conecte-se conosco
Ceará perde Ceará perde

CECearáSérie AÚltimas

Ceará é derrotado pelo Palmeiras e perde invencibilidade de 7 jogos em casa na Série A

Foto: Stephan Eilert/Ceará SC

Publicados

em

Derrota põe fim à invencibilidade de sete jogos do Ceará atuando na Arena Castelão pela Série A

Em jogo movimentado na Arena Castelão, o Ceará acabou derrotado pelo Palmeiras na estreia do returno na Série A. Após um primeiro tempo ruim, o Vovô acabou descendo para os vestiários com uma desvantagem de dois gols, que foram marcados por Dudu e pelo centroavante Flaco López.

Na segunda etapa, o Alvinegro até se colocou mais à frente em busca do empate, mas ficou com um jogador a menos com três minutos de jogo e precisou resistir ao ímpeto palestrino. Os alencarinos ainda diminuíram com Mendoza e pressionaram nos minutos finais, porém não conseguiram evitar a derrota em casa.

Como fica?

Com o resultado, o Ceará segue na 13ª posição do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos em 20 jogos. O Vozão ainda pode cair uma posição na tabela caso o América-MG vença o Avaí, em casa, neste domingo, às 18h.

Próximos jogos

O Ceará volta a campo já na próxima quarta-feira, mas dessa vez pela Copa Sul-Americana, quando enfrenta o São Paulo, fora de casa, às 19h15, em confronto válido pelas quartas de final.

Pelo Brasileirão, o Vovô tem o Botafogo, novamente fora de casa, pela 21ª rodada, como próximo compromisso. A partida será disputada no Estádio Nilton Santos, no sábado, às 16h30.

O jogo – Ceará x Palmeiras

1º tempo – Ceará vacila e Palmeiras abre boa vantagem

O primeiro tempo do confronto entre Ceará e Palmeiras, na Arena Castelão, mostrou um Vozão operando em uma rotação abaixo do que vinha mostrando na boa sequência em casa nos últimos jogos. Nos minutos iniciais, o Alvinegro até começou apertando o Verdão na marcação e tentando anular peças como os meias Raphael Veiga e o lateral Marcos Rocha, que sofria com a pressão do atacante Mendoza.

Contudo, a partir da segunda metade da etapa inicial, o jogo mudou de figura. Após a partida ficar parada por quatro minutos para o atendimento ao goleiro Weverton, o técnico Abel Ferreira reposicionou sua equipe e fez com que o talento individual dos palestrinos passasse a fazer a diferença.

Assim, aos 31 minutos, Dudu e Gustavo Scarpa tabelaram do lado direito e a bola sobrou para o meia arriscar da entrada da área para boa defesa de João Ricardo. Porém, a zaga alencarina não acompanhou e o camisa 7 do Verdão entrou sozinho, cara a cara com o goleiro para completar para as redes no rebote.

Após ficar em desvantagem, o Ceará até tentou sair um pouco mais, porém acabou sendo contido pela boa marcação palmeirense, que não deixava espaços para o meia Vina trabalhar.

Dessa forma, aos 45, o Palmeiras chegou ao segundo gol. Gustavo Scarpa aproveitou o espaço dado pelo volante Rodrigo Lindoso, que estava lesionado e esperando para ser sacado e recebeu livre no meio-campo. O camisa 14 enfiou a bola rasgando a defesa do Ceará e encontrou Flaco López, que avançou livre e bateu na saída de João Ricardo para ampliar o placar.

Nos acréscimos, o Ceará ainda reclamou de pênalti, quando em jogada na área, o zagueiro Gustavo Gómez empurrou o atacante Mendoza. Na ocasião, o árbitro Anderson Daronco considerou o lance normal e não houve interferência do árbitro de vídeo.

Ceará x Palmeiras
Foto: Stephan Eilert/Ceará

2º tempo – Ceará fica com um a menos e Palmeiras administra vitória

Na volta para a segunda etapa, o Ceará acionou o recém-contratado Guilherme Castilho na vaga do meia Lima para buscar imprimir um ritmo de jogo mais forte com o intuito de pressionar o Palmeiras.

Entretanto, logo a ideia do técnico Marquinhos Santos foi por água abaixo, quando aos três minutos, Richardson foi expulso ao evitar, com falta, que Dudu saísse cara a cara com o goleiro João Ricardo.

Com dois gols de vantagem e um jogador a mais, o Palmeiras passou a administrar a vantagem, controlando o desgaste e pensando já no jogo da Libertadores. O técnico do Ceará, por sua vez, deu sua última cartada ao sacar o atacante Cléber e acionar Jhon Vásquez para dar velocidade ao setor ofensivo.

Apesar da alteração alencarina, quem continuou mais perigoso foi o Palmeiras, que teve boas chances com Gustavo Scarpa e até mesmo um gol anulado por impedimento do zagueiro Murilo.

Aos 34, o Ceará conseguiu em sua primeira estocada chegar ao gol. Após jogada na área, o meia Vina foi derrubado na área e o árbitro Anderson Daronco marcou o pênalti. Na cobrança, Mendoza deslocou o goleiro Weverton e diminuiu o prejuízo para o Vozão.

Depois do gol, mesmo com um jogador a menos, o Alvinegro passou a pressionar o Palmeiras no seu campo de defesa. Empurrado pela torcida, o Vovô ainda conseguiu uma grande chance, quando Jhon Vásquez desarmou Weverton, mas não conseguiu finalizar. Assim, diante do líder do campeonato, os cearenses perderam a sua longa invencibilidade em casa na Série A.

Ficha do jogo

Ceará 1
João Ricardo; Michel Macedo (Nino Paraíba), Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco (Victor Luís); Richardson, Rodrigo Lindoso (Diego Rigonato) e Vina; Lima (Guilherme Castilho), Mendoza e Cléber (Jhon Vásquez). Técnico: Marquinhos Santos.

Palmeiras 2
Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murillo e Piquerez (Vanderlan); Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga (Gabriel Menino); Dudu (Breno Lopes), Gustavo Scarpa e Flaco López (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira.

Local: Arena Castelão
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ)
Gols: Dudu aos 31/1ºT, Flaco López aos 45/1ºT (Palmeiras), Mendoza aos 34/2ºT (Ceará)
Cartões amarelos: Vina, Guilherme Castilho, Bruno Pacheco (Ceará); Marcos Rocha, Piquerez (Palmeiras)
Cartão vermelho: Richardson (Ceará)

Análises, informações, números e mais: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados