecerá no próximo dia 19.
Próximos compromissos
Os dois cearenses voltam a campo pela Série A do Campeonato Brasileiro no final de semana. O Vozão encara o Corinthians no sábado, às 21h, na Arena Castelão. Já o Tricolor Alencarino visita o Atlético-GO, em Goiânia, no domingo, às 18h.
O jogo – Ceará x Fortaleza
1º Tempo – Em jogo truncado, Leão do Pici é mais perigoso
Jogando em casa e precisando de dois gols para pelo menos levar a partida para os pênaltis, o Ceará entrou muito nervoso em campo e viu o Fortaleza ser mais efetivo nos primeiros minutos da etapa inicial. O Vozão ainda perdeu o lateral Victor Luís, que sentiu dores musculares e foi substituído por Bruno Pacheco aos 5 minutos.
Primeira grande chance da partida aconteceu aos 7 minutos. Romarinho foi acionado pela esquerda. O atacante entrou na área e bateu queimando a grama para uma excelente defesa de João Ricardo. Quatro minutos depois, Hércules e Pikachu tabelaram e o ala bateu para mais uma intervenção do arqueiro rubro-negro.
Fim de 1º tempo.#CSCxFEC – 0x0
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) July 13, 2022
📸 Felipe Santos / Ceará SC#CearáSC #Zenir #CopadoBrasil2022 pic.twitter.com/5g7BS9Amj8
Após os primeiros minutos, o Ceará conseguiu encaixar um pouco mais a marcação e neutralizar as subidas em contra-ataque do Tricolor. Contudo, o duelo no meio-campo tornou o jogo truncado e bastante faltoso. A prova é que nos 45 minutos iniciais, o árbitro Anderson Daronco marcou 23 infrações.
A primeira jogada perigosa do Ceará aconteceu aos 34. Mendoza foi lançado pela esquerda e tocou para trás para Lima. O meia ajeitou o corpo e bateu colocado da entrada da área para assustar Fernando Miguel.
Nos minutos finais, o Ceará ainda tentou chegar em bolas alçadas na área e lançamentos para a velocidade de Mendoza, porém, sem conseguir ser efetivo para abrir o placar.

2º Tempo – Ceará pressiona, mas não consegue reverter vantagem
Insatisfeito com o desempenho do time, Marquinhos Santos trouxe o Ceará com uma modificação logo no intervalo. Visando aumentar o poder ofensivo pelo alto, o treinador sacou Zé Roberto e acionou Cléber. Em campo, o Alvinegro voltou mais aceso e disposto a apertar o Fortaleza no seu próprio campo.
Se utilizando da estratégia de jogar por cima, o Ceará conseguiu criar duas boas chances antes dos 10 minutos. O gol alvinegro saiu aos 15. Richard Coelho alçou bola na área para Vina, que chegou em velocidade e subiu mais que a defesa tricolor para estufar as redes de Fernando Miguel e quebrar um jejum que durava mais de dois meses.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL! VINAAAAA! VAMOOOOO pic.twitter.com/D5J5XFBExN
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) July 14, 2022
Com gol, o Ceará passou a se expor ainda mais em busca do resultado, inclusive, alterando o esquema de jogo, quando O volante Richard Coelho saiu e foi acionado o atacante Iury Castilho. Por outro lado, o Fortaleza passou a explorar o contra-ataque em velocidade, especialmente, com Yago Pikachu pela direita e Romarinho na esquerda.
Nos minutos finais, o Ceará protagonizou um jogo de ataque contra a defesa do Leão do Pici. Completamente acuado dentro da sua área, o Fortaleza se segurou como deu e resistiu para garantir a vaga pelo segundo ano consecutivo nas quartas de final da Copa do Brasil. No último lance do jogo, Vina ainda acertou o travessão do goleiro Fernando Miguel.

Ficha do jogo
Ceará 1
João Ricardo; Nino Paraíba (Fernando Sobral), Messias, Luiz Otávio e Victor Luís (Bruno Pacheco); Richard Coelho (Iury Castilho), Richardson e Lima (Matheus Peixoto); Mendoza, Vina e Zé Roberto (Cléber). Técnico: Marquinhos Santos.
Fortaleza 0
Fernando Miguel; Ceballos, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Ronald (Felipe), Zé Welison, Hércules (Habraão) e Juninho Capixaba; Romarinho (Matheus Vargas) e Moisés (Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Local: Arena Castelão
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e Lucio Beiersdorf Flor (ambos do RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Gols: Vina aos 15/2ºT (Ceará)
Cartões amarelos: Vina e Richardson (Ceará); Romarinho, Felipe, Hércules, Yago Pikachu e Zé Welison (Fortaleza)
0 comentários