Connect with us
Prefeito do Recife, João Campos, com bolas de Vôlei de Praia antes de circuitos no Recife em 2024 Prefeito do Recife, João Campos, com bolas de Vôlei de Praia antes de circuitos no Recife em 2024

Mais EsportesPEÚltimas

Com Recife “consolidado no circuito esportivo”, prefeito João Campos comemora ampliação dos eventos na cidade

Rodolfo Loepert/ PCR

Published

on

Cidade receberá tênis e vôlei de praia em março

Nos últimos anos, a cidade do Recife voltou com força ao calendário esportivo nacional e já tem mais compromissos importantes em março. Essa ampliação faz parte de um projeto, que foi comentado pelo prefeito João Campos (PSB), nesta quarta-feira (28), tratando da “consolidação” da cidade no cenário do esporte.

Neste mês de março, mais três eventos desembarcam na capital pernambucana: o Recife Open, torneio de tênis do circuito da ITF (o maior na cidade desde 2011); e etapas seguidas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e do Beach Pro Tour (Circuito Mundial), em um nível que não chegava em Pernambuco há mais de uma década.

João comentou sobre esse retorno do vôlei de praia. “Na última década, não teve uma grande competição de vôlei de praia no Recife. Eu lembro quando tinha aquela arena montada nos fins de semana de competição. Nos últimos dez anos não houve, provavelmente há 14 anos foi a última competição na Praia do Pina. Estamos falando de 416 atletas”.

Ele reforçou, porém, que os reflexos vão além da esfera esportiva. “Consolidar o Recife nesse roteiro gera visibilidade para a cidade e oportunidade de emprego e renda. 90% dos serviços contratados serão daqui. A gente tem uma estimativa que, por dia, serão de 1.000 a 1.500 pessoas trabalhando para acontecer o evento e devem passar de 100 a 150 mil pessoas ao longo dos dias de competição. Isso vai ter um aquecimento no mercado de turismo e hoteleiro. Vai ter um retorno de imagem e receita para a cidade”.

Sobre a imagem, ele continuou: “Estamos colocando o Recife no lugar que ele merece. A primeira etapa é aqui, depois tem Saquarema e depois vai para fora do Brasil (China). A gente está falando de um campeonato que as etapas passarão mundo afora e isso mostra que o Recife tem se consolidado”.

Os eventos esportivos e a prática esportiva

Além disso, o prefeito também apontou a realização desses eventos como um atrativo para que jovens entrem no esporte. “Depois dessas competições, há um incremento de jovens e crianças na busca da prática dessa atividade em escolinhas, em clubes, que saem fortalecidos. Isso é muito importante”.

Ele também viu um incentivo à prática de atividades físicas de forma mais geral. “A gente fala cada vez mais para as pessoas praticarem exercício, mas quanto mais a gente faz isso, está incentivando as pessoas a cuidarem da saúde e praticarem uma atividade física”.

O secretário de esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, endossou o discurso, relatando um aumento de 40% nas escolinhas de vôlei do Geraldão após a disputa do Sul-Americano de Seleções, no ano passado. Dessa vez, as escolinhas estarão dentro dos eventos de vôlei de praia.

“A gente vai fazer as oficinas com as escolinhas do Geraldão, na própria arena do Pina. Vai aproveitar a mesma dependência dos atletas olímpicos, dos atletas de renome mundial para atender 150 crianças de projetos sociais da Prefeitura, de projetos parceiros, para que eles possam estar participando de oficinas, vivenciando o dia a dia com atletas olímpicos. Vai ser um momento extremamente importante para que a gente tenha a criançada vivenciando essa etapa do Mundial”.

Rodrigo Coutinho também confirmou que 98% dos ingressos serão gratuitos, mas ainda não confirmou como será feita a retirada das entradas algo que deve ser anunciado nos próximos dias. No tênis, o Recife Open também terá entradas gratuitas, sem necessidade de reserva.

O Recife consolidado no esporte

Nesse cenário, João Campos tratou essa amplitude esportiva como algo estratégico. “Tudo isso trata de uma estratégia contínua de atração de competições nacionais e internacionais. A continuidade é algo importantíssimo, quando a gente tem uma estratégia contínua a gente consolida isso com a cidade. É o Sul-Americano de Vôlei em um ano, no outro traz essas duas competições e isso gera impacto não só no esporte, mas também na economia da cidade”.

E, na visão do prefeito, a chegada dos dois torneios do vôlei de praia reforçam esse papel. “É o desejo da cidade de trazer esses dois circuitos para cá depois de uma consolidação no circuito nacional do esporte”.

De 2022 para cá, o Recife já foi palco de grandes eventos em basquete (AmeriCup 2022), natação (Troféu José Finkel 2022 e Troféu Brasil 2023), vôlei (Supercopa Masculina 2022 e Sul-Americano de Seleções 2023), e-sports (final do CBLOL 2023), entre outros.

A expectativa é que a próxima confirmação também seja no vôlei, com a cidade despontando como favorita a receber as finais da Superliga Feminina e Masculina, em 21 e 28 de abril, respectivamente.

Grandes eventos esportivos em Pernambuco em março

  • Tênis: Recife Open (torneio M25, nível mais alto no circuito da ITF)
    • quali a partir de 3 de março e chave principal entre 5 e 10 de março
    • na Prime Tennis Academy, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife
  • Atletismo: Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética
    • dia 10 de março
    • na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata
  • Vôlei de Praia: Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (2ª etapa da temporada 2024)
    • entre os dias 13 e 17 de março
    • na Arena da Praia do Pina, Zona Sul do Recife
  • Vôlei de Praia: Beach Pro Tour (1ª etapa da temporada 2024 do Circuito Mundial, em nível Challenger)
    • entre os dias 21 e 24 de março
    • na Arena da Praia do Pina, Zona Sul do Recife
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados