conecte-se conosco
Taça do Alagoano Taça do Alagoano

ALAlagoanoÚltimas

Alagoano começa nesta quinta, com menos times e retorno de clube que passou 22 anos inativo

Publicados

em

A 92ª edição do Campeonato Alagoano tem início nesta quinta-feira. Na disputa, oito times sonham com o título estadual em uma disputa que vai até o início de abril. Desta vez, o campeonato terá um número menor de participantes e vai contar com o retorno de um time que passou mais de 20 anos desativado.

Na lista de participantes, a grande novidade é o Cruzeiro de Arapiraca. O time agrestino conseguiu boas campanhas nos anos 1990, mas ficou inativo por 22 anos e foi refundado em 2019. Assim, o novo Cruzeiro de Arapiraca, herdeiro do time de duas décadas atrás, faz sua estria no Alagoano nesta temporada, após ser campeão da Segunda Divisão Estadual no ano passado.

O primeiro dia do Alagoano terá apenas um jogo, com o Aliança recebendo o CSA às 20h deste quinta-feira. Depois, às 17h do sábado, o Jacyobá recebe o ASA, enquanto o Cruzeiro de Arapiraca recebe o CSE às 16h do domingo. A rodada só termina às 20h da quarta, com o CRB recebendo o Murici. No mesmo dia, inclusive, já acontecem os jogos da segunda rodada.

Entre os oito times do campeonato, há apenas quatro ex-campeões, que somam, entre si, 79 dos 91 títulos alagoanos. Os três maiores campeões, inclusive, estarão na disputa: CSA (40), CRB (31) e ASA (7), além do Murici (1). O CSE, por sua vez, chegou a duas finais (1977 e 1987), mas ficou com o vice nas duas oportunidades.

O que está em jogo

O sonho do título é o que move os oito times na disputa do certame, mas, além disso, o Estadual promove vagas a nível nacional e regional. Como apenas CSA e CRB têm vagas garantidas no Campeonato Brasileiro de 2023, as duas melhores entre as seis outras equipes vão representar Alagoas na Série D do próximo ano, algo que pode ser alterado caso CSE ou ASA consigam um acesso nesta temporada.

Além disso, o Alagoano ainda distribuiu vagas para as Copas do Brasil e do Nordeste. No torneio nacional, há vagas para as três para o estado de Alagoas, sendo que as duas primeiras são destinadas aos finalistas do Estadual, enquanto a terceira sai de uma repescagem entre o terceiro colocado do certame e o campeão da Copa Alagoas.

No Nordestão, por sua vez, são três vagas, com o campeão indo para a fase de grupos, enquanto o vice-campeão e o time de melhor Ranking da CBF vão disputar a fase preliminar do campeonato.

Regulamento do Alagoano

Nesta edição do Alagoano, o campeonato vai manter a mesma base do formato da última temporada, mas com uma mudança chave: o número de participantes. Agora serão apenas oito, contra nove em 2021.

Esses times se enfrentarão na primeira fase, em turno único, com o lanterna e o penúltimo colocado sendo automaticamente rebaixados.

Na sequência, quatro equipes avançam à semifinal em cruzamento olímpico (1ºx4º e 2ºx3º), em jogos de ida e volta, com o time de melhor desempenho decidindo em cada. A final acontece no mesmo esquema, com dois jogos e decisão na cada do time de melhor desempenho nas nove partidas anteriores.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados