Connect with us
Taça do Campeonato Baiano Taça do Campeonato Baiano

BABahiaBaianoÚltimasVitória

Baiano começa com grandes tentando redenção e médios buscando calendário

Published

on

O Campeonato Baiano de 2022 já tem início neste sábado e terá muito em jogo para todos os 10 times participantes. Para o Bahia, maior campeão com folga, a 118ª edição do Estadual marca o retorno do time profissional ao Baianão. O Vitória, segundo maior campeão, busca voltar a ter uma boa campanha depois de três anos fora das semifinais. Ambos vem de um rebaixamento no fim de 2021 e têm, no Estadual, uma chance de redenção.

Além disso, o atual campeão Atlético busca o bicampeonato, enquanto clubes como o Jacuipense, que foi rebaixada da Série C do Brasileirão no ano passado, e o Barcelona de Ilhéus, único estreantes do toeneio, brigam para ter calendário em 2023.

No primeiro dia de competição, o Baianão terá três jogos. Às 16h, o Bahia de Feira recebe o Bahia e o Jacuipense recebe o Doce Mel. Depois, às 18h30, o campeão Atlético de Alagoinhas estreia, recebendo o Vitória da Conquista. Às 16h do domingo, o Vitória recebe a Jacuipense, enquanto a Unirb FC recebe o estreante Barcelona de Ilhéus a partir das 18h30.

Esses 10 times somam, juntos, 80 títulos estaduais, mas concentrados em apenas quatro times: os multicampeões Bahia (49) e Vitória (29) e os finalistas da última edição do campeonato: Bahia de Feira, campeão em 2011, e Atlético, que ganhou no ano passado. Além deles, o Vitória da Conquista também chegou a uma final, em 2015, perdendo para o Bahia.

Expectativas

No Bahia, com a dissolução da equipe de transição, que acontecerá nas próximas semanas, o elenco profissional será integrado à disputa do Campeonato Baiano e um dos jogadores do Sub-23 que deve ganhar espaço no primeiro time é o atacante Marcelo Ryan. Ele comentou sobre as expectativas do Tricolor para este início de ano.

“Vamos com tudo para cima deles. Vamos tentar triunfar para somar três pontos e começar bem o Campeonato Baiano. A gente chegar firme no Campeonato Baiano e ser campeão. Na Copa do Nordeste temos que defender nosso título. E eu ajudando a equipe do Bahia com gols e assistências”.

Do lado Rubro-Negro de Salvador, o time também chega em uma situação diferente para a disputa do Baianão. Isso porque o time inicia a preparação para uma temporada sem Copa do Nordeste e com uma disputa de Série C no calendário. Sem título desde 2017 e sem semifinal desde 2018, a expectativa do Leão foi comentada pelo atacante Roberto.

“Eu sou do Sul e sempre que vinha jogar aqui sabia que era uma guerra. Esse ano, com certeza, vamos procurar fazer isso dentro de campo. Nossa casa é muito forte. E vamos procurar fazer guerra e conseguir as vitórias (… Espero) que as vitórias venham e a gente consiga chegar à final do Estadual, com uma boa Copa do Brasil”.

O que está em jogo

Para Bahia e Vitória, o título estadual pode valer uma marca importante: o 50º título do Tricolor ou o 30º do Rubro-Negro. Mas há muito mais em jogo que o título. Se os dois times já tem calendário nacional garantido para 2023, todas as outras oito equipes sonham com uma das três vagas que os melhores times do Estadual conseguem na próxima Série D.

Além disso, o Baiano ainda distribuiu vagas para as Copas do Brasil e do Nordeste. No torneio nacional, há vagas para as três melhores equipes do Estadual. No Regional, por sua vez, o campeão estadual e o time de melhor Ranking da CBF (RNC) da Bahia estarão na fase de grupos. Para o pré-Nordestão, há duas vagas pela classificação e uma pelo RNC.

Essas vagas são um dos grandes objetivos do Vitória, por exemplo. Neste ano, o clube só tem a Série C e o Campeonato Baiano no seu calendário. Isso acontece, em parte, pela eliminação precoce do Leão no pré-Nordestão, frente ao Botafogo-PB. A Jacuipense vive a mesma situação. Neste ano, o time disputa Série D por ter sido rebaixada da Terceira Divisão no ano passado, mas, agora, precisa garantir o seu calendário.

Regulamento do Baiano

Quanto ao modelo de disputa do Campeonato Baiano, não haverá alteração na edição de 2022. Mas isso não significa que não há novidade. Neste ano, há a possibilidade de haver dois clubes rebaixados, mas isso só será ativado caso a Série B tenha 10 clubes, o que não acontece desde 2014.

Em turno único, todas as 10 equipes do Estadual se enfrentarão ao longo de nove rodadas. Daí, os quatro melhores se enfrentam em cruzamento olímpico (1ºx4º e 2ºx3º) em semifinal e, depois, final. As duas rodadas de mata-mata são disputaras em jogos de ida e volta.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados