conecte-se conosco

PESérie ASportÚltimas

Sistema defensivo aprova uso de três zagueiros no Sport: ‘Consistente’

Formação, inclusive, deve ser mantida para o duelo com o Atlético-MG

Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife

Publicados

em

Dois meses depois, o Sport voltou a utilizar a formação com três zagueiros, já que foi assim que atuou nos duelos contra Red Bull Bragantino e Internacional, exibições mais recentes da equipe. E o esquema vem sendo aprovado pelos jogadores do sistema defensivo por conta da solidez que traz para o setor. Durante a semana, o goleiro Luan Polli e o lateral-direito Patric avaliaram o desenho tático.

A formação, aliás, tem dois padrões: o ofensivo e o defensivo. Com a bola, o Leão se comparta com um 3-5-2 dando liberado para os dois laterais. Sem a posse, vira um 5-4-1, formando uma linha de cinco defensores que tira a amplitude do adversário e o time se posiciona em bloco baixo, marcando a partir do próprio campo.

VEJA MAIS: Confira aqui outras notícias do Sport

“Gosto desse sistema porque além de ser muito consistente defensivamente, pode ser também muito ofensivo, dependendo da subida dos laterais. Em determinadas situações o jogo pede que a gente seja consistente defensivamente, mas em outras situações podemos ser ofensivos. Quando a gente joga com essa linha de cinco atrás, ficamos muito fortes defensivamente”, afirmou Polli.

LEIA: Feliz, Jair espera renovar e tem otimismo no Sport: ‘Grande possibilidade’

No total, na Série A, o Sport atuou com um trio de zaga seis vezes (de 36 partidas). Perdeu para Santos e São Paulo (ambos fora), empatou com Atlético-MG, Ceará e Red Bull Bragantino, e venceu o Internacional – totalizando 33% de aproveitamento, seis gols sofridos e quatro marcados. Ao elogiar, o capitão da equipe também fez um alerta.

“É um sistema que jogamos mais compactado na defesa, priorizando não tomar gol e explorar o contra-ataque. Não tem muito segredo. Acho que para esse sistema só devemos manter a posse de bola com agressividade para que possamos transformar isso em gols”, avaliou o lateral-direito Patric.

Para enfrentar o Atlético-MG, na Ilha, neste domingo, pela penúltima rodada da Série A, a tendência é que o esquema seja mantido no Leão, porém, com uma mudança. Isso porque Maidana não pode atuar por questões contratuais – pertence ao Galo – e, assim, Chico deve ser acionado formando um trio com Adryelson e Thyere.

O confronto do Sport contra o Atlético-MG, aliás, pode garantir matematicamente a permanência na elite, já que o Leão precisa apenas de um empate. Atualmente na 14ª colocação, com 42 pontos e cinco acima do Vasco, que a abre a degola, restando apenas duas rodadas, as chances de queda do time pernambucano são de 0.006%, segundo a UFMG.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending