publicidade

Fortaleza resiste à pressão do Ceará e garante vaga nas quartas da Copa do Brasil

Copa do Brasil, CE, Ceará, Fortaleza, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 13 de julho de 2022

Em jogo truncado, Fortaleza domina primeiro tempo, mas sofre com pressão do Ceará na segunda etapa e vê classificação garantida apenas no último lance

Um Clássico-Rei eletrizante. Em vantagem por vencer o primeiro jogo por 2 a 0, o Fortaleza conseguiu segurar a pressão do Ceará, especialmente no segundo tempo, para garantir a passagem às quartas de final da Copa do Brasil pela segunda temporada seguida.

O gol do jogo foi marcado pelo meia-atacante Vina, que ainda teve a última chance da partida, quando acertou o travessão do arqueiro Fernando Miguel, aos 52 minutos da segunda etapa.

Como fica?

Mesmo com a derrota por 1 a 0, o Fortaleza conseguiu garantir a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil e ameniza um pouco a pressão sob o técnico Juan Pablo Vojvoda. O sorteio para definir o adversário tricolor acontecerá no próximo dia 19.


Próximos compromissos

Os dois cearenses voltam a campo pela Série A do Campeonato Brasileiro no final de semana. O Vozão encara o Corinthians no sábado, às 21h, na Arena Castelão. Já o Tricolor Alencarino visita o Atlético-GO, em Goiânia, no domingo, às 18h.

O jogo – Ceará x Fortaleza

1º Tempo – Em jogo truncado, Leão do Pici é mais perigoso

Jogando em casa e precisando de dois gols para pelo menos levar a partida para os pênaltis, o Ceará entrou muito nervoso em campo e viu o Fortaleza ser mais efetivo nos primeiros minutos da etapa inicial. O Vozão ainda perdeu o lateral Victor Luís, que sentiu dores musculares e foi substituído por Bruno Pacheco aos 5 minutos.

Primeira grande chance da partida aconteceu aos 7 minutos. Romarinho foi acionado pela esquerda. O atacante entrou na área e bateu queimando a grama para uma excelente defesa de João Ricardo. Quatro minutos depois, Hércules e Pikachu tabelaram e o ala bateu para mais uma intervenção do arqueiro rubro-negro.

Após os primeiros minutos, o Ceará conseguiu encaixar um pouco mais a marcação e neutralizar as subidas em contra-ataque do Tricolor. Contudo, o duelo no meio-campo tornou o jogo truncado e bastante faltoso. A prova é que nos 45 minutos iniciais, o árbitro Anderson Daronco marcou 23 infrações.

A primeira jogada perigosa do Ceará aconteceu aos 34. Mendoza foi lançado pela esquerda e tocou para trás para Lima. O meia ajeitou o corpo e bateu colocado da entrada da área para assustar Fernando Miguel.

Nos minutos finais, o Ceará ainda tentou chegar em bolas alçadas na área e lançamentos para a velocidade de Mendoza, porém, sem conseguir ser efetivo para abrir o placar.

Ceará x Fortaleza - Hércules e Bruno Pacheco
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

2º Tempo – Ceará pressiona, mas não consegue reverter vantagem

Insatisfeito com o desempenho do time, Marquinhos Santos trouxe o Ceará com uma modificação logo no intervalo. Visando aumentar o poder ofensivo pelo alto, o treinador sacou Zé Roberto e acionou Cléber. Em campo, o Alvinegro voltou mais aceso e disposto a apertar o Fortaleza no seu próprio campo.

Se utilizando da estratégia de jogar por cima, o Ceará conseguiu criar duas boas chances antes dos 10 minutos. O gol alvinegro saiu aos 15. Richard Coelho alçou bola na área para Vina, que chegou em velocidade e subiu mais que a defesa tricolor para estufar as redes de Fernando Miguel e quebrar um jejum que durava mais de dois meses.

Com gol, o Ceará passou a se expor ainda mais em busca do resultado, inclusive, alterando o esquema de jogo, quando O volante Richard Coelho saiu e foi acionado o atacante Iury Castilho. Por outro lado, o Fortaleza passou a explorar o contra-ataque em velocidade, especialmente, com Yago Pikachu pela direita e Romarinho na esquerda.

Nos minutos finais, o Ceará protagonizou um jogo de ataque contra a defesa do Leão do Pici. Completamente acuado dentro da sua área, o Fortaleza se segurou como deu e resistiu para garantir a vaga pelo segundo ano consecutivo nas quartas de final da Copa do Brasil. No último lance do jogo, Vina ainda acertou o travessão do goleiro Fernando Miguel.

Vina - Ceará x Fortaleza
Foto: Stephan Eilert/Ceará

Ficha do jogo

Ceará 1
João Ricardo; Nino Paraíba (Fernando Sobral), Messias, Luiz Otávio e Victor Luís (Bruno Pacheco); Richard Coelho (Iury Castilho), Richardson e Lima (Matheus Peixoto); Mendoza, Vina e Zé Roberto (Cléber). Técnico: Marquinhos Santos.

Fortaleza 0
Fernando Miguel; Ceballos, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Ronald (Felipe), Zé Welison, Hércules (Habraão) e Juninho Capixaba; Romarinho (Matheus Vargas) e Moisés (Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Local: Arena Castelão
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e Lucio Beiersdorf Flor (ambos do RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Gols: Vina aos 15/2ºT (Ceará)
Cartões amarelos: Vina e Richardson (Ceará); Romarinho, Felipe, Hércules, Yago Pikachu e Zé Welison (Fortaleza)

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING