conecte-se conosco
Perfil: Ary Borges, a maranhense que fez história na Seleção Brasileira com hat-trick na estreia da Copa do Mundo Feminina Perfil: Ary Borges, a maranhense que fez história na Seleção Brasileira com hat-trick na estreia da Copa do Mundo Feminina

Futebol de MulheresFutebol FemininoMANordesteSeleção BrasileiraSportÚltimas

Perfil: Ary Borges, a maranhense que fez história na Seleção Brasileira com hat-trick na estreia da Copa do Mundo Feminina

Foto: Thais Magalhães/CBF

Publicados

em

Meia iniciou no futebol ainda criança, com uma grande história de vida e estreou em Copas do Mundo com atuação inesquecível

A maranhense Ary Borges foi o grande nome da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina 2023, realizada na Austrália e Nova Zelândia. Ela foi responsável por marcar três gols e ainda dar uma assistência na goleada por 4 x 0 em cima do Panamá, que fez o Brasil largar com o pé direito na competição.

Ariadina Alves Borges, ou Ary Borges, tem 23 anos e é mais uma futebolista nordestina que aparece aqui nos perfis do NE45. A grande atuação da jogadora é algo do qual ela lembrará para o resto da vida, já que marcou história na Seleção.

Ary Borges, jogadora maranhense da Seleção Brasileira Feminina
Ary Borges foi o grande destaque do Brasil na estreia da Copa do Mundo. Foto: Thais Magalhães/CBF

Ary Borges é, até agora, a única brasileira a marcar três gols na sua estreia em Copas do Mundo. Além disso, ela também se juntou a um seleto grupo que conta com Sissi, Pretinha e Cristiane, que eram, até então, as únicas jogadoras a anotar um hat-trick pela Seleção em Mundiais da Fifa.

São feitos impressionantes, que fazem Ary Borges receber um reconhecimento muito merecido. Por ser uma nordestina de história que gera identificação com tantos outros aqui nascidos. Por batalhar e carregar o orgulho de fazer parte da nossa região. A partir de agora, saiba mais sobre a meia-atacante.

Leia mais

Perfil: Marta, a maior de todos os tempos, vai para sua última Copa do Mundo e segue fazendo história no futebol feminino

A história de Ary Borges

Ary Borges é natural de São Luís e ficou até os 10 anos no Maranhão, sendo criada pela avó. Os seus pais foram para São Paulo, com ela ainda muito novinha, tendo apenas três anos. A ideia era conseguir uma condição melhor de vida para poder criar a filha. Só aos 10 anos ela foi para lá, viver com seus pais.

Na capital do Maranhão, não faltou amor e apoio à ela. Ela cresceu ao lado de vários primos, com quem jogava futebol atrás da casa da avó. Bastava apenas ter a bola e dois chinelos para fazer uma barra e começarem a jogar. Assim ela tomou ainda mais gosto pelo esporte.

Desde cedo a família incentivou bastante o desenvolvimento da menina, que amava jogar futebol. Em casa, as principais brincadeiras com o pai envolviam uma bola, com a qual ele a instigava a desenvolver seus fundamentos. Devido a rotina puxada, os pais não podiam acompanhá-la nos treinos. Com isso, ainda com 11 anos, ela já ia sozinha para os treinos.

Esse período também foi marcado por dificuldades financeiras, muitas vezes até para pagar a passagem da futura atleta da Seleção Brasileira. Assim, os pais dela se viravam como podiam para que ela pudesse ir aos treinos. Além disso, o mesmo esforço era aplicado para que não faltassem os materiais para ela, como chuteira, uniforme e meiões.

Assim, a meia-atacante jogava no Centro Olímpico, em São Paulo, onde se formou, jogando nas categorias de base até ir defender o Sport, entre 2017 e 2018. No Leão, Ary Borges deu os seus primeiros passos como profissional, conquistando o Bicampeonato Pernambucano. Além disso, também conseguiu uma disputa do Mundial Sub-20 pela Seleção Brasileira, em 2018.

No ano seguinte, a maranhense se transferiu para o São Paulo. Voltando a ficar próximo da família, foi defender o clube do coração do pai. Num novo projeto do Tricolor, teve destaque como uma das principais jogadoras da equipe. Tanto que, no ano seguinte, foi chamada pelo rival Palmeiras.

Ary aceitou a proposta no Verdão, que também iniciava seu projeto no futebol feminino e viveu, até aquele momento, a melhor fase da sua carreira. Em 2022, ela conquistou a Libertadores Feminina e o Campeonato Paulista, ambas sendo uma das estrelas da equipe, tendo disputado 32 jogos e marcado 18 gols.

Ary Borges é meia-atacante de formação, mas também pode atuar pelos lados de campo, como vem sendo utilizada pela técnica Pia Sundhage. Ela tem a liberdade de sair dos lados e centralizar, aparecendo mais próximas das atacantes, ou mesmo se postando dentro da área como uma avançada, marcando gols como fez na estreia da Canarinho na Copa.

Qual o time de Ary Borges?

Com tanto destaque, Ary Borges se transferiu para o Racing Louisville, dos Estados Unidos. É a primeira temporada da jogadora numa liga internacional e ela tem vivido um período de adaptação. Apesar de números modestos, tem sido de um aprendizado enorme para ela. Assim, evolui ainda mais e tem sido peça importante na Seleção Brasileira.

Ary Borges, jogadora maranhense da Seleção Brasileira Feminina
Ary Borges teve uma noite dos sonhos na Austrália, após marcar três gols e dar uma assistência contra o Panamá. Foto: Thais Magalhães/CBF

Quando Ary Borges estreou pela Seleção Brasileira?

A maranhense fez a sua estreia pela Seleção Brasileira de Futebol Feminino em 2021, em um amistoso contra a Argentina, disputado na Paraíba. A partir dali, já sendo uma peça de destaque no Palmeiras, fez com que ela figurasse na Canarinho e ganhasse ainda mais espaço no selecionado.

De lá para cá, foram 28 jogos disputados e oito gols marcados. Além disso, Ary Borges também conquistou a Copa América 2022 pelo Brasil, sendo o primeiro título dela defendendo o nosso país.

Agora, na Copa do Mundo, mesmo o Brasil não sendo um dos favoritos ao título, toda a nossa Seleção mostra confiança para buscar um ótimo resultado final. Tudo sendo parte de um projeto de longo prazo, que visa recolocar a Canarinho na primeira prateleira do futebol feminino mundial. Nós chegaremos lá.

Ex-Sport, Ary Borges faz 3 gols no Mundial e simboliza a geração com base na Seleção

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados