Connect with us
Alexandre Asfora e Aluísio Xavier, candidatos à presidência do Náutico Alexandre Asfora e Aluísio Xavier, candidatos à presidência do Náutico

NáuticoPESérie CÚltimas

Sócio do Náutico pede impugnação das chapas de Alexandre Asfora e Aluísio Xavier

Fotos: Lucas Holanda/NE45

Published

on

Pedido foi feito junto à Comissão Eleitoral e diz que chapas não cumprem pré-requisitos

A eleição alvirrubra ganhou mais um capítulo. Isso porque o sócio Edmilson Hugo Bezerra de Melo Júnior entrou com um pedido de impugnação das chapas “Gestão e Paixão pelo Náutico”, encabeçada pelo diretor social Alexandre Asfora, e “Todos Pelo Náutico”, que tem o advogado Aluísio Xavier como candidato a presidente. A Comissão Eleitoral já recebeu a reclamação e tem até esta sexta-feira (20) para analisar e decidir sobre o pedido.

Alexandre Asfora e Aluísio Xavier, candidatos à presidência do Náutico
Alexandre Asfora e Aluísio Xavier, respectivamente. Fotos: Lucas Holanda/NE45

Anteriormente, um sócio protocolou o pedido de impugnação da chapa de Edno Melo, alegando que o grupo não registrou a candidatura de forma presencial na sede alvirrubra. Ou seja, as três chapas, no momento, terão de aguardar o aval da Comissão Eleitoral para saber se vão ou não disputar o pleito.

No caso da chapa “Gestão e Paixão pelo Náutico”, encabeçada por Alexandre Asfora, o pedido de impugnação é especificamente contra Diego Rocha, que é o vice do grupo. A alegação do sócio é de que Diego não teria três anos como associado do Timbu, o que é um pré-requisito para ser candidato, conforme o artigo 40 do estatuto.

No pedido, o sócio diz que Diego Rocha é sócio desde julho de 2021, algo que se confirma ao observar a lista de eleitores aptos para voto. Contudo, em contato com a reportagem do NE45, Alexandre Asfora se posicionou sobre o caso.

“No estatuto e na resolução se impõe ao candidato que ele, dentre outras exigências, tenha 24 meses de mensalidades pagas de forma ininterrupta e três anos de associação. Diego tem dois períodos de associação que somados ultrapassam os três anos”,

Sobre o pedido de impugnação da chapa “Todos pelo Náutico”, encabeçada por Aluísio Xavier, ela é direcionada ao candidato a presidente, também sob alegação do artigo 40. De acordo com o documento, o sócio diz que Aluísio só possui 14 pagamentos ininterruptos, e o mínimo é de 24.

Procurado pela reportagem do NE45, Aluísio Xavier não atendeu às ligações. Contudo, anteriormente ao ser questionado sobre o mesmo tema, ele alegou que era um erro do sistema e que cumpre o requisito de no mínimo 24 meses ininterruptos. O espaço será atualizado caso o candidato se pronuncie novamente.

Confira, abaixo, o que diz o artigo 40 do estatuto, que é justamente onde o sócio Edmilson se baseou para fazer o pedido de impugnação das duas chapas.

Art. 40 – Somente poderá se candidatar para os cargos de presidente e vice-presidente da Diretoria Executiva o associado do Náutico que, na data da inscrição da chapa, atenda aos requisitos de elegibilidade estabelecidos pela Lei Complementar nº 135, de 04 de junho de 2010 (conhecida como Lei da Ficha Limpa) e ainda às seguintes exigências:

  • idade mínima de 30 (trinta) anos;
  • associado há pelo menos 3 (três) anos;
  • em dia com suas contribuições há no mínimo dois anos;
  • que não tenha sido anistiado do pagamento de suas contribuições há pelo menos dois anos.

Confira abaixo o protocolo feito pelo sócio do Náutico:

A eleição do Náutico

O pleito alvirrubro será no dia 12 de novembro, das 8h às 17h, nos Aflitos. Nesta data, os alvirrubros definirão o novo presidente e vice-presidente do executivo para o biênio 2024/2025 e os 270 conselheiros para o quadriênio 2024/2027.

Vale lembrar que, de acordo com a nota oficial do Náutico, 3.794 sócios e sócias estão aptos para votar no pleito.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados