publicidade

Em jogo emocionante, Fortaleza e Ceará empatam no primeiro Clássico-Rei de 2024

Cearense, CE, Ceará, Fortaleza, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 17 de fevereiro de 2024

Ceará abriu vantagem de dois gols na etapa inicial, mas viu o Fortaleza buscar a virada após alterações de Vojvoda; Saulo Mineiro empatou no último lance

O primeiro embate entre Fortaleza e Ceará na temporada teve todos os componentes de um grande Clássico-Rei. Em jogo quente e com direito a expulsões ainda na primeira etapa, o Leão do Pici até saiu perdendo por dois gols de diferença, mas fez um grande segundo tempo e buscou a virada com gols de Tinga, Kauan e Machuca. Contudo, no último lance, viu o Vozão empatar em cobrança de penalidade com Saulo Mineiro.

Com o resultado, as duas equipes mantiveram a liderança dos seus respectivos grupos no Estadual e, dessa forma, garantiram a classificação direta às semifinais do Campeonato Cearense.

O jogo – Fortaleza x Ceará

Mesmo jogando como visitante foi o Ceará quem deu as cartas na primeira etapa do Clássico-Rei na Arena Castelão. Com uma estratégia de se defender em blocos mais baixos, o Vozão investiu na marcação forte para neutralizar o ataque do Fortaleza e sair no contra-ataque em velocidade, especialmente com Erick Pulga e Facundo Castro.


Assim, as principais chances das duas equipes saíram em bolas alçadas na área. E foi assim que saiu o primeiro gol do Vozão. Aos 19, após cobrança de escanteio de Guilherme Castilho, Matheus Felipe subiu mais que a defesa do Fortaleza e acertou uma cabeçada forte e sem chances para João Ricardo para estufar as redes.

A resposta do Fortaleza aconteceu sete minutos depois, quando em cobrança de falta pela esquerda, Escobar levantou bola na segunda trave e encontrou Tinga livre. Porém, o lateral tricolor acertou apenas a trave do goleiro Fernando Miguel.

Na reta final da primeira etapa, o Ceará ainda ampliou o placar em bela jogada trabalhada. De pé em pé, o Vozão saiu tocando da defesa e a bola se apresentou para Guilherme Castilho na direita. O volante levantou a bola na segunda trave e encontrou Aylou que, novamente de cabeça, marcou o segundo.

As duas equipes voltaram do intervalo com modificações para recompor suas defesas, uma vez que Brítez e Matheus Felipe foram expulsos em confusão nos acréscimos. Assim, com mais espaço em campo, o Leão do Pici tentou abafar o Ceará no seu próprio campo para buscar o gol.

E a estratégia de Vojvoda se mostrou frutífera, especialmente a partir das suas modificações. Aos 17, o Leão começou a sua remontada a partir dos pés do capitão Tinga. Em mais uma bola parada, Lucero arriscou para defesa parcial do goleiro Fernando Miguel, que ainda tocou na trave. Na sobra, o camisa 2 empurrou para as redes para diminuir o placar.

Sete minutos depois, o Fortaleza chegou ao empate. Após cobrança de escanteio, a defesa do Ceará afastou e a bola se apresentou para o volante Kauan, que matou no peito e arriscou um chutaço no ângulo de Fernando Miguel.

Mas a reação do Leão do Pici não pararia por aí. Acionado no intervalo, Machuca recebeu bola pela direita, fez grande jogada individual, passou por três marcadores e bateu. A bola tocou no pé do zagueiro Lucas Ribeiro e tirou o arqueiro do Vozão da jogada para morrer nas redes e decretar a virada tricolor.

Nos minutos finais, o técnico do Ceará, Vágner Mancini colocou o time mais para cima, atuando com uma linha de quatro atacantes para buscar o empate. Dessa forma, no último lance do jogo, o árbitro Rodrigues Júnior marcou uma penalidade após Yago Pikachu colocar o braço na bola. Na cobrança, Saulo Mineiro bateu e empatou para definir o placar do clássico.

Posts

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Próximos jogos

Agora, o Fortaleza já volta seus esforços para a disputa da Copa do Nordeste, onde voltará a campo já na quarta-feira, às 21h, quando enfrenta o Sport, na Arena de Pernambuco, pela quarta rodada. O Ceará, por sua vez, terá dez dias de preparação até voltar a campo, uma vez que só terá compromissos no próximo dia 28, diante do ABC, na Arena Castelão.

Ficha do jogo

Fortaleza 3
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Escobar; Zé Welison, Pochettino (Kuscevic) e Kervin Andrade (Kauan); Yago Pikachu, Moisés (Machuca) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Ceará 3
Fernando Miguel; Raí Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson (Janderson), Guilherme Castilho (Jean Irmer) e Jorge Recalde (Facundo Barceló); Facundo Castro (Saulo Mineiro), Erick Pulga e Aylon (Lucas Ribeiro). Técnico: Vágner Mancini.

Local: Arena Castelão
Árbitro: Raimundo Rodrigues de Oliveira Júnior
Assistentes: Naílton Júnior de Sousa Oliveira (FIFA) e José Moracy de Sousa e Silva 
Gols: Matheus Felipe aos 19/1ºT e Aylon aos 39/1ºT (Ceará), Tinga aos 17/2ºT, Kauan aos 24/2ºT e Machuca aos 30/2ºT (Fortaleza) e Saulo Mineiro aos 53/2ºT (Ceará)
Cartões amarelos: Kervin Andrade, Lucas Sasha, Kuscevic, Machuca (Fortaleza); Aylon, Erick Pulga (Ceará)
Cartões vermelhos: Brítez, Yago Pikachu (Fortaleza); Matheus Felipe (Ceará)
Público: 47.199 torcedores
Renda: R$ 1.272.646,00

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING