conecte-se conosco
Após 3 anos brigando pelo acesso, Ferroviário é rebaixado à Série D Após 3 anos brigando pelo acesso, Ferroviário é rebaixado à Série D

CESérie CÚltimas

Após 3 anos brigando pelo acesso, Ferroviário é rebaixado à Série D

JL Rosa/Divulgação-DN

Publicados

em

Mais uma vez, Ferrão apareceu no G4, mas perdeu fôlego

As participações do Ferroviário na Série C têm o mesmo gosto: o amargo. Campanha de G4 no início; campanha de Z4 no final. Nos três primeiros anos, o amargor foi por perder a vaga encaminhada. No 4º, uma intragável queda que precisa ser engolida pelos torcedores corais.

O carimbo do rebaixamento veio neste domingo. O Tubarão perdeu por 2 a 1 para o Volta Redonda e viu, de novo, a Série C terminar de forma melancólica. Assim, o time retorna à Série D após quatro temporadas na 3ª Divisão.

Após 3 anos brigando pelo acesso, Ferroviário é rebaixado à Série D
Foto: Lenilson Santos/ Ferroviário

As frustrações do Ferroviário

Em todos esses quatro anos de Série C, o torneio terminou com frustração para o Ferroviário. Em 2019, o time chegou à 11ª rodada com 23 pontos – uma margem de 7 para o 1º fora do G4. Nas sete rodadas finais, o Ferrão somou apenas dois pontos e fechou a disputa em 5º.

Em 2020, o 1º turno também foi quase todo dentro do G4. Na 11ª rodada, eram 17 pontos, um à frente do 5º. E nas sete rodadas finais, o time só fez mais seis pontos e despencou para o 7º lugar – mais perto do Z4 que do G4.

Novo tropeço em 2021. G4 até a 10ª rodada, com 16 pontos somados e dois de folga no grupo da classificação. Depois, nova queda de rendimento e o Ferroviário somou apenas oito pontos nas últimas oito rodadas – terminou o grupo em 6º.

Ferroviário sofreu ao longo do campeonato – Lenilson Santos/Ferroviário AC

E em 2022

A temporada começou muito bem para o time da Barra do Ceará. Na 1ª fase do Cearense, 2º lugar e uma campanha invicta – seis vitórias e oito empates. A sequência de cinco derrotas entre Copa do Brasil, semis do Cearense e Série C poderia ter abalado o time, mas nem isso.

Até a 7ª rodada, o Ferroviário somou 12 pontos e ocupou a 4ª colocação da Série C, dando fortes sinais de que poderia ser um time postulante a uma vaga no G8. Mas, ao contrário dos últimos anos, o desande da campanha tricolor veio ainda na 1ª metade do campeonato.

Dali em diante, foram seis derrotas seguidas e, na 13ª rodada, o Tubarão chegou à 17ª colocação da Série C. A vitória sobre a Aparecidense no jogo seguinte ainda daria o último respiro fora do Z4, mas nada que a derrota para o Campinense logo depois não devolvesse.

Nesse processo, o Ferroviário atirou para todo lado na luta contra a queda. Ao todo, o time fecha a temporada com cinco treinadores: Anderson Batatais, Paulinho Kobayashi, Roberto Fonseca, Sidney Moraes e Francisco Diá, que voltou ao time no último mês como bala final.

Além disso, o time ainda mudou o elenco. Caras novas desembarcaram em Fortaleza e outras peças saíram do clube Em meio a tudo isso, o Ferroviário não conseguiu se encontrar e foi rebaixado com uma rodada de antecedência, com uma campanha de 5 vitórias, 1 empate e 12 derrotas.

Francisco Diá, técnico do Ferroviário
Diá foi o último treinador do Ferrão no ano – Lenilson Santos/Ferroviário AC

E agora?

Apesar de já estar com o rebaixamento definido, o Ferroviário ainda tem mais um jogo para fazer na temporada. No próximo sábado, O Ferrão joga em casa, recebendo o Ypiranga de Erechim na última rodada do campeonato – apenas para cumprir tabela.

Além disso, o Tricolor também estará envolvido na disputa da fase preliminar da Copa do Nordeste, que ainda não tem data definida, mas renderá de um a quatro partidas aos clubes envolvidos.

Então, o time passa a ter foco exclusivo no planejamento para a temporada 2023. Além da Série D e do Campeonato Cearense (e talvez da Copa do Nordeste), o Ferroviário jogará a Copa do Brasil no próximo ano.

De volta à 4ª Divisão, o Tricolor vai disputar a Série D apenas pela 3ª vez (2008, 2018, 2023). E o retrospecto é bem positivo. Na 1ª participação, liderança na 1ª fase e eliminação para o Sergipe nos 16 avos de final. Na 2ª, título – feito que o time vai tentar repetir agora.

Ferroviário campeão da Série D 2018
Ferrão venceu a Série D em 2018 – JL Rosa/Divulgação-DN

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados